Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Notícias, Metodismo, Eventos - 10/12/2019 às 12:22:36

Oitava Região Eclesiástica pronta para os desafios do próximo biênio

O terceiro Concílio da 8ª Região Eclesiástica aconteceu entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro em Anápolis/GO. Nele foram eleitos delegados ao Concílio Geral, membros das comissões e nomes da lista quádrupla daqueles e daquela que concorrerão ao episcopado: Reverendos Bruno de Oliveira Sahb, Nivaldo Francisco Dias, Sérgio Nascimento Santos e Bispa Hideide Aparecida Gomes de Brito Torres, aplaudida de pé pelos/as participantes do plenário. Além da homenagem, a episcopisa ouviu dos/as conciliares o desejo de que, sendo eleita, continue como bispa da 8ª Região. 

Decisões de ordem administrativa, sempre acompanhadas por intensos momentos de adoração, louvor e pregações bastante desafiadoras, deram ao concílio sentidos de busca e renovo espiritual, testemunhados no culto de encerramento, no qual foram ordenados/as novos/as presbíteros/as. Como preletores, o Bispo José Carlos Peres, o Pastor Magid Saab e o escritor Maurício Zágari. 

Apelos aos cuidados com a saúde espiritual e emocional da liderança cristã foram feitos pelo Pastor Magid Saab. De acordo com ele, as igrejas estão cheias de pessoas doentes emocionalmente, o que explicaria o comportamento de muitas delas em relação à igreja. Ele fez questão de mostrar que esse não é um quadro apenas de membros, mas de muitos pastores e pastoras. “Traumas podem ser como mau hálito, muitos têm, mas não percebem”, disse o pastor. “Precisamos ser humildes e pedir ajuda a fim de que o arrependimento e o perdão sejam liberados”. Saab concluiu dizendo que todos devem buscar ajuda e que a prática da confissão deve ser retomada nas igrejas a fim de que essas situações sejam resolvidas.

O autor do livro O perdão total na igreja, Maurício Zágari, apontou causas e consequências das chamadas feridas na alma, que comprometem o desenvolvimento das comunidades cristãs. De acordo com Zágari, autoritarismo, arrogância, favorecimento, hipocrisia, entre outros, apresentam-se como principais origens desses males. “É uma total sabotagem do Evangelho um/a líder que não compreende que a autoridade eclesial é para servir e edificar a igreja”. Segundo o escritor, existem motivos bastante evidentes em relação ao crescimento do número de “desigrejados” e que devem ser considerados pelas lideranças. “Minha pesquisa mostrou a repetição de fatores para a saída de muita gente do meio evangélico”, disse. “Não se pode ignorar isso, é preciso refletir e buscar soluções”, concluiu.

 /// Informou:
Pastor Roni Pinheiro

Publicado originalmente na edição de DEZEMBRO de 2019 do jornal Expositor Cristão 

*Reprodução parcial ou integral deste conteúdo autorizado desde que seja citado a fonte conforme abaixo:

[Nome do repórter ou autor do artigo], Expositor Cristão (Edição dezembro de 2019)


Posts relacionados

Notícias, Internacional, Multimídia, Áudio, por José Geraldo Magalhães Jr.

#Giro de notícias do EC com informações da Consulta e Workshop Misional

Terminou na quinta-feira (10), a Consulta e Workshop en Comunicación Misional. O evento que iniciou na última segunda-feira (7), e reuniu 20 representantes de vários países.

Notícias, Metodismo, Liderança, por José Geraldo Magalhães Jr.

Encontro em Juiz de Fora reúne pastores aposentados da 4ª Região

Uma caravana de 16 pessoas de Belo Horizonte, entre pastores/as aposentados/as e cônjuges, foi acolhida na igreja Metodista “Vitória dos Fiéis”, no bairro de Lourdes, pastoreada pelo Rev. Celso Souza de Moraes, que juntamente com o Rev. Messias Valverde e irmãos e irmãs metodistas mobilizaram os/as aposentados/as de Juiz de Fora e região para esta celebração.