Publicado por Redação em Notícias, Discipulado - 08/10/2018 às 09:49:55

Desenvolvimento da prática do discipulado na igreja local

2018-10-discipulado-621-800x568.jpg

Foto: FangXiaNuo / Istockphoto.com

Vivenciar de forma empírica o discipulado pes­soal na comunidade local é uma aventura cheia de desafios. À medida que avançamos, encontramos inspirações que nos ajudam a ressignificar nossos pensamentos e atitudes com o propósito de sermos mais semelhantes a Jesus.

Nosso desafio: Discípulos que fazem discípulos. Em Mateus 28.19-20 encontramos o caminho para alcançarmos o que desejamos – “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”.

Como Câmara Nacional de Discipulado, nossa intenção não é percorrer pelo viés de analisar os valores que nos desafiam, mas o da proposta simples e prática para construir uma visão clara do Caminho do Discipulado, o que ele abarca e os seus desafios na comunidade local.

Gosto de dizer que nossa proposta envolve um conjunto de ações que precisamos desenvolver para que nossa comunidade aplique seu potencial e descubra o seu chamado, cumprindo as ordenanças de Jesus. Dentro desse conjunto de ações, quero pontuar as essenciais para que nosso Discipulado seja saudável e frutífero.

Um Planejamento responsável que sinalize aonde e como chegaremos com nossa comunidade. Todo o processo de Discipulado deve partir da responsabilidade pastoral, bem como a condução da sua implantação. O planejamento deve ser prático e eficaz, envolvendo toda a igreja local.

Centro de Formação. Chamamos de Escola de Líderes ou Escola de Discípulos com um trilho de formação específico. É um ambiente de investimento, de formação em nossa comunidade, onde todos/as têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e práticas ministeriais, de ser despertados/as e de se apaixonar, comprometendo-se com a Missão. O centro de formação é o coração da visão do Discipulado e da Igreja em Células.

A Consolidação. Hoje, um dos dramas que enfrentamos é o trânsito religioso. Acreditamos que uma Consolidação responsável promove um maior comprometimento com os novos membros que chegam à nossa comunidade, pois eles/as serão assistidos/as de perto, semanalmente (no mínimo dez encontros), por um membro maduro.

Células ou Grupos Pequenos. A Célula é um excelente meio de cuidado e pastoreio, bem como uma ferramenta eficaz de evangelismo. É um grupo de pessoas reunidas em uma casa ou outro ambiente, semanalmente, para estudar a Palavra, orar, compartilhar, louvar, testemunhar.

Encontros. O Encontro é um retiro espiritual com uma metodologia simples e eficaz para onde as Células enviam novos/as crentes para serem ativados/as, consolidados/as, construírem novos relacionamentos e descobrirem os propósitos de Deus para suas vidas.

Eventos-Ponte. Evento realizado pela Célula (pelo menos um a cada três meses) com finalidade evangelística, ou seja, convidar não crentes para alcançá-los/as para Jesus.

Supervisão. A Supervisão é o elemento-chave para obter sucesso duradouro nas Células. Supervisionar é monitorar, inspecionar, fazer um acompanhamento real. A supervisão mantém a motivação do líder, supre suas necessidades. O coração da supervisão é o cuidado com aqueles/as que estão sendo cuidadores/as no meio da nossa comunidade, é o discipulado pessoal.

Formação Continuada. Além do trilho de formação, o/a discípulo/a é desafiado/a a continuar investindo em sua vida por meio do programa de Formação Continuada da Escola de Líderes. Ele aborda temas de caráter específico para subsidiar o/a líder em sua prática ministerial e potencializar suas habilidades.

Para termos uma igreja saudável, crescendo naturalmente, precisamos ter a clareza das ações que desenvolveremos na comunidade que pastoreamos a fim de construirmos um caminho para a prática do Discipulado. 


Pastora Rosangela Donato | 4ª Região Eclesiástica
Publicada originalmente no Jornal Expositor Cristão de outubro


Posts relacionados

Notícias, Metodismo, Educação, Internacional, por José Geraldo Magalhães Jr.

A educação metodista em tempos de incerteza é tema de Congresso Internacional da ALAIME

O Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodsta, participou do primeiro dia do Congresso Internacional da Associação Latinoamerica de Instituições Metodistas de Educação – ALAIME 2019.

Notícias, Capa, Editorial, Opinião, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC setembro 2019

Nesta edição, destacamos os 90 anos da revista Voz Missionária – um marco na literatura cristã. Na matéria de capa você vai saber como ela surgiu em um período de grande depressão econômica mundial, cujo início foi marcado pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. No entanto, para as mulheres metodistas foi um momento especial.