Publicado por Redação em Metodismo, 20º Concílio Geral - 09/07/2016 às 10:01:28

Propostas falam sobre direito ao voto e "maioria absoluta"

2016_07_20cg_maioria

Direito a Voz e Voto

Assunto considerado vital que compõe o Caderno de Propostas. Na noite de quinta-feira, 7, o Bispo Adonias conduziu as discussões iniciando pela seguinte substitutiva da proposta IV/082 – Direito a voz e voto – art. 77: “que se retire o evangelista da proposta”. Alguns conciliares se inscreveram para expôr suas opiniões.

Após votação a proposta aprovada foi a seguinte: “ Que seja incluído na composição do Concílio Distrital o/a missionário/a com designação episcopal com direito a voz e voto”. A justificativa para essa proposta é: “o/a obreiro/a tem a responsabilidade no dia a dia de cuidar de uma comunidade e, portanto, sua participação no concílio contribui para desenvolvimento do distrito e no auxílio para tomada de decisões.

Definição de “maioria absoluta”

É a proposta IV/084: Acrescentar à redação do artigo 241, parágrafo 4º a expressão “dos presentes” – a proposta fica: “ Entende-se...por maioria absoluta, mais da metade dos votos dos presentes apurados numa reunião...”. Na discussão substitutiva após um longo período de discussões, a votação ficou da seguinte forma: empate de votos: 108 votos, sim; 108 votos não e 18 abstenções.

O bispo Adonias Pereira do Lago, como presidente deste concílio, desempatou os votos, com o NÃO. Porém, este tema será encaminhado à Comissão de Legislação, após proposta, do pastor Edinei B. Reolon (8ª RE) que, juntamente com um representante do Colégio Episcopal comporão a Comissão para melhor elaboração desta proposta.

Escrito por Camila de Abreu
Redatora da 3ª RE

Posts relacionados

Capa, Editorial, Opinião, Metodismo, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC agosto 2019

Quando se fala em missão, lembra-se das palavras de Jesus no texto mais conheci- do como o Ide. Embora a palavra missões, ou missão, não se encontre na Bíblia, ela está no coração de cada metodista.