Publicado por Redação em Notícia - 23/05/2023 às 15:19:30

Livre-arbítrio: o que cremos sobre isso?

 

Se, pois o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres. (João 8.36 - NAA)

 

Quando falamos de “livre-arbítrio”, nos vem a ideia de que o ser humano possui naturalmente uma liberdade plena de escolha entre o bem e o mal. Nosso 8º Artigo de Religião nega essa ideia: “A condição do homem, depois da queda de Adão, é tal que ele não pode converter-se e preparar-se pelo seu próprio poder e obras, para a fé e invocação de Deus, portanto, não temos forças para fazer boas obras agradáveis e aceitáveis a Deus sem a Sua graça por Cristo..." Ou seja, a humanidade, criada à imagem e semelhança de Deus, perdeu essa condição por causa da queda, e, como consequência disso, foi privada dessa capacidade de escolha.

John Wesley enfatizou a “Graça livre”, que é: “livre em todos e livre para todos!” Ao abordar o tema do “livre-arbítrio”, Wesley afirma: “Creio que Adão, antes da sua queda, era totalmente livre para escolher o bem ou o mal, mas que, desde a sua queda, nenhum filho dos homens tem poder natural para escolher qualquer coisa que seja realmente boa”. Wesley entendeu que: “...o primeiro desejo de agradar a Deus, o primeiro entendimento da Sua vontade, e a primeira convicção, leve e passageira, de ter pecado contra Ele...” são fruto da operação divina que chamamos de “Graça Preveniente”. Graça Preveniente é a inciativa de Deus de nos atrair a Ele.

Qualquer nível de livre-arbítrio que o ser humano venha a exercer não é natural, mas, sobrenatural (operado por Deus em nós). Cremos que Deus concede Sua Graça a todos(as), e não somente a um grupo limitado de eleitos(as) para que possam crer para a salvação (podendo recusar a oferta do Evangelho).

Toda pessoa que experimenta o novo nascimento tem acesso à Graça Santificadora por meio do Espírito Santo que age nos filhos e nas filhas de Deus. Quanto mais buscarmos, mais receberemos! Assim, Deus nos capacita dia após dia a dizer não a toda tentação e sermos livres de toda conduta pecaminosa, experimentando assim a vida plena que Cristo nos dá para atender ao chamado à santidade de forma que glorifique a Deus!

 

Rev. Francisco Belvedere Neto

Pastor Licenciado da 6ª RE

 

 


Posts relacionados