Publicado por Redação em Última Edição - 01/07/2022 às 10:27:45

Candidatos e candidatas ao episcopado #21CG

logo-21-concilio-geral-669-800x568.jpg

As oito regiões eclesiásticas e as duas missionárias elegeram em seus respectivos Concílios Regionais a lista de candidatos/as ao episcopado. Ao todo são 33 nomes, sendo 28 que podem ser eleitos pela primeira vez e 5 que podem se reeleger. A Remne, até o momento, tinha apenas um candidato. Saiba mais sobre o 21º Concílio Geral da Igreja Metodista na edição de junho. Visite a página oficial do 21º Concílio Geral

Veja o álbum de fotos com o perfil de cada candidato(a) no Facebook do Expositor Cristão.


1º Região Eclesiástica

Rev. Paulo Rangel dos Santos Gonçalves

Tem 46 anos, é casado e tem dois filhos. Conta com 20 anos de presbiterado, sendo 6 deles como bispo da 1ª Região Eclesiástica.

Bispo Assistente da Confederação Metodista de Juvenis, do Departamento Nacional de Música e Arte, Pastoral do Colégio Metodista Bennett e do Seminário Metodista Cesar Dacorso Filho. Fez parte do Conselho Diretor do IMFORM e Comissão Ministerial Regional. Antes de ser eleito bispo, no 20º CG, passou por cinco igrejas, entre as quais estão Vila Isabel, Grajaú, Jardim Botânico, Nova Friburgo. Também foi superintendente distrital em Cascadura por dois anos.

Rev. Bruno Roberto Pereira dos Santos

Tem 41 anos, é casado e tem três filhos. Conta com 15 anos de presbiterado passando por sete igrejas da 1ª e 7ª Regiões. De 2017 a 2020 foi superintendente distrital e a partir de 2018 foi designado para a coordenação do programa de formação continuada e para ser professor de homilética e ética cristã no seminário César Dacorso Filho. Já foi delegado nos Concílios Gerais em 2011 e 2016 e será agora em 2022. Eleito membro da Coream para o período de 2018 a 2021 e Cogeam de 2017 a 2021, teve que renunciar por mudança de Região Eclesiástica. Desde 2018 faz parte do Conselho Diretor da Faculdade de Teologia.

Rev. Hélio de Oliveira

Tem 60 anos, é casado e tem um casal de filhos. É coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Tem 20 anos de presbiterado, passando por seis Igrejas. De 2017 a 2022 ocupa o cargo de superintendente distrital do Catete. Foi eleito e reeleito de 2014 a 2019 para a Comissão Regional de Constituição e Justiça, sendo presidente de 2015 a 2019. Recebeu a Medalha Comemorativa pelos 30 anos da Pastoral Regional de Combate ao Racismo da 1ª Região Eclesiástica e o Prêmio Bispo Isac Aço Boas Práticas na Área Social e Defesa dos Direitos Humanos.

Rev. Maximiliano Miler

Tem 49 anos, é casado. Tem 17 anos de presbiterado e pastoreou quatro igrejas na 1ª Região Eclesiástica, sendo Congregação Alto da Independência ( 1 9 9 8 - 2 0 0 1 ) , Piabetá (2002-2011), Realengo (2012-2016) e Pilares (2017-2022). Atua também na área docente como professor do Seminário César Dacorso Filho. Na área regional é secretário regional de discipulado, superintendente distrital de Cascadura (2017-2022). Em 2014 foi preletor do Summer Conference na Igreja Metodista na Estônia.


2º Região Eclesiástica

Rev. Clemir José Chagas

Tem 60 anos, é casado e tem três filhos e quatro netos. Conta com 26 anos de presbiterado na Igreja Metodista. Pastoreou cinco igrejas na 2ª Região Eclesiástica. Foi eleito como delegado ao Concílio Geral da Igreja Metodista por três vezes (2011, 2016 e 2021). Foi membro da Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) em 2011 e da Comissão Ministerial Regional da 2ª Região. Atuou por 12 anos na Coordenação Regional da Pastoral da Juventude, 24 anos como superintendente distrital e 12 anos na Coordenação do Encontro com Deus – programa regional.

