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Diretora da UNESCO escreve mensagem para o Dia Internacional dos Povos Indígenas

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F?rum Nacional de Educa??o Ind?gena | Julho 2016 | Ag?ncia Brasil

Hoje celebramos o Dia Internacional dos Povos Ind?genas. Os povos ind?genas, s?o um dos grupos atendidos pela Miss?o Metodista no Brasil, por meio da Pastoral Indigenista. Conhe?a os projetos na p?gina oficial das a?es na ?rea Nacional da IM no Brasil.

Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, emitiu hoje uma mensagem por ocasi?o do Dia Internacional dos Povos Ind?genas do Mundo, 9 de agosto de 2016. Leia o trecho traduzido abaixo pela organiza??o no Brasil, e acesse no fim do texto o conte?do completo em ingl?s.

Acesse aqui tamb?m as ?ltimas not?cias da pastoral indigenista, e outras mat?rias sobre os povos ind?genas brasileiros no site do Expositor Crist?o.


A aprova??o da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustent?vel e do Acordo Clim?tico de Paris em 2015 estabeleceu uma nova e ambiciosa agenda para a constru??o de um mundo digno para todos, no que diz respeito ao planeta.

Essa agenda reconhece, pela primeira vez neste ?mbito, os povos ind?genas como grupos distintos, assim como o seu papel nos esfor?os mundiais para a constru??o de um futuro melhor para todos.

Nesta ocasi?o, prestamos homenagem aos 370 milh?es de ind?genas de todo o mundo e reafirmamos a determina??o da UNESCO de salvaguardar e promover suas identidades, l?nguas e sistemas de conhecimento. Os povos ind?genas s?o guardi?es de uma rica diversidade cultural, e det?m uma esp?cie ?nica de sabedoria sobre a vida sustent?vel e o respeito pela biodiversidade. O est?mulo e o aproveitamento desse potencial pedem por uma educa??o inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. A muitos ind?genas ainda ? negado o direito pleno a uma educa??o de qualidade. Crian?as ind?genas continuam a ter uma probabilidade menor de serem matriculadas na escola e, por outro lado, s?o mais propensas a apresentar resultados abaixo do esperado em rela??o a crian?as n?o ind?genas. Associada ?s barreiras socioecon?micas e culturais, com frequ?ncia essa marginaliza??o cria um c?rculo vicioso de desvantagens. Essa lacuna moral e de desenvolvimento prejudica a humanidade como um todo.

O direito ? educa??o ? fundamental, como estabelece a Declara??o das Na?es Unidas sobre os Direitos dos Povos Ind?genas (2007) e a Conven??o da UNESCO Relativa ? Luta contra a Discrimina??o no Campo do Ensino (1960). Os sistemas de conhecimento ind?genas det?m muitas respostas para a atenua??o das consequ?ncias da mudan?a clim?tica, e a UNESCO continuar? a recorrer a eles para refor?ar a coopera??o cient?fica para a biodiversidade, assim como a educa??o para o desenvolvimento sustent?vel. Nosso principal desafio consiste em reunir essa riqueza de conhecimento e cultura para o benef?cio de todos, no pleno respeito aos direitos humanos. Esse ? o mandato da UNESCO e o nosso compromisso renovado neste Dia Internacional.

Escrito por Irina Bokova | UNESCO

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