Publicado por José Geraldo Magalhães em Internacional - 11/03/2020 às 10:14:52

NOTA DE FALECIMENTO Faleceu no dia 8, a Sra. Phyllis Diehl Dinkins, missionária no Brasil nos anos 60 e 70

Partiu para estar com o Senhor na tarde de domingo, 8 de março, a Dona PHYLLIS DIEHL DINKINS, esposa do Dr. Burrell D. Dinkins. Ela estava em Cristo e partiu n'Ele, deixando seu esposo Burrell e seus filhos Randy, Ruth, Walter, Susana e Paul.

O casal Dinkins serviu como missionários junto à Igreja Metodista no Brasil nos anos 60 e 70 nos estados do Paraná e São Paulo. No Paraná, eles serviram na Igreja Metodista de Apucarana e de Arapongas, e em congregações menores ao norte e ao sul dessas cidades. Com o apoio amoroso e decisivo de D. Phyllis, o Dr. Dinkins tornou-se Diretor Geral do Instituto Filadélfia de Londrina. Em São Paulo, o casal morou em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, e exerceu ministério e magistério na Faculdade de Teologia.

Phyllis, Burrell e filhos experimentaram os anos mais repressivos e violentos da ditadura militar brasileira, e foram protagonistas de histórias admiráveis, dentre elas a proteção e ocultação de perseguidos políticos, de gente boa que, pela ação corajosa, dedicada e desprendida do casal, permanece viva até hoje. Neste período, enquanto estavam na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, a igreja, sem voz profética, ambígua e culminando em si mesma tensões ideológicas vividas pela nação, expulsou 70 moços e moças seminaristas e fechou o Seminário em 1968, enquanto os Dinkins escolheram permanecer para dar apoio pastoral aos alunos descontinuados.

No que tange a mim, conhecia o casal Dinkins desde meus 8 anos de idade, quando ainda estavam no Brasil. Mais tarde, quando fui fazer o mestrado e doutorado, D. Phyllis foi apoiadora incondicional, hospedeira, professora de inglês e corretora dos trabalhos acadêmicos nos primeiros meses de meus estudos na E. Stanley Jones School of World Mission and Evangelism do Asbury Theological Seminar, onde o Dr. Dinkins, hoje aposentado, foi professor, pesquisador e escritor na área de aconselhamento pastoral narrativo.

Após décadas de docência e liderança nos campi do Asbury de Wilmore (Kentuky) e Orlando (Flórida), o casal mudou-se para Atlanta (Geórgia), onde Vanice e eu moramos, possibilitando que voltássemos a conviver mais amiúde. Há algumas semanas fomos visitar D. Phyllis em Wilmore e, uma vez mais, fomos inspirados por sua fé e firmeza no Senhor.
O enterro foi quarta-feira, 11 de março, e o Culto de Ação de Graças pela vida da D. Phyllis será daqui há duas semanas. Aqueles que desejarem entrar em contato com o Dr. Dinkins, favor pedir o telefone e e-mail em chat privado. 

Informou:

Rev. Dr. Luís Wesley de Souza, Ph.D. ICS

Missiólogo | Teólogo | Ministro Metodista UMC


Posts relacionados

CIEMAL, Internacional, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Treinamento Missionário transcultural do CIEMAL acontece pela sexta vez

Entre os dias 2 e 6 de setembro, o treinamento missionário transcultural do CIEMAL (Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe) reuniu 48 pessoas na cidade do Panamá, no Panamá. Entre bispos, pastores/as e lideranças leigas, 19 países foram representados, sendo eles, Bahamas, Panamá, Brasil, Trinidad Tobago, Antígua, Guiana Inglesa, Peru, Honduras, El Salvador, Inglaterra, Estados Unidos, Índia, Ghana, Jamaica, México, Porto Rico, Costa Rica, Haiti e Barbuda.