Publicado por José Geraldo Magalhães em Última Edição - 05/07/2022 às 09:00:33

Relatório Cogeam é apresentado

Cogeam apresenta relatório. Foto Rodrigo de Britos

Pr. José Geraldo Magalhães

Na noite do dia 4 de julho, a Coordenação de Ação Missionária (Cogeam) apresentou parte do relatório do último quinquênio. Houve apontamentos e destaques do colegiado devido o avançado da hora, sendo os comentários e acolhimento na manhã de terça-feira, 5.

Dentre os destaques apresentados estão as decisões e as ações do período de 2017-2020, ficando o período de 2021 para um relatório complementar.O relatório elaborado a partir de três blocos, decisões, ações desenvolvidas pelos segmentos e análise da caminhada. O texto é rico em informações e detalhes que oferecem uma visão da amplitude e complexidade da estrutura e funcionamento da área geral. 

O presente relatório engloba as ações da Secretaria Executiva para a Vida e a Missão, da Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM/Assembleia) e a Secretaria Executiva da Associação da Igreja Metodista (AIM), que será disponibilizado em breve no site da Sede Nacional da Igreja Metodista.

O relatório contemplou ainda as homenagens à bispa Marisa de Freitas Ferreira e às pessoas que faleceram nos últimos anos. 

"Início dizendo da importância da bispa Marisa na quebra de alguns paradigmas. Ela foi a primeira bispa eleita pela Igreja Metodista Brasileira, sendo membro da mesa do Colégio Episcopal em todos estes anos de ministério. Foi a primeira bispa a pastorear o REMNE, desafio imenso pastorear uma região ainda missionaria, sem sustento próprio, tendo de substituir o Bispo Adriel que fora o ultimo bispo antes dela na REMNE. Ela não teme, mas com temor e tremor diante de Deus, encara de frente tais desafios e assim vai construindo uma trajetória ministerial marcado por muitas lutas, bem como, muitas vitorias e avanços. Ela é uma guerreira resiliente, determinada e cheia de garra. Se uni aos pastores e pastoras da REMNE e seguem a diante sem desanimo, pois sabia que estava lá por mandato divino e por envio da Igreja metodista".

Elizabeth Cristina de Andrade de Oliveira (in memorian), membro da Cogeam, também foi homenageada. "Lamentamos o falecimento da irmã Elizabeth Cristina Oliveira, representante leiga da Região Missionária do Nordeste (REMNE) na COGEAM. A partida da irmã Beth, como era carinhosamente chamada, aconteceu na noite do dia 28 de junho de 2021, em Fortaleza (CE), em decorrência de um câncer. A Igreja Metodista se solidariza com a família, assim como destacou a REMNE através de nota publicada nas redes sociais. "Nos solidarizamos com a família nesse momento de dor e perda. Rogamos ao Espírito Santo que o consolo venha sobre seu marido Beto e seus filhos, Matheus, Jackeline, Marcos e Pedro".

Outro homenageado foi o rev. Daniel Silveira que foi membro da Cogeam. "Foi membro da COGEAM no período compreendido entre fevereiro de 2017 até julho de 2018, período esse em que suas falas e propostas contribuíram de forma bastante significativa na vida da Igreja na esfera Nacional. O Pastor Daniel Silveira deixou um legado de compromisso e fidelidade por onde passou. No dia 09 de julho de 2018 aprouve o Senhor levá-lo para a Glória, porém as memórias e o legado dele permanecem em nossos corações".

Cogeam - As reuniões da COGEAM se instalam com a presença de 2/3 (dois terços) dos seus membros. As matérias em votação, em sua maioria, são consideradas aceitas quando atingem maioria simples do plenário, exceto quando os Cânones exigem escores diferentes. A COGEAM toma suas decisões prioritariamente por consenso entre os seus integrantes. Quando não se alcança o consenso, realiza-se votação e, em casos pontuais, registram-se os votos.

Diante da Pandemia, as reuniões virtuais (videoconferência) tiveram início no dia 30/04/2019. No ano de 2019 for realizadas 9 reuniões. No ano de 2020 foram 13 reuniões. O relatório completo será disponibilizado em breve no site da Sede Nacional da Igreja Metodista.


Veja também:

Todos os boletins diários do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista

 


Posts relacionados

Última Edição, por José Geraldo Magalhães

CGCJ emite parecer sobre Recurso 62/2021

Após a votação da proposta, por volta das 20h14, o Pastor Edinei Reolon da 8ª Região Eclesiástica, pediu uma palavra por questao de Ordem solicitando uma revisão da decisão da presidência que necessitaria de 2/3 para aprovação da matéria, já que o bispo que presidia a sessão no momento, José Carlos Peres, não deu como aprovada por não atingir o número necessário de votos. O Bispo solicitou assessoria a CGCJ.