Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Internacional, Igreja e Sociedade, Notícia - 19/03/2019 às 10:57:07

Faça sua doação para as vítimas do Ciclone Idai, em Moçambique e Zimbábue, que deixou mais de 150 pessoas mortas até agora

Danos no aeroporto de Beira, em Moçambique, após a passagem do ciclone Idai — Foto: Déborah Nguyen/WFP/AFP

A passagem do ciclone Idai, na noite de quinta-feira, 14, já deixou mais de 150 mortos em Moçambique e no Zimbábue, informou na segunda-feira, 18, a agência Reuters, citando autoridades locais. O furacão avançou rumo ao Zimbábue e Malawi, destruindo tudo em sua passagem: estradas, escolas, casas, lojas, hospitais e até mesmo uma represa.

O funcionário do Ministério da Informação do Zimbábue, Nick Mangwana, disse à Reuters que 89 mortes foram confirmadas no país. E em Moçambique a agência estatal de notícias fala em 68 mortos, o que somado, dá 157 mortes no total, nos dois países.

A tragédia, no entanto, tende a chegar a números maiores, já que o canal local TVM já fala em 84 mortes em Moçambique, e o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, afirmou em entrevista para uma rádio estatal que o número de vítimas pode chegar a mil.

A Bispa da Igreja Metodista Unida, Joaquina Filipe Nhanala, pede orações. "Estou escrevendo para pedir suas orações por Moçambique no Centro e Norte do país. Nós fomos atingidos por outro ciclone e desta vez é o Idai. A destruição é tal que não temos comunicação com o povo, especialmente em duas das províncias, Sofala e Manica, temos dois distritos com os mesmos nomes e não podemos contactar nenhum dos superintendentes nem o assistente administrativo. A cidade mais devastada é a de Beira; é onde temos a sede do Norte de Moçambique e a cidade está abaixo do nível do mar. 
A visão é apenas por ar, o Presidente do País anunciou hoje que enquanto voava a área esta manhã, ele podia ver corpos flutuando nos rios, então o número real de mortes não é conhecido, mas pode subir para 1000, pelo que ele viu ele estima que 100.000 pessoas precisam de resgate imediato", escreveu Nhanala à Igreja Metodista brasileira.

Beira, é a segunda maior cidade moçambicana, e seu arredores ficaram 90% danificados ou destruídos. "O alcance dos danos provocados pelo ciclone Idai é enorme e aterrorizante", afirmou a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) em um comunicado. Segundo a FIVC, pelo menos 55 das mortes foram registradas nessa cidade de 530 mil habitantes.

As fortes chuvas previstas para a região e o avanço das equipes de emergência pelas localidades atingidas devem elevar o número de vítimas, segundo a Cruz Vermelha.

"A situação é terrível. Os meios de comunicação estão totalmente cortados e as estradas estão destruídas. Muitas localidades são inacessíveis", afirmou Jamie LeSueur, da FICV, citado no comunicado.

"Nos contaram que situação pode ser pior fora da cidade. No domingo, uma represa cedeu e cortou a última estrada ainda acessível para seguir até a cidade", explicou LeSueur.

Zimbábue
O governo de Zimbábue declarou estado de calamidade em áreas afetadas pela tempestade, a pior a atingir o país desde que o ciclone Eline devastou o leste e o sul do país, em 2000.

As mortes foram registradas principalmente em Chimanimani, uma região montanhosa perto da fronteira com a Mozambique. Não havia registro de turistas entre as vítimas.

Apoio
O missionário Ailton Machado da 1ª Região Eclesiástica, está em Moçambique desde 2018 com a esposa, Ana Lúcia de Farias, e o filho, Victhor Hugo de Farias Machado. Eles passam bem. Com o intuito de apoiar e dar suporte para diminuir o sofrimento daquele povo, a Igreja Metodista no Brasil, sensibilizada com a catástrofe natural, disponibilizou uma conta bancária para arrecadar doações para Moçambique. Ore e faça sua doação!

DADOS BANCÁRIOS

Bradesco agencia 2818 
Conta corrente 14.249-2
CNPJ: 33.749.946/0001-04
ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA

 

Redação EC

Com informações do G1


Posts relacionados

Notícia, por Redação

Notícias, Notícia, Nacional, Capacitação, Eventos, por José Geraldo Magalhães Jr.

2º dia do Encontro Nacional de Educação Cristã e Escola Dominical

som do trio nordestino, o segundo dia do Encontro Nacional de Educação Cristã e Escola Dominical, que acontece no Instituto Metodista Izabela Hendrix em Belo Horizonte/MG, prosseguiu com 14 oficinas que foram ministradas durante todo o dia. O evento iniciou dia 15 e termina amanhã, 17. Três minicursos estão sendo oferecidos durante o encontro e deram continuidade no segundo módulo nessa sexta-feira.