Publicado por José Geraldo Magalhães em Capa, Igreja e Sociedade - 14/09/2022 às 15:06:26

EC de setembro: eleições e igreja (Vol. 136 N. 9 2022)

Sempre quando nos aproximamos do período eleitoral, as redes sociais deixam de ser um local de fotos e reflexões, para, muitas vezes, ser local de debates antipolíticos em que cada pessoa expõe sua posição partidária defendendo tal candidato ou candidata. O fato é que, como metodistas que somos, temos diversos documentos que orientam a Igreja a votar conscientemente.

Nesta edição, a Palavra Episcopal, escrita pelo presidente do Colégio Episcopal, Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, traz mais uma orientação ao povo metodista. No entanto, as recomendações a respeito do tema remontam a outras épocas, como destacou o docente do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba Elias Boaventura (in memoriam) em 1994. No texto publicado na revista Comunicações, intitulado Postura metodista sobre os problemas sociais, Boaventura cita o Expositor Cristão de 1923 para relembrar a frase do Bispo J. M. Moore. 

Trouxemos também alguns trechos das pastorais de outros anos para reforçar a importância de votar conscientemente, pois os/as eleitos/as deveriam estar debaixo de nossas orações, como recomenda as escrituras sagradas: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade” (1 Timóteo 2.1,2).

Além do tema exposto, a edição contempla, ainda, a data das consagrações dos bispos eleitos no 21º Concílio Geral, nota de pesar do professor metodista Marcio de Moraes, Setembro Amarelo, entre outros. Esperamos que a edição seja edificante para sua vida e ministério!

Que Deus te abençoe!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

LEIA GRATUITAMENTE EM PDF CLICANDO AQUI OU NA IMAGEM ACIMA


Posts relacionados

Capa, Editorial, por Redação

Capa, Editorial, por José Geraldo Magalhães

Jornal EC maio 2020: uma Igreja virtual

Nos últimos dois meses, as igrejas, de modo geral, reinventaram-se devido à pandemia da Covid-19, que já deixou 5,1 mil mortos e 73,5 mil casos confirmados somente no Brasil até o fechamento desta edição.

Notícias, Capa, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC dezembro 2019

Em dezembro comemoramos o dia da Bíblia. Poderia trazer na matéria de capa desta edição algo relacionado ao Natal, ao nascimento de Jesus, como já fizemos outras vezes.