Publicado por José Geraldo Magalhães em Última Edição - 05/07/2022 às 17:05:13

Conselho Fiscal apresentas relatório

O Conselho Fiscal (CF) da Associação da Igreja Metodista (AIM) apresentou o relatório dos anos 2017 a 31 de dezembro de 2020, pois o de 2021 ainda está em andamento. O presidente do CF, Josué Augusto da Silva (7ªRE) destacou sobre a responsabilidade do conselho. "No estatudo contempla fiscalizar os atos da administração. Nesse período não encontramos nada ilícito. Se não fizermos o e-social dentro do prazo, por exemplo, se houver falha precisa refazer e paga multa porque perde o prazo", disse Josué que prosseguiu com a apresentação.

"Quando analisamos o balanço, o fizemos segundo as normas de contabilidade. Primerio trabalhamos com o regime de competências. Nos últimos anos, nosso balanço é positivo. Os números continuam evoluindo. O balanço patrimonial é um instrumento que todas as empresas usam para tomarem decisões", disse. 

Debates - a pra. Cristiane Capeleti lembrou que em 2012 fiz a pergunta: por que não temos os dados dos nosso imóveis? As regiões não respondem uma solicitação da Sede Nacional. A Igreja Metodusta deve orientar nós a ajudar nossa região a colocar nossos imóveis regularizados. Já temos uma proposta a respeito de transferir os imóveis para as regiões, mas fica meu pedido. Com regularizar nossos imóveis?", perguntou a pastora. 

O Roberto Luiz Pimenta da 1ª Região usou da palavra para elogiar o relatório do Conselho Fiscal. "O Josué fez uma apresentação clara e esclarecedora. Foi muito realista e traz mais um motivo para nossa meditação sobre o que temos que fazer com a nossa igreja", destacou.

Josué respondeu sobre os lançamentos no prejuízo. "Sinceramente, conhecendo os números da Rede e as implicações que nós temos com a recuperação judicial, nós não vamos receber esse dinheiro. Nosso balanço está sensacional para vender nossa "empresa", mas para quem entende de balanço, vai para o ativo e vai verificar que não vai receber o dinheiro. Nosso empréstimo está todo na esfera interna da igreja. Não lançamos no prejuízo para não ficar como esquecido", destacou.

Geisa Nunes de Oliveira, Herlon Romão de Oliveira e Luciano Sathler propuseram ao presidente que levasse ao plenário a proposta para que Josué Augusto da Silva, recebesse a Ordem do Mérito Metodista pelos 40 anos de trabalho na Igreja Metodista. O bispo Luiz Vergílio que presidia a sessão levou a proposta ao plenário por aclamação que foi aprovada e aplaudida de pé.

O balanço será divulgado, posteriormente, jornal Expositor Cristão. 


Conselho Fiscal
- Josué Augusto da Silva (contador):7ª RE
- Vera Cardoso dos Santos: 1ª RE
- Paulo Damas de Souza (contador): 3ªRe
- Mônica Mendes O. França (Técnica Contábil):7ªRE
- Carlos Eduardo - 1ªRE


Veja também:

Todos os boletins diários do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista


Posts relacionados

Última Edição, por José Geraldo Magalhães

Última Edição, Notícias, por José Geraldo Magalhães

21º Concílio Geral aprova proposta para sessão presencial

No início da sessão online do 21º Concílio Geral (CG) no período da tarde de hoje (11), foi lido por Algacyr Júnior da 8ª Região, as considerações da proposta da Cogeam e Colégio Episcopal para que a segunda e as demais sessões da reunião do 21º CG sejam realizados nos dias 3 a 10 de julho de 2022 e que os mandatos atualmente vigentes, sejam prorrogados até 31 de dezembro do mesmo ano.