Publicado por Redação em Notícia - 24/07/2023 às 15:15:25

Palavra Episcopal

 

OS METODISTAS CHEGARAM!

 

Conhecer nossa tarefa e nosso papel é fundamental para o nosso avanço

 

Salvação, Santificação e Serviço. Estes três pilares da missão metodista fortalecem o nosso modo de ser igreja. São estes pilares que nos impulsionam em direção à tarefa de ser Corpo de Cristo, Organismo vivo, fruto da revelação de Jesus Cristo nos evangelhos, onde o próprio Jesus aborda os seus discípulos e faz a emblemática pergunta: “Quem os outros dizem que é o Filho do Homem?” (Mt 16.13).

Conhecer a nossa tarefa e nosso papel é fundamental para o nosso avanço. Nosso coração arde no defeso de obedecer ao Senhor e ser fiel aos seus preceitos.

Gostaria de abordar os três pilares de uma forma prática, respeitando a própria forma prática que discorre a maneira como os metodistas vivem e trabalham. Começando pela Salvação. Por onde as mensagens de salvação de vidas que solidificaram a tarefa metodista no decorrer dos anos? Sem dúvidas, precisamos buscar a melhor forma de deixar claro que o motivo pelo qual existe a Igreja Metodista está no fato de que ainda há pessoas carentes da salvação em Cristo Jesus. O privilégio de ganha ruma vida para Jesus, de batizar pessoas, de prepará-las para viver uma vida na presença de Deus, deve ser uma das nossas maiores alegrias. Falar da pessoa de Jesus para os sedentos deve ser uma paixão que explode no peito de cada cristão que serve na Igreja Metodista. Precisamos voltar a fazer o apelo para a salvação em nossas celebrações, pois o convite da salvação deve ser lembrado em todo o tempo. Para isso, não podemos esquecer que construímos os nossos tempos, locais de trabalho e universidades com o intuito de fazermos o nome do Senhor ser conhecido e levarmos as pessoas a conhecê-lo.

O segundo pilar consiste na obra da Santificação. Somo Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5.13-14). O Senhor nos chamou para andarmos em santidade, renunciarmos o pecado e não nos moldarmos ao padrão do mundo. Jesus foi o maior presente de Deus para os homens, mas a santificação é a maior aposta de Deus para a humanidade. Cabe a nós aceitarmos essa proposta de vida plena. Na santificação temos o caminho da paz interior, tão desejada pelas pessoas em todo o tempo, pois ao olharmos para o Senhor encontramos segurança para seguirmos em frente. (Hb 12.14)

A Santificação é a certeza de que obras maiores acontecerão: “Santifiquem-se, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de você” (Js 3.5). Ao mesmo tempo, não podemos esquecer que Santificação é o convite de Deus para trilharmos uma vida semelhante à de Jesus: “Sede santos porque Eu sou santo” (I Pe 1.16).

Não podemos esperar outra coisa de um metodista do que uma vida em santidade, separada para honrar o Senhor e andar nos caminhos. É o mínimo que se espera de um povo que tem uma marca de vida espiritual reconhecida e separada para a amar a Deus acima de todas as coisas.

Quando pensamos no terceiro pilar, que é o Serviço, imaginamos como sendo algo feito sem critérios, apenas para chamar a atenção de alguém. Muito pelo contrário, nós servimos em resposta ao que Jesus fez por nós.

A igreja se estabelece para servir. Estamos plantados em cidades, bairros e comunidades para deixar claro que não estamos ali para explorar a fé de ninguém e não queremos usar as pessoas para o nosso projeto pessoal. Cada templo metodista edificado em um bairro foi pensado para servir aquele povo com seus locais de culto, nossas salas de aula, nossos salões sociais, cozinhas, pátios, etc.

Nos últimos tempos, temos tido a oportunidade de usar o serviço da igreja através da internet, partilhando fé e testemunho prático do nosso amor pelas pessoas. A internet tem sido uma ferramenta poderosa do serviço da igreja do Senhor. No nosso caso, que servimos sobre os pilares da salvação e de uma vida consagrada ao Senhor, não temos dúvidas de que o resultado de nosso serviço vai salvar uma geração de pessoas amarguradas, desiludidas, sem forças, presas ao pecado que destrói a alegria e a esperança de dias melhores.

Concluindo, precisamos entender que estas três palavras: salvação, santificação e serviço devem estar em todos os temas de nossas programações. São palavras que devem envolver a vida de todos aqueles que se consideram discípulos de Jesus e, em especial, de um cristão metodista.

Na Salvação eu me chego a Ele, na Santificação eu permaneço Nele e no Serviço eu dou testemunho do nome Dele”.

Sim. Os metodistas chegaram. Em cada cidade, bairro, rua e casa. Que Deus nos abençoe.

Em Cristo.

Seu amigo e Bispo

 

Paulo Rangel

Presidente da 1ª Região Eclesiástica


Posts relacionados