Publicado por Redação em Metodismo, Episcopal, Opinião - 01/03/2016 às 11:46:00

Igreja de Dons e Ministérios Fazendo Discípulas/os em Todas as Nações

Nossa declaração de missão é: "participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo". E declaramos ainda que cumprimos essa missão "realizando o culto a Deus, pregando a sua Palavra, ministrando os sacramentos, promovendo a fraternidade e a disciplina cristã e proporcionando aos seus membros meios para alcançarem uma experiência cristã progressiva, visando ao desempenho de seu testemunho e serviço ao mundo".

A Grande Missão é definida por Jesus em Mateus 28.19-20. É o “Ide” de Jesus! Assim sendo, afirmamos que a missão da Igreja é tão desafiadora que necessitamos dos meios de graça que só o Senhor pode nos conceder.

A Dimensão da Missão da Igreja


A missão da qual aceitamos participar é realmente grande e desafiadora. Em Mateus 9.36-37 diz que “Jesus vendo as multidões compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”, por isso ele disse: "A Seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos”.

O hino 408, do Hinário Evangélico, diz assim: "Eis os milhões, que em trevas e pecados / Vivem perdidos, sem o Salvador! / Oh! Quem irá às novas proclamando: / Que Deus, em Cristo, salva o pecador?

Que Deus em Cristo salva o/a pecador/a é a grande Boa Nova do Evangelho, mas hoje não são os milhões, mas os bilhões de pecadores/as que precisam ser salvos/as, mais de quatro bilhões de pessoas. Esse é o tamanho da nossa missão!

Sempre que definimos uma missão, precisamos avaliar a nossa força e a nossa fraqueza. A nossa força é o amor e, consequentemente, a compaixão pelas pessoas. Vimos isso em Jesus: “Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas”. Foi por amor a este mundo que Deus enviou o seu filho unigênito com o propósito de que todas as pessoas tenham a oportunidade e, crendo n’Ele, sejam salvas para a vida eterna (João 3.16).

O Espírito Santo é a fonte de poder (força) para o cumprimento da missão “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra” (Atos 1.8).

O Apóstolo Paulo ora de joelhos: “por esta causa, me ponho de joelhos diante do pai” (Ef. 3.19), para que venhamos reconhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejamos tomados/as de toda a plenitude de Deus. Sim, toda a plenitude de Deus em nós e operando o seu poder através das nossas vidas no cumprimento da missão de salvar o mundo.

 

Nossas Fraquezas


Somos uma igreja de dons e ministérios que tem no discipulado o seu estilo de vida, mas reconheço que a nossa principal fraqueza é a falta de amor e, consequentemente, falta de compaixão pelas pessoas. Prova disso são os nossos inúmeros programas e reuniões longas e caras, como os nossos Concílios, em detrimento de um foco maior no discipulado e na expansão missionária, que é a razão da existência da Igreja.

A outra fraqueza é o estilo de vida dos/as metodistas, sem santificação e prática das doutrinas cristãs. Até mesmo a prática de outras doutrinas que não são reconhecidas biblicamente, vivendo assim uma religiosidade vazia, sem espiritualidade e sem responsabilidade.

Certamente, seremos cobrados/as por essas fraquezas porque bilhões de pessoas ao redor do mundo estão vivendo sem Cristo e sem as Boas Novas do Evangelho. É um ato de desobediência não fazer discípulos/as de todas as nações (Mateus 28.19).

Ainda temos muitas pessoas, inclusive líderes, se posicionando contra o discipulado. Pode ser que não se aceite algumas estratégias, que elas não sejam de fato as mais adequadas, mas se somos discípulos/as de Jesus, não temos outra opção a não ser “fazer discípulos/as de todas as nações.

 


Posts relacionados

Discipulado, Metodismo, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Notícias, Metodismo, Missão, por José Geraldo Magalhães Jr.

Câmara Nacional de Expansão Missionária se reúne em São Paulo

A Câmara Nacional e Expansão Missionária (CNEM) da Igreja Metodista se reuniu nas dependências da Sede Nacional, em São Paulo, nos dias 1 e 2 de outubro.

Notícias, Opinião, Artigo, por José Geraldo Magalhães Jr.

Reforma Protestante e a Bíblia: um olhar metodista

Já se passaram mais de 2 mil anos desde o nascimento de Jesus Cristo e mais de 500 desde a Reforma Protestante, e podemos afirmar categoricamente que o povo em geral ainda não conseguiu distinguir a Lei do Evangelho, o Mérito da Graça, a tentativa de apropriação da Vida Eterna por esforço da Salvação pela fé, o Deus implacável do Deus misericordioso, a religião do Ódio da religião do Amor…