Publicado por Redação em Notícia, Igreja e Sociedade, Atualidade, Vídeo, Banner, Multimídia - 24/01/2017 às 11:22:58

Metodistas em São Paulo acolhem e realizam cultos e retiro com moradores de rua

povoderua1
A cidade de São Paulo passa por um amplo debate sobre a situação da população de rua, especialmente após o início do Projeto Cidade de Linda, que propõe, entre outras coisas, redirecionar as pessoas que vivem nas ruas da capital. A Comunidade Metodista do Povo de Rua “Morada do Sol”, localizada no bairro Cambuci, trata a questão com responsabilidade desde o ano de 1991. A Catedral Metodista de São Paulo, em parceria com a prefeitura, mantém um albergue que atende a 150 pessoas diariamente, oferecendo abrigo, alimentação, suporte
social, psicológico e pastoral, visando a total restauração do ser humano.

O Projeto

A história que marcou a vida da Igreja Metodista com sua atuação junto a população em situação de rua, teve seu inicio na década de 80, entre os anos de 1987 a 1992. Até 1991, as Igrejas Metodistas Coreana e Brasileira serviam durante as manhãs de domingo, no Parque Dom Pedro, um café da manhã para cerca de 700 pessoas que enfrentavam o problema de não ter outro lugar para ir.

povoderua2No mesmo ano, metodistas apoiaram a ação realizada pela Comunidade dos Sofredores de Rua, os quais auxiliavam na preparação e distribuição de uma sopa comunitária para cerca de 400 pessoas, preparada com a utilização de verduras e legumes doados por feirantes, no viaduto do Glicério às quartas-feiras. 


O projeto é desenvolvido pela Catedral da Igreja Metodista em São Paulo em parceria com a Prefeitura desde então, quando as atividades passaram a oferecer atendimentos feitos no Viaduto Pedroso, no bairro da Liberdade.
"No segundo semestre do ano de 1991 uma supervisora da Secretaria de Assistência Social observou o trabalho que estava sendo desenvolvido, propondo à Igreja a realização de uma ação mais estruturada", explica a página oficial do trabalho, onde divulgam imagens e informações para voluntários. "No dia 12 de março de 1992, nasce a Comunidade Metodista do Povo de Rua, sendo estabelecido no Viaduto Pedroso, na região do bairro da Bela Vista", conclui o texto. O Projeto saiu da Liberdade para o Cambuci em 2014, devido aos perigos que o local oferecia.

Retiro Espiritual

povoderua5
Sob o tema “Curados por Jesus” (Isaías 53:4-5), foi realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2016, em um sítio localizado na cidade de Ibiúna (SP), o primeiro retiro espiritual específico para pessoas em situação de rua. Com o apoio da Catedral Metodista de São Paulo, na pessoa do Rev. Miguel Ângelo Fiorini, 24 moradores do albergue foram abençoados pelas ministrações. Cinco foram batizados.

povoderua3Hoje, o albergue oferece vagas fixas e de pernoite. Aqueles que passaram pelo ritual do batismo já são beneficiados pelas vagas fixas há um tempo, participam dos cultos e tem um relacionamento com a Pastoral de Moradores de Rua, dirigida pelo Pastor Acadêmico Guilherme Castelli dos Santos. “Dentro da realidade é um número significativo. Se formos pensar em nossa sociedade, quantos por cento de pessoas na igreja estão nessa situação?", questiona o pastor, ressaltando que as pessoas que usam o albergue avaliam bem o serviço oferecido pelos metodistas.

Apesar dos atendidos não terem nenhuma obrigação de ir aos cultos ou usar a pastoral para ser beneficiado pelo serviço, é algo que destacam como positivo. "O nosso lar sempre está lotado e é visto pela população de rua como um dos melhores. Alguns dizem não encontrar cultos nos outros albergues, mas a boa avaliação não vem só por conta da pastoral, mas também da organização", explica o Pastor Guilherme.

O pastor afirmou ainda que o número de pessoas em situação de rua cresceu muito nos últimos anos. "Se todos resolvessem ir para os albergues não teriam vagas", afirma. "Nossas portas estão abertas a quem desejar conhecer e contribuir com este projeto", convida o organizador.

Para se voluntariar ou saber como ajudar, entre em contato:

Comunidade Metodista do Povo de Rua
Acesse a página oficial do Projeto no Facebook
Endereço: Rua Vicente de Carvalho, 80 - Morada do Sol - São Paulo - SP
Telefone: 11 3289-2755

Confira abaixo o vídeo da reportagem realizada em 2010 pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, sobre o projeto dos metodistas em São Paulo.



Redação EC 
Com informações do Pastor Acadêmico Guilherme Castelli dos Santos
Fotos: Divulgação do Projeto 

Baixe a edição do Jornal Expositor Cristão publicada em 20104, sobre pessoas em situação de rua. Clique aqui.

Posts relacionados

Atualidade, 20º Concílio Geral, Metodismo, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Concílios Regionais elegem candidatos/as ao episcopado

O primeiro Concílio Regional foi em outubro  (dias 17 a 19) na Região Missionária da Amazônia. Além de relatórios apresentados e eleição de novos/as presbíteros/as, os/as delegados/as elegeram os/as presbíteros/as para compor a lista tríplice da Rema para concorrer ao episcopado no próximo Concílio Geral (CG).