Publicado por José Geraldo Magalhães em Última Edição - 09/07/2022 às 22:34:10

Categoria de Missionário Designado é regulamentada nos Cânones

Após discutir sobre a obrigatoriedade de nomeação pastoral, os conciliares reunidos, em Sorocaba, debateram a proposta (V-7RE-01/13/068) que trata da extinção da categoria Missionário Designado (MD). A proposta contemplava que o processo de nomeação seja mantido na íntegra como no processual canônico, artigos 27 para a Ordem Presbiteral e, artigo 38 para aspirantes a pastores e pastoras sem a designação do/a obreiro/a como MD.

O pastor Ismael Machado Correia destacou a importância do evangelista nos pontos missionários. "Se temos um evangelista em um ponto missionário, aquele evangelista pode ser designado para aquele ponto. Precisamos olhar para o ponto final da missão. Se votarmos a favor dessa proposta não vamos ter condições de manter o missionário designado. Nenhum dos MD's são designados sem uma moradia, um piso de acordo, e o cuidado com nossa região. Como Superintendete,e u pergunto a cada um deles se eles precisamm de alguma coiisa", destacou.

Claudir Dutra da 9ª Rgição destacou a hiistória. "Quando olhamso para Jhon Wesley seria a pessao que proposria a proposta para nós, mas ele encontrou outros meios para fazer com que o metodismo chegasse até nós.fiz Teolgoia na Rema. Quando eu fui para a faculdade me disseram que ia me dar bem, ia ter casa, subsídio entre outras coisas. Se não está regulamentado, unifica para que fique claro para todo mundo. Almas para o evangelista ou um MD é uma necessidade. Ele tem uma paixão missionária e arrancar isso das pessoas é jogar nosso metodismo fora", destacou.

Substitutiva - O Bispo Bruno Roberto propôs que a Comissão de Redação que vá fazer toda a harmonização dos Cânones, que insira dentro dos Cânones a regulamentaação que está publicada no site da Sede Nacional. "Que pegássemos os principais tópicos e inserisse um capítulo à parte nos Cânones para que fique mais clara para todas as pessoas", disse o bispo Bruno Roberto. O presidente, bispo Luiz Vergílio, destacou que se trata de uma nova proposta. "Eu entendo que, de fato, a proposta do bispo Bruno, é uma outra proposta e, se essa não for aprovada, ela daria um regulamento canônico", disse. Ângela Lockmann de Macêdo, retirou a proposta (V-7RE-01/13/068) em nome da 7ª Região Eclesiástica.

Na mesma linha de pensamento do bispo Bruno, Iannick Sucupira Curvelo, sugeriu um adendo na proposta do bispo. "Cria-se a figura do missionário desginado e harmoniza dentro dos cânones porque já está regulamentado", que foi aceito e passado para a comissão de legislação.

Houve várias posições contrárias e a favor da extinção da categoria MD. Após os debates e inserção do adendo na proposta e revisão da Comissão de Legislação, o presidente Luiz Vergílio Batista da Rosa, colocou em votação para que a regulamentação entrasse nos Cânones.

 


Veja também:

Todos os boletins diários do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista


Posts relacionados

Notícias, Última Edição, Boletins 21CG, por Redação

Como acompanhar o 21º Concílio Geral da Igreja Metodista

Acompanhe a cobertura oficial do 21° Concílio Geral da Igreja Metodista, que acontece de 3 a 10 de julho, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.