Publicado por Redação em Notícia - 17/05/2023 às 16:08:16

Palavra Episcopal

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum”. (Atos 2.42-44)

 

É impossível falar sobre uma Igreja Missionária sem ter como referência a Igreja Primitiva de Jerusalém e sem citar Atos 2.42-44, pois é uma grande fonte de aprendizado e ensinamento para nossos dias atuais, embora em contextos bem diferenciados. Nesse texto vejo algumas características de uma IGREJA MISSIONÁRIA que gostaria de refletir com você, vejamos:

1 – UMA IGREJA MISSIONÁRIA SERVE UM ÚNICO DEUS

Já há um bom tempo ouvi e aprendi do meu querido professor de Novo Testamento e bispo Lockmann a seguinte frase: “Afirmar que a Igreja tem Jesus Cristo como único Senhor é dar à cristologia um lugar decisivo na forma de ser da Igreja e em sua missão. Isso nos ajuda a equilibrar eclesiologia (doutrina da Igreja) e missiologia (doutrina da missão), garantindo que a base da Igreja e de sua missão está no Senhor Jesus Cristo, e anunciar a Ele e seu reino é o objetivo da missão e a razão de ser da unção do Espírito (cf. At 1.8)”.

Esse ensino marca a vida daqueles que desejam ser parte de uma Igreja Missionária, ter Jesus Cristo como único Senhor e Salvador.

Uma Igreja Missionária é perseverante na doutrina, tem sua eclesiologia missionária e é cristocêntrica, pois é herdeira do ministério dos Apóstolos apoiando sua fé na fé dos apóstolos que tinham Jesus como o Senhor.

2 – UMA IGREJA MISSIONÁRIA VIVE EM COMUNHÃO

A mentalidade e a prática quebram qualquer aspecto de apelo pessoal e acepção de pessoas e promovem a unidade comum no Corpo de Cristo, pois não há presenças de atitudes egoístas ou de pensamentos individuais ou individualistas, mas sempre há o pensamento no benefício de todos e todas da comunidade de fé.

3 – UMA IGREJA MISSIONÁRIA TEM VIDA DE ORAÇÃO

A oração é o ar, o oxigênio dessa comunidade de fé. Ela tem diálogo com Deus e nos permite ouvir Sua voz falando a cada coração, pois o que é o coração senão essa ponte de diálogo com Deus?

Por isso há o temor, que não é ter medo de Deus, mas saber que Ele é o Senhor.

4 – UMA IGREJA MISSIONÁRIA VIVE PROGÍGIOS E SINAIS

Em uma Igreja Missionária há a evidência de prodígios e sinais, de coisas sobrenaturais, milagres e maravilhas operadas por Deus a nosso favor. São manifestações que deixam claro que há um Deus que interfere no natural e faz coisas que ninguém pode fazer, entender ou explicar e, portanto, também não pode negar.

5 – UMA IGREJA MISSIONÁRIA VIVE EM AMOR

É através do amor que tudo tem sentido ou explicação, tudo pode ser entendido, pois quem ama conhece a Deus, sabe quem ELE é, conhece e reconhece os seus feitos imensuráveis e inexplicáveis por alguém que para os seres humanos pode não ter nenhum valor ou significado, mas para Deus custou o sangue e a morte de seu único Filho Jesus Cristo na Cruz do Calvário por amor a nós, pecadores. Somente o amor pode unir tantas pessoas diferentes e transformar as mesmas em um único Corpo, fazer com que estejam “juntas e tenham tudo em comum”.

 

Bispo Roberto Alves

Presidente da 7ª Região Eclesiástica

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

 

[Texto retirado da Revista Expositor Cristão edição Maio e adaptado pela redação]


Posts relacionados