Publicado por Redação em Notícia - 02/07/2025 às 14:30:58

Culto Celebrativo aos 150 da Imigração Italiana

 

 

 

 

 

Foi uma imensa alegria poder participar do Culto celebrativo aos 150 da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, realizado na Igreja Metodista de Bento Gonçalves, RS, no dia 31 de maio de 2025!

Quando os poucos imigrantes vindos de Treviso e do Friuli chegaram aqui, recém-convertidos à Igreja Valdense[1], encontraram um mundo onde quase tudo estava por fazer, inclusive em termos de organização social e comunitária.

Famílias vieram em busca de um lugar melhor para realizar suas vidas, criar seus filhos e seus descendentes. A maior parte dessas famílias era de tradição Católica Apostólica Romana, mas um pequeno contingente, cerca de sete ou oito grupos familiares, era valdense.

No desenrolar do culto, podíamos sentir como deveria ser um culto dirigido pelo pastor Matteo Donati, que atuou nesta zona colonial italiana por quase trinta anos. Com a liturgia em italiano e português, era possível acompanhar o que aquelas pessoas, sofridas pela viagem, pelas perdas e pela decepção de encontrar somente morros cobertos de florestas, buscavam na convivência comunitária fortalecer a esperança e a fé em Deus para continuar mais um dia. Aqui, tiveram a oportunidade de ter algo que não conseguiram na Itália: a presença de um pastor residente.

Foi emocionante perceber como o Ms. Vicente Dalla Chiesa, pesquisador da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, e a Profa. Vânia Kratz Mendes, historiadora e membro da Igreja Metodista de Bento Gonçalves, ambos integrantes do Grupo de Pesquisa de História do Metodismo no RS, entregaram-se à organização de cada detalhe da liturgia.

De outra sorte, a explanação da pesquisa, realizada por Vicente, foi muito emocionante, inclusive por descobrir a motivação que o levou à pesquisa, a curiosidade infantil de ver uma igreja tão antiga, sempre de portas e janelas fechadas. Mesmo sendo um Católico, foi em busca de significados para o envolvimento de imigrantes italianos com a fé protestante.

Outro presente que recebemos foi a homilia do Dr. Sandro Galazzi e de sua esposa, Ana Maria Rizzante Galazzi. Que noite maravilhosa!  Valeu cada segundo!

Muito importante também foi a disponibilidade do Pastor Miguel Anilton Silva da Silva, abrindo o Templo para receber um evento legitimamente wesleyano e legitimamente ecumênico, com a participação de diversas denominações religiosas, resgatando um dos pilares mais caros aos metodistas.

Parabéns aos organizadores pela ideia e pela sua execução!

 

Norberto da Cunha Garin

Vicente Dalla Chiesa

 

[1] Os valdenses, também chamados de “Pobres de Lyon”, são uma denominação cristã que teve sua origem no século XII, por volta de 1173, em Lyon, na França, com Pedro Valdo, um rico comerciante que, após uma experiência de conversão, abandonou seus bens e passou a pregar o evangelho em língua vernácula (local), em vez do latim, o que era incomum para a época.

 

 


Posts relacionados