Inspirado pela Palavra e movido pela adoração, Daniel Gonçalves Furtado, coordenador do Ministério de Louvor, Áudio, Mídia e Tecnologia da Igreja Metodista Central em Juiz de Fora (MG), compartilha conosco um pouco de sua trajetória como compositor cristão. Nesta entrevista exclusiva ao Expositor Cristão, Daniel fala sobre o início de sua vocação, o processo criativo que une Bíblia, oração e experiência, e como suas canções têm impactado a vida da igreja ao longo dos anos.
- Como você descobriu sua vocação para a composição? Foi algo natural ou inspirado por algum momento específico na sua vida cristã?
Minha vocação para composição aconteceu de forma espontânea. Lembro que a primeira canção que escrevi foi após um convite feito pelo meu pai. Ele foi convidado para pregar na Igreja Metodista Central de Santos Dumont, que congregamos (uns 20 anos atrás…). Ele me chamou para cantar alguma canção sobre o tema da pregação, mas quando me passou o texto base, Mateus 7.24-27, que fala sobre a casa construída sobre a areia e a construída sobre a rocha, não encontrei, na época, nenhuma canção que tratasse sobre o tema e foi aí que tudo começou, escrevi uma canção que chama Recomeçar…
- Como é o seu processo de composição? Você parte de versículos bíblicos, momentos de oração, experiências pessoais?
Na maioria das vezes, as canções são escritas a partir de temas, sejam de série de mensagens ou de temas de programações de nossa igreja, que sempre têm um versículo ou um contexto bíblico para eles existirem. O processo de composição normalmente ocorre de forma simultânea, a escrita da letra e melodia no violão. Também já tive o prazer de escrever canções a partir de experiências pessoais e em grupo; esta última foi no acampamento de verão de nossa igreja (Metodista Central em Juiz de Fora), junto com alguns membros de nosso ministério. O processo de composição dessa foi bem diferente para mim, pois levei alguns textos bíblicos que tratavam sobre o tema “Tempo de Aliança”, e juntos fomos separando palavras-chave e compondo a canção.
- Como você percebe que suas composições têm impactado a igreja? Algum testemunho ou experiência marcante que você possa compartilhar?
Creio que tenho contribuído de forma positiva com minha igreja local, buscando auxiliar no processo de aprendizagem e fixação do que vem sendo pregado por nossos pastores como direção de Deus para nossa igreja. É maravilhoso poder fazer parte de momentos como esse. Ouvi falar disso e, provavelmente, você que está lendo esta reportagem já passou por momentos em que não se lembra do que foi ministrado na palavra em um culto específico, mas se lembra da canção que falou ao seu coração e gerou experiência com Deus. Um testemunho mais recente que tenho é da canção “Haja Paz”, que foi o tema de uma série de mensagens de nossa igreja. Esta canção teve uma aceitação muito grande de todos, com um refrão simples e objetivo. Em poucos dias, toda igreja já estava cantando e profetizando sobre suas casas, ruas e bairros: “Haja Paz!”. Isso foi impactante para mim.
- Quais são suas composições mais especiais ou conhecidas? Por quê?
Para mim a mais especial é a “Da-me um novo coração”. Esta canção tem como tema a vida de Davi, que foi um homem segundo o coração de Deus. Seu refrão traduz de forma simples o que devemos pedir todos os dias ao Senhor: “Dá-me um novo coração, um coração igual ao Teu, dá-me um novo coração, coração moldado por Tuas mãos”. Creio que as mais conhecidas por nossa igreja são: Dá-me um novo coração, Café com Cristo, Colheita, Bendito Seja e agora a Haja Paz.
- Qual mensagem você gostaria de deixar para outros compositores cristãos que estão iniciando sua caminhada?
Busque em Deus qual é a música que Ele tem para você, para seu ministério e para sua igreja. Tenha boas influências musicais, conviva com bons músicos (principalmente com os inspirados e apaixonados por Jesus), e, por fim, comece a escrever. Escreva o que Deus te falou, busque escrever sobre o que Deus tem conduzido sua igreja. Busque em Deus!
- Quais são seus próximos projetos? Algum álbum, música ou evento que gostaria de divulgar?
Meu próximo passo é gravar um projeto com nosso ministério local, de canções autorais que falem à nossa igreja sobre o direcionamento que Deus tem nos dado durante nossa caminhada. Que leve a igreja à adoração, à contemplação de quem Deus é, de fluir na presença Dele, de nos tornarmos mais parecidos com Ele.
Daniel Gonçalves Furtado
Coordenador Geral Ministério de Louvor, Áudio, Mídias e Tecnologia/IMC Juiz de Fora(MG)
@danielfurtado_cancoes