Publicado por Redação em Metodismo, 20º Concílio Geral - 04/07/2016 às 21:39:03

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica

2016_07_20cg_ce

O segundo dia na Escola de Missões, em Teresópolis dava indícios de que teríamos uma manhã nublada, mas logo o sol deu o ar da graça e os conciliares se dirigiram à plenária para o culto da manhã. Em seguida houve a realização da Conferência doutrinária, pastoral e teológica. Um espaço de diálogo sobre as doutrinas da Igreja sob direção do Colégio Episcopal.

Na dinâmica proposta pelo colégio episcopal as ministrações foram realizadas pelos Bispos e a Bispa: Carlos Alberto, Luiz Vergílio, Marisa, Roberto Alves, Paulo Lockmann e Adonias. Com tempos que levaram entre 10 a 15 minutos, os temas foram tratados de forma específica e debatidos um a um após cada exposição de pensamento.

DSC_0613Sobre o tema Estratégias para o Discipulado, o Bispo Carlos Alberto – reafirmou sobre a importância do Discipulado e a missão para nossa Igreja e a nossa vida cristã, e encerrou com uma provocação do tema para as reações da plenária.

O discipulado é a grande comissão de Cristo, para a igreja. Precisamos entende o discipulado como o modo de ser cristão. Estilo de viver – não é um programa, é a nossa vida! ”

Bispo Luiz Vergílio - Dons e Ministérios - Tem o seu fundamento no sacerdócio universal de todos os cristãos e cristã que vivem o Evangelho na perspectiva voltada ao serviço da Missão do Senhor Jesus Cristo. “Toda nossa formação docente em diversos materiais metodistas – tudo o que é produzido na mais diferentes instancias da igreja devem estar direcionados no fato de que os metodistas são chamados por Deus e orientados pela IM – para a evangelização do mundo”.

Uma igreja conciliar, tema abordado pelo Bispo Roberto Alves – ele explicou que Concílio é – assembleia de metodistas (clérigos e leigos) para deliberar sobre questões de fé, costumes, doutrina, ou disciplina eclesiástica. O que é conciliar? – é chegar a um acordo com alguém, criar uma aliança com o propósito de alcançar um objetivo.

“Não existe unidade se não for para cumprir o mandato missionário de Jesus Cristo! ”, disse o bispo. E encerrou com o pensamento de Wesley: “ No essencial, unidade, no não essencial, unidade; no não essencial, liberdade; em tudo, amor”.

DSC_0527

Um grande consenso foi debatido na plenária: A Escola Dominical é de suma importância para a vida da Igreja Metodista. A responsabilidade de abordar o tema Escola Dominical ficou por conta da Bispa Marisa que também deu ênfase no Discipulado. “A Escola Dominical garante que cada irmão e cada irmã se fortaleça através das escrituras. O discipulado vem para curar a vida, no pessoal. E a Escola Dominical não pode ser substituída pelo Discipulado. Nós estamos falando para a Igreja: ED usa material da Igreja Metodista quem passa disso está em desobediência”. Devemos usar os materiais produzidos pela Igreja.

Depoimento: “Louvo a Deus pela sabedoria e postura da Bispa Marisa De Freitas Ferreira! Discipulado e Escola Dominical igualmente importantes e distintas em formato e espaço. De acréscimo uma aula sobre quadrilátero Metodista e bíblia. Deus é bom!!!!” (Reverenda Shirley M. A. Pinheiro – 3ª RE, assistindo ao 20º CG, online)

Está disponível no canal do Youtube, o material sobre a Escola Dominical através de vídeo aula, o Canal de Educação Cristã – para capacitação de professores e professoras.

DSC_0440Bispo Paulo Lockmann – Eclesiologia, em 1Co 12.27 é uma base de reflexão para uma eclesiologia bíblica.  Para o Bispo Lockmann - “A Igreja é de Jesus! Ele é o princípio - a Igreja existe para anunciar e glorificar o nome do Senhor. Quem fere a Igreja, agride e fere a Cristo; Ressaltamos a importância do respeito com a noiva do cordeiro. A Igreja reveza momentos de 100%, com 100% pecadora – mas ela é o alvo do amor de Cristo”.

Cumprindo a agenda conciliar, o Bispo Adonias encerrou a conferência após reflexões e discussões expostas por delegados e delegadas plenárias. Segundo o bispo um dos objetivos desta conferência é a elaboração de uma carta ao povo metodista contendo reafirmações doutrinárias, para a motivação de caminhada cristã.

“A Igreja Metodista cumpre a sua missão realizando o culto de Deus, pregando a Sua Palavra, ministrando os sacramentos, promovendo a fraternidade e a disciplina cristãs e proporcionando a seus membros meios para alcançarem uma experiência cristã progressiva, visando ao desempenho de seu testemunho e serviço no mundo”(Cânones da IM).

Confira também a reportagem em vídeo:



 

Escrito por Camila de Abreu
Redatora na 3ª RE

Fotos de Henrique Moraes
Fotógrafo na 1ª RE

Posts relacionados

Notícias, Metodismo, Capacitação, Internacional, Missão, por José Geraldo Magalhães Jr.

Juventude metodista firma parceria missionária com jovens do Chile

O treinamento missionário para a juventude chilena, realizado pela agência “Misión de Fe”, em parceria com Agência Malta (Confederação Metodista de Jovens), CIEMAL e liderança nacional de jovens do Chile, aconteceu entre os dias 24 e 30 de janeiro em Buin, região metropolitana de Santiago.