Em 2017 a Igreja Metodista celebra 150 anos de metodismo no Brasil. A secretaria para a vida e miss?o da Igreja est? avaliando, juntamente com o Col?gio Episcopal (CE), as a?es que poder?o ser realizadas para marcar a data durante o ano. O Expositor Crist?o publicar? uma s?rie de reportagens especiais sobre o tema em todas as edi?es de 2017.
Est? em fase de finaliza??o o selo comemorativo que poder? ser utilizado nas programa?es das igrejas locais e sedes regionais. A sugest?o ? que se utilize a imagem, refor?ando assim a import?ncia de se contar a hist?ria de nossa institui??o pelo Brasil afora. Iniciamos a s?rie com um resgate hist?rico de mat?rias publicadas nas p?ginas do Expositor Crist?o para relembrar o in?cio do metodismo em terras brasileiras.
O Metodismo no Brasil
Junius Estaham Newman, pastor metodista e Superintendente Distrital, foi o pioneiro da obra metodista permanente no Brasil. ?J. E. Newman, recomendado para a Junta de Miss?es para trabalhar na Am?rica Central ou Brasil?: essa foi a nomea??o que ele recebeu em 1866, na Confer?ncia Anual. Ap?s ter servido durante a Guerra Civil Americana como capel?o ?s tropas do Sul, observou que muitos/as metodistas do Sul emigraram para as Am?ricas do Sul e Central e acompanhou-os/as.
A Guerra deixou endividada a Junta, sem possibilidade de enviar obreiros/as para qualquer local. Newman financiou sua pr?pria vinda ao Brasil, com suas modestas economias. Chegou ao Rio de Janeiro em agosto de 1867, mas fixou resid?ncia em Saltinho, cidade pr?xima a Santa B?rbara d?Oeste, prov?ncia de S?o Paulo. Desde 1869, pregou aos/?s colonos/as, e, dois anos mais tarde, no terceiro domingo de agosto, organizou o ?Circuito de Santa B?rbara?.
Os dez primeiros anos de trabalho com os/as brasileiros/as
Igreja Metodista em Piracicaba
O per?odo entre 1876 e 1886 ? geralmente denominado de ?Miss?o Ransom?, visto que ele organizou toda a estrutura. Ele n?o teve pressa para estabelecer o campo de trabalho: descartou Piracicaba, fez um reconhecimento do Rio Grande do Sul, mas escolheu o Rio de Janeiro como centro estrat?gico para propagar o metodismo. J. J. Ransom iniciou sua prega??o mais tarde, a fim de dominar o portugu?s. Em janeiro de 1878, iniciou sua prega??o em ingl?s e em portugu?s, no Rio de Janeiro. Os/as primeiros/as brasileiros/as foram recebidos/as ? comunh?o da Igreja em mar?o de 1879, sem serem rebatizados/as. No m?s de julho seguinte, quatro pessoas da fam?lia Pacheco foram recebidas.
Ransom casou-se com Annie Newman no Natal de 1879, que veio a falecer em meados do ano seguinte. Ele regressou aos Estados Unidos em busca de mais pessoas dispostas a contribuir na tarefa mission?ria no Brasil. Voltou, dois anos depois, com James L. Kennedy, Marta Watts e o casal Koger. Todos contribu?ram na expans?o geogr?fica da miss?o e tamb?m para a educa??o.
A educadora Marta Watts veio como mission?ria com a tarefa de educar crian?as e mo?as brasileiras. O Col?gio Piracicabano, primeiro educand?rio metodista no Brasil, foi fundado em 13 de setembro de 1881, com a matr?cula de apenas uma aluna, Maria Escobar. Fatores como capacidade e dedica??o da diretora e o novo m?todo do Col?gio chamaram novas alunas a partir do ano seguinte. O educand?rio foi a semente para a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), criada em 1975. Frances S. Koger, ou simplesmente Fannie, fundou uma escola para crian?as pobres em Piracicaba, demonstrando, assim, o interesse pela educa??o de crian?as pobres, um fato que n?o ? t?o conhecido. Al?m dos mission?rios fundadores das principais igrejas – Ransom, Rio de Janeiro, 1879; Koger, Piracicaba, 1881, e S?o Paulo, 1884; e Kennedy, Juiz de Fora, 1884 -, destacam-se, por exemplo, tr?s obreiros leigos que precederam Kennedy na prepara??o do trabalho em Juiz de Fora e outros primeiros obreiros leigos.
