Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Episcopal - 17/10/2018 às 14:43:43

Orientações do Colégio Episcopal sobre manifestações políticas de membros da Igreja Metodista

thumbnail-715-392-800x568.jpg

O Colégio Episcopal já publicou as devidas orientações sobre as eleições. Naquele momento, deixamos claro que a Igreja Metodista não apoia nenhum candidato ou candidata de maneira específica. No dia 16/10, houve uma publicação nas redes sociais cujo título dá a entender que a Igreja Metodista moveu um manifesto contra um dos candidatos à presidência. O documento pede a adesão de outras pessoas. 

Nos termos da carta pastoral, tal manifesto seria contrário à orientação dada pelo Colégio Episcopal sobre as eleições, se fosse um documento oficial. Desta forma, seus signatários o assinam na qualidade de cidadãos, mas não em nome da instituição, pois seus autores não podem falar em nome da Igreja Metodista.
Esperamos que os pastores e pastoras também não se utilizem de sua função para induzir o rebanho a voto ou a posicionamento contra ou a favor de ninguém. Orientem suas ovelhas com sobriedade e espírito cristão. Neste tempo de debates intensos e muita controvérsia, também é parte de nossa tarefa a luta intensa pela manutenção da unidade da Igreja e do respeito cristão aos espaços da democracia.
Por fim, preocupa-nos o atual cenário, em que violência física, simbólica e verbal vem sendo perpetrada em nome de candidatos e partidos. Aí sim é nosso dever como corpo pastoral denunciar que nenhuma democracia sobrevive sem respeito ao próximo, a seu direito de opinião e à sua vida. Não podemos estar entre os que propagam essa violência, seja verbalizando o desrespeito a quem pensa de modo distinto, seja na divulgação de notícias falsas ou mesmo no silenciamento diante das mortes e ataques que vemos nos meios de comunicação. Cristo não aceita partidarismos, exatamente por perceber que a corrupção não é algo inerente à política, mas ao seu humano. E a corrupção do amor, do respeito, da tolerância, da vida é tão grave quanto qualquer outro tipo que se evoque nesses tempos eleitorais.
"Haja paz (shalom) dentro dos teus muros e segurança nas tuas cidadelas!"  (Salmo 122.7)
“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” (Tiago 3.17-18)


 


Posts relacionados

Episcopal, por José Geraldo Magalhães Jr.

Episcopal, por José Geraldo Magalhães Jr.

Colégio Episcopal homenageia Simei Monteiro em primeira reunião do ano

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista esteve reunido, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, nas dependências da Sede Nacional da instituição, em São Paulo. Entre os assuntos tratados constavam alinhar junto ao Grupo de Trabalho a organização do 21º Concílio Geral, alé de outros assuntos.

Nacional, Episcopal, Notícia, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Colégio Episcopal Homenageia Simei Monteiro em primeira reunião do ano

Iniciou na tarde de terça-feira a reunião plena do Colégio Episcopal da Igreja Metodista nas dependências da Sede Nacional da instituição, em São Paulo.