Publicado por Redação em Igreja e Sociedade - 02/03/2016 às 09:24:08

É melhor serem dois do que um!

Foto de homem sentado no sofá, enquanto mãe e filha arrumam a casa

Mais um mês de março, mais uma celebração do Dia Internacional da Mulher, mais uma vez as terríveis estatísticas de violência contra a mulher e ainda pouca coisa sendo feita por nós, Igreja, contra essa calamidade. Não há uma política, um programa, uma ação institucional de confronto espiritual e da cultura do Reino contra o machismo e a misoginia - atitude cultural de ódio às mulheres. Pelo contrário, somos ainda indiferentes e, mais que coniventes, acabamos reproduzindo o discurso dos valores culturais de uma sociedade que jaz no maligno. Em um culto, o pastor pregava que o mal do mundo e da família moderna é que as mulheres não estavam mais sendo submissas aos seus maridos. Quer dizer então que quando as mulheres eram totalmente submissas e dependentes dos seus maridos, sem poder estudar, ter uma carreira a não ser a de “rainha do lar”, esposa e mãe, o mundo era uma bênção? Claro que não. Esses discursos que se repetiam começaram a me incomodar e então comecei a orar a respeito, buscar orientação nas Sagradas Escrituras, orar ainda mais, ouvir a voz do Senhor Jesus, a voz do Espírito Santo e procurar pensar com a mente de Cristo.

Como o Deus que nos criou, homens e mulheres à sua imagem e semelhança, e que não faz acepção de pessoas pode criar a mulher para, segundo a teologia de muitos séculos, ser subserviente ao homem, ser uma pessoa incapaz de ter e gestar uma história pessoal? Relendo Gênesis 2 vemos que Deus cria a mulher como solução para a solidão do homem, que nesse relato havia sido criado antes. “Não é bom que o homem esteja só”. Mas a teologia, feita por homens, interpretou a expressão “uma auxiliadora que lhe fosse idônea” não como alguém igual, com quem o homem pudesse se relacionar de igual para igual, como significa o texto bíblico original, mas como uma espécie de cuidadora dele, dos/as seus/as filhos/as, da sua casa, das suas coisas.

Relendo Efésios 5.22, vemos que numa sociedade cruel que usava e abusava das mulheres, o apóstolo Paulo orienta que os homens devem amar a esposa. Não apenas com o amor erótico de marido e mulher ou amor fraternal que nos faz proteger quem é da família, mas com o amor ágape, que implica necessariamente em se colocar na vida da esposa como um servo, um ministro, “um auxiliar que lhe seja idôneo”. E reparemos que não é como um servo qualquer, mas que tem o amor de Jesus pela sua Igreja como padrão mínimo de qualidade. Ele amou-a até as últimas consequências. Ele não veio para ser servido por ela, mas para servi-la. O maior é o que serve, ensinou Jesus. Assim, sem tirar o protagonismo do homem, Jesus ensina que há grandeza em cuidar e promover a mulher esposa, trazendo-a também à condição de companheira, de protagonista.

À mulher é dada a tarefa de ser submissa. Porquanto, a submissão da mulher ao marido é bíblica. Mas essa é apenas parte da orientação. Se virmos o versículo anterior, Paulo escreve que devemos ser submissos/as uns aos outros no temor do Senhor. A submissão, portanto, é uma submissão mútua. Devemos ser submissos/as uns aos outros. Em outro lugar Paulo vai dizer o porquê e como essa submissão deveria acontecer: não façam nada por partidarismo, mas com humildade, cada um considerando o seu próximo (homem ou mulher!) superior a você! (Fp 2.3). Não é deixar que alguém nos domine (pois somos livres e não devemos nos colocar novamente sob o jugo de nada nem ninguém (cf Gl 5.1), mas é servir e cuidar uns dos outros no poder do Espírito Santo, na força que Deus dá (1Pd 4.10-11). Em Atos 2.42-47 e Atos 4.32-37 diz que os/as cristãos/ãs se cuidavam mutuamente a ponto de não haver no meio daquela comunidade alguém que passasse necessidade de alimento, abrigo, amizade, família e apoio.
"Não há uma política, um programa, uma ação institucional contra o machismo"

Em qualquer época, cultura e religião, qualquer homem ateu, idólatra, mau caráter, ímpio, de ânimo dobre, etc., pode dominar a sua esposa e, consequentemente, a esposa ser uma pessoa que se anula e aceita o papel diabólico de ser uma pessoa inferior. Só um casal que se rendeu a Cristo, que é cheio da unção do Espírito Santo, consegue discernir e aceitar o desafio de viver em novidade de vida conjugal e familiar. São duas pessoas com identidade pessoal diferente, com livre arbítrio e dons espirituais, desejos e projetos, que por amor decidem construir uma vida a dois e não mais andar separadas, sem que uma anule a outro. Alguns/as se surpreendem: mas se homem e mulher são iguais, quem dará a última palavra? Deus! A experiência de buscar e compreender a vontade de Deus deve levar marido e mulher, quando estão em concordância, a orarem sem cessar, discernindo a vontade de Deus. Devem orar ainda mais, de modo generoso, quando estão em discordância de algo. A Palavra final na vida de um casal deve ser a de Deus. “Nossa resposta certa vem dos lábios do Senhor”(Pv 16.1).

O apóstolo Paulo disse que o homem é superior? Disse sim, mas disse também que os/as escravos/as deveriam ser submissos/as aos seus senhores. Paulo é alguém maravilhoso, um profeta de Deus que anteviu e antecipou muitas coisas sobre liberdades e direitos individuais, mas também era um homem do seu tempo, que não conseguia ver um mundo sem escravidão e sem o patriarcalismo dos homens dominando as mulheres. Mas como saber o que deve ser lido, aceito e obedecido literalmente na bíblia e o que não? Não há espaço aqui neste artigo, mas de modo muito simplista, eu digo, compare com o que Jesus viveu e ensinou. Ore pedindo revelação de Deus para que a vontade de Deus seja conhecida e aconteça na terra, na sua vida e no seu casamento, como ela é soberana no Céu.

Escrito por: Ronan Boechat | Pastor na 1ª Região

Posts relacionados

Igreja e Sociedade, por José Geraldo Magalhães Jr.

Pastoral Carcerária faz ação evangelizadora em presídio feminino no Rio de Janeiro

A Igreja Metodista está presente, por meio da Pastoral Carcerária da 1ª Região Eclesiástica (RE), na vida de muitas mulheres encarceradas no Presídio Feminino Oscar Stevenson, em Benfica, no Rio de Janeiro. A ação foi realizada no dia 12 de fevereiro com a equipe da Pastoral