Bernardo de Miranda, Ludgero de Miranda, Felipe Relave de Carvalho e Justiniano de Carvalho receberam nomea??o episcopal em 1886. Na Confer?ncia Anual de 1887, com exce??o de Ludgero, todos foram admitidos ? Confer?ncia em car?ter de experi?ncia. Mas na Confer?ncia Anual de 1890, o bispo J. C. Granbery admitiu os quatro obreiros, ordenando-os di?conos. Algum tempo depois, leigas foram chamadas de ?Mulheres da B?blia?, ocupando-se com visita?es e leitura da B?blia com outras mulheres. Em 1? de janeiro de 1886, foi publicada a primeira edi??o do Metodista Cat?lico, atual Expositor Crist?o.
Confer?ncia Anual
Em setembro de 1886, foi realizada a Confer?ncia Anual (que hoje equivale a um Conc?lio Geral), na capela da Igreja Metodista no Catete, em 16 de setembro de 1886, abrangendo duas coisas diferentes: ?rea geogr?fica e assembleia metodista anual. O territ?rio metodista no Brasil possu?a quatro centros principais:
Catete (Rio de Janeiro): com duas congrega?es – estrangeira (com prega??o em ingl?s) e brasileira, totalizando 63 membros. Um novo templo foi inaugurado em 5 de setembro de 1886, ?s v?speras da Confer?ncia Anual.
S?o Paulo: tinha apenas 13 membros arrolados, mas sem propriedades.
Juiz de Fora e Piracicaba: possu?am templos modestos, com 31 e 70 membros, respectivamente. Nos quatro centros principais e em outros menores contavam-se 214 membros arrolados e seis pregadores locais.
A Confer?ncia Anual formulava a estrat?gia da regi?o; os itinerantes (pregadores), que eram avaliados com rela??o ao seu trabalho e seu car?ter e recebiam nomea??o do Bispo. Um motivo primordial tornava essencial a organiza??o de uma Confer?ncia Anual: reconhecer, com urg?ncia, o metodismo brasileiro como pessoa jur?dica, uma ?nfase da 2? Confer?ncia Anual Mission?ria, em julho de 1886. O governo imperial n?o reconheceu a Junta de Miss?es como pessoa jur?dica. Somente na Rep?blica que a Confer?ncia Anual foi reconhecida como pessoa jur?dica, para desapontamento da lideran?a da Igreja daquela ?poca.
A necessidade de organizar uma Confer?ncia foi reconhecida pela Confer?ncia Geral da Igreja Metodista Episcopal Sul, que deu autoriza??o para o primeiro Bispo visitar a Miss?o, para constituir a Confer?ncia. Em virtude dos poucos membros com que a Confer?ncia contaria, o bispo Granbery quase desistiu de realiz?-la. Os/as obreiros/as nacionais ainda n?o eram itinerantes; Newman foi rebaixado para pregador local na Confer?ncia dos EUA; Koger havia morrido, em janeiro de 1886, e Ransom foi “devolvido” em agosto daquele ano.
Apenas o chamado ?Trio de Ouro? participou do evento: Kennedy (evangelista, construtor de igrejas e o historiador do metodismo brasileiro, com o livro ?Cincoenta Annos de Methodismo no Brasil?); Tarboux (pregador e pastor das principais Igrejas Metodistas e primeiro bispo da Igreja Metodista do Brasil, eleito em 1930) e Tucker (agente da Sociedade B?blica Americana e fundador do Instituto Central do Povo). O Bispo convocou os tr?s membros para a organiza??o da Confer?ncia Anual, muito simples e breve, mas um dos momentos decisivos do metodismo brasileiro.
Reda??o EC
Publicado originalmente no Expositor Crist?o impresso de fevereiro/2017. Acesse aqui.