Publicado por Redação em Liderança, Metodismo, Discipulado - 02/05/2016 às 14:29:03

Discipulado: um chamado e um envio

2016_05_discipulado_oracao


Um chamado a ser discípulo/a


A Igreja é uma comunidade formada por pessoas que foram chamadas por Jesus, ouviram e deixaram o pecado, para viver para Deus. Ouvimos falar, com frequência, sobre o chamado de Deus para nossas vidas, e sempre que se fala nisso pensa-se em ministério e serviço cristão. No entanto, vale lembrar que o nosso primeiro chamado foi aquele que nos fez sair das trevas para a sua maravilhosa luz do evangelho, conforme encontramos em Romanos 1.5-6.

O primeiro chamado é para deixar o pecado, os caminhos do velho homem, conhecer e aceitar a Jesus como Senhor Salvador. Isso inclui arrependimento, andar com Jesus e ser seu/a discípulo/a.
Muitos/as querem o poder e a autoridade dados por Deus (Mt 10.1) sem que tenha se tornado discípulos/as.

Antes de qualquer coisa, temos que dizer “sim” para o primeiro chamado, que é para estar com Jesus, segui-lo e imitá-lo. Antes de os/as discípulos/as realizarem grandes coisas e experimentarem tudo que experimentaram ao caminhar com Jesus, tiveram que dizer “sim” ao primeiro chamado: “Tendo chamado os seus onze discípulos...”; coisa que o jovem rico não fez (Lc 18.18-23). Antes de pensar em fazer coisas para Deus e em nome de Deus, devemos pensar em nos entregar totalmente a Ele.

Um envio: fazer discípulos/as


Somos enviados/as por Jesus a fazer discípulos/as (Mt 28.18-20). Quando somos discípulos/as do Mestre e passamos a fazer discípulos/as, passamos a ir ao encontro das ovelhas perdidas da casa de Israel.

Nossa tarefa de fazer discípulos/as deve começar, em primeiro lugar, pela casa de Deus. Isso porque, para que a Igreja esteja preparada para receber os/as perdidos/as e transformá-los/as em discípulos/as, precisa ser uma igreja sarada. Precisamos cuidar para que a igreja não seja um ambiente contaminado pelo pecado, pela maledicência, fofoca, prostituição, inveja, ciúmes, mágoa, etc. Discípulos/as saudáveis só podem ser formados/as em ambientes saudáveis.

Um ambiente ideal


Os pequenos grupos representam um ambiente ideal para viver essas verdades. A partir de um número reduzido de pes­soas, começa-se a buscar a face de Deus, orar, jejuar, estudar a palavra e estabelecer um ambiente de amor e cuidado.

O grupo pequeno deve ser, para nós, um lugar de comunhão, auxílio e crescimento. Nosso desafio é atrair a presença sobrenatural do Espírito Santo e começar a experimentar uma nova forma de caminhar.

Quando os membros de um grupo começam a ter suas vidas impactadas e transformadas pelo poder de Deus, vão se desvencilhando do pecado e de todo o peso que outrora os/as assediava (Hb 12.1), vão tornando-se mais livres e, finalmente, recebem a unção do Senhor sobre suas vidas.

A partir daí, o pequeno grupo começa a atrair pessoas para a boa-nova do evangelho. É como se o grupo fosse um hospital espiritual, onde os/as médicos/as (pessoas tratadas e saradas) podem dar assistência aos/às doentes. Essa é a nossa missão! Aleluia!

Texto extraído do Série Pão da Vida
Bispo Paulo Lockmann
Editora Chama, 2014

Posts relacionados

Discipulado, Metodismo, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Liderança, por José Geraldo Magalhães Jr.

Lideranças nacionais fazem planejamentos para os próximos anos

Mês de fevereiro é um mês em que vários segmentos nacionais se reúnem para  planejarem as atividades para os próximos dois anos. A Confederação Metodista de Jovens reuniu-se no segundo final de semana do mês passado na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo.