Publicado por Redação em Metodismo, 20º Concílio Geral - 05/07/2016 às 00:49:26

Eleições e Relatórios

DSC_0842

A tarde de hoje foi repleta de trabalhos durante o 20° Concílio Geral. A tarde começou com a eleição das comissões que serão envolvidas no Plano Nacional Missionário (PNM).

Após as declinações e indicações, as comissões foram estabelecidas da seguinte forma:

Secretário/a de Atas:
- Eber Borges da Costa

Comissão de Redação (3 nomes)
- Hideíde Ap. Gomes de Brito Torres (4ª RE)
- Renilda Martins Garcia (1ª RE)
- Margarida Fátima de Souza Ribeiro (2ª RE)

Comissão de Exames de Atas (3 nomes)
- Alcir Ferreira Gonçalves (5ª RE)
- Azoil Zerbinato (7ª RE)
- Vania Kratz Mendes (2ª RE)

Secretário/a para o Plano Nacional Missionário
- Nicanor Lopes (5ª RE)
Apresentação do relatório da COGEAM

DSC_0822

Conforme explica o documento, o relatório preparado para o 20CG foi elaborado a partir de três blocos: decisões, ações desenvolvidas pelos segmentos e análise da caminhada. Os integrantes leigos e clérigos da Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM) foram apresentados, começando pela Pastora Cristiane Capelete.

A Pra. Cristiane começou a apresentação explicando sobre os materiais disponibilizados para as delegações. Toda decisão da Comissão precisa ser publicada, e isso acontece por meio do Expositor Cristão impresso, e agora também pelo online.

O momento informou os presentes e aqueles que acompanharam a transmissão ao vivo, sobre  decisões tomadas tanto na GOGEAM, quando na Associação da Igreja Metodista (AIM), além daquelas relacionadas aos assuntos das Assembleias do COGEIME e das IME´s.

A tarde seguiu com a apresentação de relatório da Secretaria para Vida e Missão na Igreja, que está sob a responsabilidade da Pastora e Secretária Joana Darc.

A Pastora Joana contou com a presença dos responsáveis pela AIM como Alexandre Maia, Secretário, Eizel Ladeia Gomes Oliveira, Tesoureira e Evandro Ribeiro de Oliveira, Contador da Associação da Igreja Metodista. O Pastor José Geraldo Magalhães, editor-chefe do Expositor Cristão também acompanhou a apresentação do relatório.

O Jornal foi destaque tanto em seu formato impresso, quanto nas redes sociais. A Pastora Joana lembrou ao plenário que o Expositor Cristão recebeu o prêmio Areté em 2015, ficando com o título de melhor jornal cristão do Brasil, e também comentou sobre o “boom” que as Redes Sociais da Igreja Metodista viveram nesse ano, principalmente após o lançamento desse site.

DSC_0880

Após a apresentação dos relatórios de Tesouraria e Conselho Fiscal, a plenária questionou se o parecer era favorável. A resposta foi afirmativa. Apesar de crises, inflação e do malabarismo orçamentário que as organizações e Instituições Educacionais tem enfrentado, e mesmo que o crescimento de arrecadações ainda não tenha acompanhado o crescimento de membros na Igreja, as organizações têm sido administradas com responsabilidade.
Desafios

Cristiane Capelete fez questão de fazer algumas observações, inclusive sobre a restauração da confiança da Igreja na COGEAM, lembrando ao plenário que enfrentaram barreiras dentro da própria igreja, apresentando dificuldade em lidar com situações onde eles tinham competência em resolver, mas enfrentaram pressão para voltar atrás.

A Cogeam reforçou a importância de se manter uma boa comunicação para evitar especulações, e sugeriu que o Concílio permita uma estrutura para o trabalho se desenvolva sem exposição negativa desnecessária.

Você assiste à apresentação de todos os relatórios na íntegra, com total transparência, no YouTube do Expositor Cristão.

 

Redação EC

Posts relacionados

Eventos, Metodismo, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Suzana Wesley, uma mães do coração aquecido

Duas datas do mês de maio – o Dia das Mães, no segundo domingo, e a experiência do “'”, de John Wesley, no dia 24 – nos trazem à memória o nome de Susana Wesley. Essa mulher foi mais do que mãe do fundador do metodismo: como você verá neste artigo do saudoso professor e pastor Duncan Reily.

Notícias, Metodismo, Capacitação, Internacional, Missão, por José Geraldo Magalhães Jr.

Juventude metodista firma parceria missionária com jovens do Chile

O treinamento missionário para a juventude chilena, realizado pela agência “Misión de Fe”, em parceria com Agência Malta (Confederação Metodista de Jovens), CIEMAL e liderança nacional de jovens do Chile, aconteceu entre os dias 24 e 30 de janeiro em Buin, região metropolitana de Santiago.