Publicado por Redação em Notícias, Igreja e Sociedade - 04/09/2018 às 09:03:53

ONU incentiva mutirões de limpeza de praias em setembro - mobilize sua igreja


Mutirão de limpeza de praia nas Bahamas. Foto: ONU Meio Ambiente

A 5ª ênfase missionária da Igreja Metodista destaca a responsabilidade de "implementar ações que envolvam a igreja no cuidado e preservação do meio ambiente". A Organização das Nações Unidas (ONU), lançou um manual com orientações sobre como organizar mutirões de limpeza em praias na campanha #SemanaMaresLimpos. A intenção é mobilizar grupos de pessoas que se organizem juntas nessa tarefa, seguindo alguns princípios para realização de uma atividade eficaz. Confira as sugestões da organização e saiba como baixar o material para promover o engajamento da sua igreja.


Setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia. Dos dias 16 a 24 deste mês, a ONU Meio Ambiente promove no Brasil a #SemanaMaresLimpos, inspirada na campanha homônima do organismo internacional. A iniciativa convida organizações e indivíduos de todo o país a participar dos sete dias de mobilização. Apesar de trabalhoso, limpar uma praia também pode parecer uma tarefa sem muito mistério — afinal, bastaria reunir um grupo de pessoas interessadas e começar a catar tudo que se vê nas areias e na beira do mar.

Mas a coleta de resíduos deve obedecer a alguns princípios para que seja eficaz e tenha resultados duradouros. Entre essas recomendações, estão a utilização de baldes ou sacolas retornáveis, no lugar de sacos plásticos, e a catalogação dos materiais recolhidos para análises futuras. Outra medida importante é o estabelecimento de parcerias com cooperativas de catadores de lixo, para garantir a destinação correta dos materiais recicláveis.

As atividades desenvolvidas variam desde a coleta do "lixo", monitoramento da poluição, até campanhas educativas, concertos ambientais, exibições fotográficas, plantio de árvores e estabelecimento de centros de reciclagem. Geralmente são realizados em lugares definidos pelos comitês organizadores.

Conheça a campanha PLANTE UMA ÁRVORE da Igreja Metodista.

Essas e outras sugestões foram compiladas numa publicação pela ONU Meio Ambiente para orientar pessoas e instituições que queiram participar da #SemanaMaresLimpos. Conheça o manual e saiba como liderar ou se engajar nas atividades clicando aqui.

Redação EC
Com informações de ONU Brasil


Posts relacionados

Notícias, Igreja e Sociedade, Direitos Humanos, por José Geraldo Magalhães Jr.

Pastora Kaká Omowalê recebe homenagem com Medalha Tiradentes da ALERJ

Após 25 anos se dedicando a vida ao pastoreio metodista e aos adolescentes em privação de liberdade,  a Pra. Kaká  Omowalê, recebe Medalha Tiradentes da ALERJ

Notícias, Notícia, Opinião, Internacional, por José Geraldo Magalhães

Testemunho: Um pouco da Amazônia!

A missionária do Projeto Sombra e Água Fresca (SAF) da Igreja Metodista, Emilly Everett, está a pouco menos de um ano no Brasil. Ela tem visitado alguns projetos do SAF pelo Brasil a fora para conhecer a realidade dos projetos e fazer a ponte entre Brasil e Estados Unidos em busca de parcerias. Durante o mês de abril, ela esteve acompanhando um grupo de voluntários americanos como tradutora de uma pediatra no Barco Hospital Metodista, em Manaus, na Região Missionária da Amazônia. confira o testemunho abaixo!