Publicado por Redação em Metodismo, Notícia, Atualidade, Nacional, Banner - 29/05/2017 às 11:57:34

Direitos Humanos Metodista emite pronunciamento sobre violência durante manifestações

Brasilia (DF) - Marcha de trabalhadores das Centrais e movimentos sociais nas esplanadas dos Ministérios foram impedidos de chegar ao Congresso Nacional | Foto UGT
Brasilia (DF) - Marcha de trabalhadores das Centrais e movimentos sociais nas esplanadas dos Ministérios foram impedidos de chegar ao Congresso Nacional | Foto UGT



A Pastoral de Direitos Humanos da Igreja Metodista no Brasil, emitiu no dia 27 de maio um pronunciamento referente a violência sofrida pelos manifestantes, nos últimos protestos.

A agência de notícias ANSA apurou, por exemplo, que ao menos 49 pessoas ficaram feriadas no protesto que aconteceu no dia 24 de maio, em Brasília (DF). Para os metodistas, a data é uma das mais importantes do ano, quando se celebra o Dia do Coração Aquecido, relembrando a experiência religiosa de John Wesley.

Foi com essa informação que a pastoral decidiu iniciar o manifesto, destacando que a experiência de Wesley se baseia em dois pilares: as obras de piedade e as obras de misericórdia.  "Deste modo, o povo metodista é chamado a viver este equilíbrio entre piedade e misericórdia, orando pelo país e seus dirigentes, sendo solidário nas dores e aflições do povo, anunciando o evangelho de Jesus Cristo e denunciando as situações que ameaçam a vida e a dignidade da pessoa humana", defende.

O documento é assinado por Welinton Pereira da Silva, pastor metodista e pessoa de referência da Pastoral de Direitos Humanos da organização. Assim como em outros textos emitidos por metodistas no passado, Welinton defende o valor absoluto da vida humana. "Como cristãos e cristãs as cenas nos causam indignação pela forma como a vida humana foi banalizada, e como igreja comprometida acima de tudo com a vida de todas e todos, condenamos toda forma de violência que coloque em risco a vida das pessoas", explica.

A Igreja Metodista vem se manifestando frequentemente sobre o atual cenário do país, como é o caso do Chamamento ao povo metodista brasileiro, e outros documentos emitidos nos últimos meses dentro do tema. Tanto esses textos como o pronunciamento trazem a preocupação debatida por outros movimentos sociais, de que "o Brasil vive tempos de turbulência onde tem predominado a intolerância e a falta de perspectivas para o povo, são muitas ameaças aos direitos conquistados durante décadas, tais como os direitos trabalhistas e direitos previdenciários", alertam.

O documento completo está disponível no site oficial da organização. Clique aqui para ler.

Redação EC

Posts relacionados

Notícias, Notícia, Metodismo, Episcopal, Nacional, por José Geraldo Magalhães Jr.

Conselheiros Nacionais de Juvenis são empossados pelo Colégio Episcopal

Aconteceu na manhã desse sábado, 19, a posse dos novos Conselheiros Nacionais de Juvenis, Ronaldo Oliveira Barbosa e Jaqueliny Louback Barbosa, na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O ato de posse foi realizado pela secretaria executiva do Colégio Episcopal e contou com a mesa da Confederação Metodista de Juvenis, secretaria para a Vida e Missão da Igreja e amigos do casal que prestigiaram esse momento importante na vida da Igreja.