Publicado por Redação em Página da Criança, Artigo DNTC, Coluna DNTC - 06/02/2018 às 09:07:51

Carnaval: hora de ensinar nossas crianças!

Versículo para memorizar:
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8.8).

Quebra-gelo: 
Corrida de Jornais 

Providencie duas folhas de jornal para cada criança e forme equipes com a mesma quantidade de crianças. As equipes ficam atrás da linha de partida. Quando der o sinal, uma criança de cada equipe coloca o jornal no chão, fazendo a troca de jornal à sua frente e pisando sobre ele, em seguida coloca a outra folha e assim sucessivamente até atingir a linha de chegada. Vence quando todos/as os/as integrantes da mesma equipe terminarem o percurso. Assista ao vídeo em https://goo.gl/RU3j8z. 

Ministração: Carnaval 

Festas e mais festas… Todos nós gostamos de festas! Ficamos alegres, felizes. Há festa para comemorar várias coisas, como aniversário, casamento… (peça para que as crianças deem exemplos). 

Vocês sabem o que significa a palavra carnaval? Uma das explicações é que essa palavra vem do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne”, porque ela antecede o período da quaresma, um período de quarenta dias antes de celebrar outra festa: a Páscoa. Nesse período as pessoas deixavam de comer carne, era um período no qual as pessoas investiam na vida espiritual, preparavam-se espiritualmente para celebrar a ressurreição de Jesus. 

A Bíblia fala sobre as obras da carne e o fruto do espírito: Gálatas 5.19, “Ora as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza… quem pratica estas coisas não herdarão o Reino de Deus”, mas existe o fruto do Espírito: Gálatas 5.22, “Amor, Paz, Alegria…”. 

As obras da carne são aquilo que fazemos que seja considerado pecado porque ferem a nossa vida e a das outras pessoas. O fruto do Espírito é o que Deus quer operar em nós para nos guardar do mal, é o resultado da ação de Deus em nós e que nos orienta a agir na nossa vida e respeitar a vida das outras pessoas. Ele nos ajuda a vencer as nossas atitudes ruins. 

Jesus quer cuidar de nós todos os dias. Ele não quer que O deixemos de lado falando: “fica aqui, Jesus, que eu vou ali fazer coisas que O desagradam e depois eu volto”. Não devemos fazer isso no carnaval e em nenhum outro dia ou em nenhuma outra festa. 

Em Romanos 8.5-8, “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus”. 

Mas as pessoas que amam a Deus e Sua Palavra fazem de tudo para agradá-lo. Quem desobedece à vontade de Deus O deixa triste, mas os que obedecem alegram o Seu coração. A verdadeira alegria é Jesus! 

Equipe DNTC
Publicado originalmente no Jornal EC de fevereiro de 2018. Acesse aqui.


Posts relacionados

Missão, Coluna DNTC, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

DNTC disponibiliza material para Escola Bíblica de Férias

O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças disponibilizou no site da Sede Nacional o material para os/as educadoree/as realizarem a Escola Bíblica de Férias, em julho. Com o tema "Crianças na missão, cuidam da Criação", você encontra o Caderno da EBF, músicas, documentos, atividades, slides da história e muito mais. Abaixo você confere a introdução do DNTC publicado no site da área nacional.