Rev. Flávio Trindade Antunes

Tem 49 anos, é casado e tem três filhos. Conta com 23 anos de pre-biterado. Passou por seis Igrejas na 2ª Região Eclesiástica. Por dois anos atuou como coordenador da Pastoral Escolar Centenário/FAMES, foi superintendente distrital três vezes e membro da Expansão Missionária Regional. É a terceira vez que vai representar a região como delegado em um Concílio Geral. Faz parte da Coream e da Comissão Ministerial Regional, além do corpo da Pastoral Colégio Metodista Americano.

Revda. Margarida de Fátima Souza Ribeiro

Tem 57 anos, é solteira. Tem 33 anos de presbiterado. Nesses 33 anos de ministério pastoral passou por diversas igrejas na 2ª Região Eclesiástica e desde 1998 atua como docente na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, em São Bernardo do Campo. Já atuou na Comissão Ministerial Regional e foi eleita como delegada ao Concílio Geral nos anos de 1997 a 2021. Também representou a Igreja Metodista em outros organismos ecumênicos, por exemplo, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI).


3º Região Eclesiástica

Rev. Marcos Antonio Garcia

Tem 56 anos, é casado e tem um casal de filhos. Conta com 38 anos de presbiterado na Igreja Metodista. Pastoreou sete Igrejas na 3ª Região Eclesiástica. Foi superintendente distrital nos anos de 1993 a 2003. Ocupou vários cargos regionais e nacionais, entre eles, o de assessor da federação de juvenis, conselheiro regional dos juvenis, membro do conselho do centro comunitário de Capão Bonito. Pela sexta vez vai participar de um Concílio Geral como delegado. Foi vice-presidente da Cogeam e secretário do Conselho Deliberativo do COGEIME. Além disso, teve outras participações em palestras e eventos.

Revda. Cristiane Capeleti Pereira

Tem 50 anos, é divorciada e tem um filho. Conta com 22 anos de presbiterado ativo na Igreja Metodista. Nesse período passou por nove igrejas e ocupou vários cargos regionais e nacionais, entre eles, ministério regional de liturgia, GT do Plano de Desenvolvimento Missionário, Educação Cristã, pastoreio de pastores, superintendência distrital, assessoria junto aos alunos da Fateo, comissão ministerial regional. Foi eleita como delegada para os Concílios Gerais de 2006 a 2021, membro da Cogeam de 2012 a 2016.

Rev. Reinaldo Carvalho Monteiro

Tem 53 anos, é casado e tem dois filhos. Há 22 anos atua como presbítero na Igreja Metodista. Pastoreou 13 igrejas, sendo que de 2007 a 2017 foi nomeado para a Central em Pindamonhangaba, Ponto Missionário em Moreira César e Araretama. Na região foi superintendente distrital em 2003 e nos anos de 2011 a 2017. De 2016 a 2022 faz parte do Grupo de Trabalho Regional de Discipulado na 3ª Região Eclesiástica. Pela segunda vez ele vai como delegado ao Concílio Geral.


4º Região Eclesiástica

Rev. Roberto Alves de Souza

Tem 56 anos, é casado e tem uma filha. Conta com 31 anos de presbiterado ativo na Igreja Metodista. Pastoreou seis igrejas. Já foi superintendente distrital, professor do Seminário César Dacorso Filho, participou do Conselho Diretor da Fateo, foi assessor Episcopal na Faculdade de Teologia e membro da Coream, onde foi vice-presidente e delegado ao Concílio Geral que o elegeu como Bispo da Igreja, em 2006. Atualmente está no 3º mandato episcopal. É bispo assistente da Confederação das Sociedades Metodistas de Homens, Concílio de Bispos/as da América Latina e Caribe (México), Concílio Mundial Metodista (Londres), entre outros.

Revda. Elizabete Altino

Tem 55 anos, é solteira. Tem 22 anos de presbítera na Igreja Metodista. Pastoreou sete igrejas. Ocupou diversos cargos regionais e nacional. Entre eles, superintendente distrital, assessora da Federação Metodista de Mulheres da 4ª Região, supervisora do Campo Missionário Distrital em Perocão, Guarapari/ES, integrante do Conselho Diretor da Fundação Metodista Ação Social – São Gabriel/BH, GT Concílio Regional. É a terceira vez que vai como delegada ao Concílio Geral. Foi designada para a Comissão de Disciplina Clériga em 2017 e 2021.

