Publicado por José Geraldo em Internacional | 11/03/2020 às 10:14:52

NOTA DE FALECIMENTO Faleceu no dia 8, a Sra. Phyllis Diehl Dinkins, missionária no Brasil nos anos 60 e 70

Partiu para estar com o Senhor na tarde de domingo, 8 de março, a Dona PHYLLIS DIEHL DINKINS, esposa do Dr. Burrell D. Dinkins. Ela estava em Cristo e partiu n'Ele, deixando seu esposo Burrell e seus filhos Randy, Ruth, Walter, Susana e Paul.

O casal Dinkins serviu como missionários junto à Igreja Metodista no Brasil nos anos 60 e 70 nos estados do Paraná e São Paulo. No Paraná, eles serviram na Igreja Metodista de Apucarana e de Arapongas, e em congregações menores ao norte e ao sul dessas cidades. Com o apoio amoroso e decisivo de D. Phyllis, o Dr. Dinkins tornou-se Diretor Geral do Instituto Filadélfia de Londrina. Em São Paulo, o casal morou em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, e exerceu ministério e magistério na Faculdade de Teologia.

Phyllis, Burrell e filhos experimentaram os anos mais repressivos e violentos da ditadura militar brasileira, e foram protagonistas de histórias admiráveis, dentre elas a proteção e ocultação de perseguidos políticos, de gente boa que, pela ação corajosa, dedicada e desprendida do casal, permanece viva até hoje. Neste período, enquanto estavam na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, a igreja, sem voz profética, ambígua e culminando em si mesma tensões ideológicas vividas pela nação, expulsou 70 moços e moças seminaristas e fechou o Seminário em 1968, enquanto os Dinkins escolheram permanecer para dar apoio pastoral aos alunos descontinuados.

No que tange a mim, conhecia o casal Dinkins desde meus 8 anos de idade, quando ainda estavam no Brasil. Mais tarde, quando fui fazer o mestrado e doutorado, D. Phyllis foi apoiadora incondicional, hospedeira, professora de inglês e corretora dos trabalhos acadêmicos nos primeiros meses de meus estudos na E. Stanley Jones School of World Mission and Evangelism do Asbury Theological Seminar, onde o Dr. Dinkins, hoje aposentado, foi professor, pesquisador e escritor na área de aconselhamento pastoral narrativo.

Após décadas de docência e liderança nos campi do Asbury de Wilmore (Kentuky) e Orlando (Flórida), o casal mudou-se para Atlanta (Geórgia), onde Vanice e eu moramos, possibilitando que voltássemos a conviver mais amiúde. Há algumas semanas fomos visitar D. Phyllis em Wilmore e, uma vez mais, fomos inspirados por sua fé e firmeza no Senhor.
O enterro foi quarta-feira, 11 de março, e o Culto de Ação de Graças pela vida da D. Phyllis será daqui há duas semanas. Aqueles que desejarem entrar em contato com o Dr. Dinkins, favor pedir o telefone e e-mail em chat privado. 

Informou:

Rev. Dr. Luís Wesley de Souza, Ph.D. ICS

Missiólogo | Teólogo | Ministro Metodista UMC


Tags: sem tags no momento!