Publicado por Redação em Notícias, Internacional - 11/01/2019 às 12:13:12

Conselho Mundial de Igrejas abre seleção para Secretário/a Geral da organização

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) anunciou na última quarta-feira, dia 9, a abertura de seleção para o cargo de secretário/a geral da organização. Hoje o cargo é ocupado pelo Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, que concluirá seu segundo mandato. Em carta comunicando a abertura da seleção, a moderadora do Comitê Central do CMI, Dra. Agnes Abuom, expressou gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo Dr. Olav. “Durante a reunião do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas que aconteceu em junho de 2018, foi anunciado que o nosso secretário geral não aspiraria um terceiro mandato. Damos graças por seu ministério e liderança durante esses últimos anos”, afirmou.

Para esse processo de seleção foi designado um Comitê responsável por analisar as candidaturas, checando se interessados/as possuem as exigências para atuar na função. O prazo para apresentação de candidaturas é até 1 de maio de 2019, para que o comitê realize a pré-seleção de candidatos durante sua reunião de 9 a 11 de julho. Durante o mês de outubro, candidatos/as pré-selecionados passarão por entrevistas, e os finalistas do processo vão participar da eleição para o cargo em março de 2020.

Entre as responsabilidades da função, é informado que a pessoa eleita deverá interpretar e promover a visão estratégica do CMI, que seja compatível com sua Base e Objetivos. Ela também representará a CMI junto às igrejas membro, associações ecumênicas, organismos seculares, autoridades governamentais e diante da sociedade em geral. Todas as funções estão detalhadas no documento divulgado pelo CMI, disponível no final dessa matéria.

O Conselho Mundial de Igrejas

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) é uma comunidade de igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador, segundo o testemunho das Escrituras, e procuram responder juntas a sua vocação comum para glória do Deus único, Pai, Filho e Espírito Santo.

Qualificações

“Se espera que o/a Secretário/a Geral seja um/a teólogo/a e dirigente cristão/ã talentoso/a, qualificado/a e experimentado com um profundo discernimento espiritual”, afirma o texto que pontua as qualificações e requisitos necessários para se candidatar ao cargo. Além disso, é necessário ser um membro ativo, leigo/a ou ordenado/a em uma das igrejas membro do CMI, como é o caso da Igreja Metodista brasileira. Isso é importante para candidatura pois os/as interessados/as deverão receber recomendação por parte da sua igreja. Também é preciso comprovar graduação em teologia, preferencialmente com doutorado, ter fluência no idioma inglês e mínimo de conhecimento em outro idioma de trabalho do CMI, além de conhecer o Conselho e saber demonstrar um compromisso com os objetivos presentes da Constituição da organização.

Você confere todos os detalhes e baixa as fichas em espanhol nos links abaixo:

Funções e Responsabilidades
Formulário de solicitação
Formulário de candidatura

Redação EC
Com informações do CMI


Posts relacionados

Discipulado, Opinião, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

A exigência de viver como discípulos e discípulas de Cristo

A igreja é uma comunidade de discípulos e discípulas de Cristo. Por conseguinte, podemos afirmar que não fomos chamados/as para apenas estarmos em um rol de membros e ocupar espaço em uma igreja (templo), porque sem o norte da verdadeira missão, “participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo”, perderemos o sentido da existência missionária da Igreja (corpo de Cristo).