Rev. Marcílio Gonçalves Pereira Filho

Tem 56 anos, é casado e tem dois filhos. Conta com 15 anos de presbiterado na Igreja Metodista e 27 de nomeação pastoral. Pastoreou três igrejas na 4ª Região Eclesiástica. Fez parte da Câmara Regional de Discipulado. Foi superintendente distrital, secretário regional de Planejamento, GT de organização de Concílios Regionais, diretor administrativo da Fundação Metodista de Ação Social e Cultural, presidente da Comissão Ministerial Regional, delegado ao 20º Concílio Geral duas vezes e membro da Coream de 2014 a 2022.

Rev. Wesley Soares do Nascimento

É casado e tem 3 filhos. Tem 24 anos de presbiterado. Nesse tempo pastoreou seis igrejas, sendo Além Paraíba/MG duas vezes (2003 a 2007 e 2018 a 2019). Ocupou vários cargos regionais e nacionais, entre os quais, superintendente distrital – Distrito Sul de BH e Norte de Minas Gerais –, coordenador da Câmara Regional - Lares de Paz da 4ª Região, membro da Coream e Cogeam, delegado ao Concílio Geral pela 4ª vez consecutiva. Já conheceu outras igrejas metodistas em outros países: Chile, Peru, Moçambique, Coreia do Sul e Inglaterra.


5º Região Eclesiástica

Rev. Adonias Pereira do Lago

Tem 62 anos, é casado e tem um casal de filhos. Conta com 36 anos de presbiterado. Passou por três igrejas até ser eleito bispo em 2006. Na região, antes da eleição episcopal, já foi superintendente distrital, representante regional no Encontro Nacional de Avivamento (ENAVI), membro da Coream, delegado ao Concílio Geral por três vezes, membro do Conselho Diretor do Acampamento metodista em Caldas Novas. Como bispo, foi presidente e secretário do Colégio Episcopal, presidente das Assembleias das Instituições e já foi designado para a Câmara de Discipulado, Confederação de Homens e Jovens, Conapeu, bispo assessor da Remne. No exterior participou de vários eventos da Igreja Metodista.

Rev. Éber Borges da Costa

Tem 50 anos, é casado e tem um casal de filhos. Conta com 24 anos de presbiterado na Igreja Metodista. Passou por cinco igrejas desde a primeira nomeação em 1993. Foi diretor do Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco. Desde 2014 é professor na Faculdade de Teologia e de 2012 a 2022 faz parte da Coordenação Nacional de Educação Cristã. Eleito para a comissão Ministerial de 2000 a 2013, teve três mandatos na Coream e foi eleito como delegado ao Concílio Geral quatro vezes, sendo secretário de atas do Concílio em 2016 e fez parte da Comissão de Exame de Atas em 2011.

Rev. Natanael Pereira do Lago

Casado e tem três filhos. Este ano completa 27 anos de presbítero ativo na Igreja Metodista. Nesse tempo pastoreou sete igrejas na 5ª Região Eclesiástica. Ocupou alguns cargos regionais, entre eles, membro do Conselho Regional - Bispo Messias Andrino, coordenador regional do Ministério de Oração, superintendente distrital por dois mandatos, eleito para a Coream por três vezes e Comissão Ministerial Regional por duas. Já fez parte de vários Conselho de pastores, por exemplo, em Presidente Venceslau, Campo Grande, Ribeirão Preto, além de Capelania Hospitalar.

Rev. Ubiratan Silva

Tem 67 anos, é casado e tem três filhos. Integram-te da Força Aérea Brasileira nas funções de terceiro sargento a suboficial. Tem 14 anos de presbítero na Igreja Metodista. Nesse período passou por três igrejas na 5ª Região Eclesiástica. Ocupou alguns cargos regionais e nacional, sendo coordenador regional de Discipulado, membro da Câmara Nacional de Discipulado, superintendente distrital, presidente da Comissão de Disciplina, membro da Coream, delegado ao Concílio Geral. Já fez intercâmbio com a Suíça, em 2008; Egito, em 2012; e Israel, em 2018, como investimento ministerial.


6º Região Eclesiástica

Rev. Eduardo Villa Nova

Tem 63 anos, é casado e tem uma filha. Conta com 29 anos de ministério presbiteral na Igreja Metodista. Nesse tempo pastoreou cin-co igrejas na 6ª Região Eclesiástica. Já foi conselheiro da Federação de Jovens de 1993 a 1996 e superintendente distrital. Membro da Coream por dois mandatos (2001 a 2004 e 2013 a 2016). Em outras instituições está envolvido com a SEPAL (Serviço de Evangelização para América Latina) e MAPI (Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas - Discipulado).

Rev. Fernando Cesar Monteiro

Tem 55 anos, é casado e tem duas filhas. Conta com 26 anos de presbiterado. Pastoreou três igrejas na 6ª Região nesse período. Ocupou vários cargos regionais, sendo superintendente distrital, fez parte do Conselho Diretor Cemetre, no qual também foi professor, foi secretário regional de Missões e membro da Coream. Teve participação em muitos projetos missionários e intercâmbios (Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Gana, Jordânia) e introduziu pro-jetos na Tailândia e Chade. Está envolvido com a implantação de discipulado em vários países, como Paraguai, Peru, Panamá e Argentina.

Rev. Jonadab Domingues de Almeida

Tem 55 anos, é divorciado e tem três filhos. Atua há 27 anos como presbítero. Nesse tempo pastoreou 11 igrejas na 3ª e 6ª Regiões. Foi diretor-executivo e capelão do Recanto Metodista Bispo Dawsey, assessor episcopal para Acompanhamento de Alunos/as recomendados/as da 6ª Região, superintendente distrital e participou da Comissão Ministerial Regional. Pela quinta vez vai ao Concílio Geral como delegado, sendo dois deles como secretário-executivo do CG. Ocupou outros cargos nacionais: Professor e Conselho Diretor da Faculdade de Teologia, CO-NET, Conselho Superior de Administração – CONSAD, entre outros.


7º Região Eclesiástica

Rev. Bruno Fernandes Soares

Tem 40 anos, é casado e tem dois filhos. Conta com 14 anos de presbiterado na Igreja Metodista. Nesse período ministerial pastoreou quatro igrejas. Desde 2015 é superintendente distrital na 7ª Região Eclesiástica. Nos anos de 2016 e 2017 foi o representante da 7ª Região no Conselho Diretor do Seminário César Dacorso Filho. Foi eleito para Comissão Ministerial Regional, Comissão de Relações Ministeriais e Coream de 2018 a 2022. Até 2021 foi presidente do Conselho de Pastores de Araruama.

Rev. Ewander Ferreira Macedo

Tem 46 anos, é casado e tem um casal de filhos. Conta com 20 anos de presbiterado. Passou pelas regiões: 1ª, 4ª, 7ª e Remne. Nesse tempo, pastoreou cinco igrejas. Ocupou diversos cargos regionais: assessoria para o pastoreio de novos pastores na 4ª RE, supervisor do circuito agreste de Pernambuco e representante da REMNE no Ministério Nacional de Santidade e Avivamento, secretário regional de Missões na Remne, Ministério Regional de Discipulado (1ª RE), superintendente distrital (1ª e 7ª Regiões). É delegado ao Concílio Geral desde 2011. Professor de História e Teologia Metodista e Missão no seminário teológico César Dacorso Filho, da 1ª RE, e no Instituto Paulo Lockmann.

Rev. Nelson Magalhães Furtado

Tem 68 anos, é casado e tem três filhos. Conta com 31 anos de presbiterado na Igreja Metodista. Pastoreou sete igrejas na 1ª e 7ª Regiões Eclesiásticas. Desde 2001 está como superintendente distrital. Fez parte da Comissão de Relações Ministeriais, foi eleito por seis vezes para a Comissão Regional de Justiça, da qual é presidente, foi presidente da Comissão de Legislação no Concílio Geral. É professor da Faculdade de Teologia Bennet. De 2000 a 2011 foi membro da Comissão Geral de Constituição e Justiça, a CGCJ.


8º Região Eclesiástica

Revda. Hideíde Aparecida Gomes de Brito Torres

Tem 49 anos, é casada e tem duas filhas. Atua há 18 anos como presbítera, sendo 5 deles como bispa na 8ª Região Eclesiástica . Pastoreou três igrejas na 4ª Região. Foi eleita bispa no 20º CG. Antes do episcopado, ocupou vários cargos, entre eles, de assessora regional para a Caminhada para Emaús, secretária da Coream por dois mandatos, delegada ao Concílio Geral por três vezes, sendo secretária de Atas nos Concílios Regionais e no Geral, em 2011. Fez parte da Comissão de Correção da Prova da Ordem, assessoria aos departamentos Escola Dominical, DNTC e Expositor Cristão, sendo redatora deste último de 2008 a 2012. Já atuou como docente titular na UFV. É colunista da Voz Missionária desde 2000.

Rev. Bruno de Oliveira Sahb

Tem 47 anos, é casado e tem um filho. Atua há 15 anos como presbítero ativo na Igreja Metodista. Desde a primeira no- meação, em 2006, já pastoreou duas igrejas na 5ª e 8ª Regiões Eclesiásticas. Iniciou no campo missionário, onde foi superintendente integral dos Campos Missionários da 5ª Região. Foi eleito membro da Coream na 8ª Região e eleito como delegado para o 20º e 21º Concílio Geral da Igreja Metodista.

Rev. Nivaldo Francisco Dias

Tem 49 anos, é casado e tem dois filhos. Atua há 20 anos como presbítero ativo na Igreja Metodista. Nesse período passou por sete igrejas na 2ª, 5ª e 8ª Regiões Eclesiásticas. Foi superintendente distrital (5ª RE), conselheiro regional de juvenis (2ª RE) e pastoral junto aos juvenis (2ª RE). Foi membro da Coream na 5ª e 8ª Regiões Eclesiásticas. Eleito delegado ao 20º e 21º Concílio Geral. Fez parte da Comissão Transitória de Legislação/Suplente da 8ª RE na COGEAM. Membro da Correção da Prova da Ordem Presbiteral, Pastoral Universitária e Escolar IPA/Americano e Pastoral Universitária e Escolar IMC.

Rev. Sérgio Nascimento dos Santos

Tem 63 anos, é casado e tem quatro filhos. Conta com 24 anos de presbiterado. Pastoreou quatro igrejas nesse tempo na 5ª e 8ª Regiões Eclesiásticas. Foi superintendente distrital na 5ª e na 8ª Regiões. Representante Episcopal junto aos/os alunos/as da 5ª RE na Faculdade de Teologia. Representante da 5ª RE na Câmara Nacional de Discipulado, coordenador regional de Discipulado, fez parte da Comissão Ministerial Regional, membro da delegação da 5ª RE ao 17º Concílio Geral em Maringá e em 2008 e 2009 foi presidente da Comissão de Relações Ministeriais.


Região Missionária do Nordeste (REMNE)

Rev. André Luiz de Carvalho Nunes

Tem 55 anos, é casado e tem um casal e filhos. Atua há 30 anos como presbítero ativo na Igreja Metodista. Pastoreou três igrejas nesse período, sendo Central de Vitória da Conquista/BA, Central de Campina Grande/PB e Central do Salvador/BA. Ocupa o cargo de superintendente distrital desde 2001. Foi coordenador da Pastoral Carcerária, do Ministério de Avivamento e Santificação e do Ministério de Discipulado. Já participou de vários cursos, congressos e treinamentos sobre liderança.


Região Missionária da Amazônia (REMA)

Rev. Fábio Cosme da Silva

Tem 57 anos, é casado e pai de uma filha. Atua há 28 anos como presbítero na Igreja Metodista, sendo 5 deles como bispo na Região Missionária da Amazônia. Pastoreou duas igrejas – Santa Rita do Passa Quatro, em Ribeirão Preto, e Rondonópolis, em Mato Grosso, ambas na 5ª Região Eclesiástica. