Publicado por Redação em Notícias, Igreja e Sociedade - 04/09/2018 às 09:03:53

ONU incentiva mutirões de limpeza de praias em setembro - mobilize sua igreja


Mutirão de limpeza de praia nas Bahamas. Foto: ONU Meio Ambiente

A 5ª ênfase missionária da Igreja Metodista destaca a responsabilidade de "implementar ações que envolvam a igreja no cuidado e preservação do meio ambiente". A Organização das Nações Unidas (ONU), lançou um manual com orientações sobre como organizar mutirões de limpeza em praias na campanha #SemanaMaresLimpos. A intenção é mobilizar grupos de pessoas que se organizem juntas nessa tarefa, seguindo alguns princípios para realização de uma atividade eficaz. Confira as sugestões da organização e saiba como baixar o material para promover o engajamento da sua igreja.


Setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia. Dos dias 16 a 24 deste mês, a ONU Meio Ambiente promove no Brasil a #SemanaMaresLimpos, inspirada na campanha homônima do organismo internacional. A iniciativa convida organizações e indivíduos de todo o país a participar dos sete dias de mobilização. Apesar de trabalhoso, limpar uma praia também pode parecer uma tarefa sem muito mistério — afinal, bastaria reunir um grupo de pessoas interessadas e começar a catar tudo que se vê nas areias e na beira do mar.

Mas a coleta de resíduos deve obedecer a alguns princípios para que seja eficaz e tenha resultados duradouros. Entre essas recomendações, estão a utilização de baldes ou sacolas retornáveis, no lugar de sacos plásticos, e a catalogação dos materiais recolhidos para análises futuras. Outra medida importante é o estabelecimento de parcerias com cooperativas de catadores de lixo, para garantir a destinação correta dos materiais recicláveis.

As atividades desenvolvidas variam desde a coleta do "lixo", monitoramento da poluição, até campanhas educativas, concertos ambientais, exibições fotográficas, plantio de árvores e estabelecimento de centros de reciclagem. Geralmente são realizados em lugares definidos pelos comitês organizadores.

Conheça a campanha PLANTE UMA ÁRVORE da Igreja Metodista.

Essas e outras sugestões foram compiladas numa publicação pela ONU Meio Ambiente para orientar pessoas e instituições que queiram participar da #SemanaMaresLimpos. Conheça o manual e saiba como liderar ou se engajar nas atividades clicando aqui.

Redação EC
Com informações de ONU Brasil


Posts relacionados

Igreja e Sociedade, por José Geraldo Magalhães Jr.

Pastoral Carcerária faz ação evangelizadora em presídio feminino no Rio de Janeiro

A Igreja Metodista está presente, por meio da Pastoral Carcerária da 1ª Região Eclesiástica (RE), na vida de muitas mulheres encarceradas no Presídio Feminino Oscar Stevenson, em Benfica, no Rio de Janeiro. A ação foi realizada no dia 12 de fevereiro com a equipe da Pastoral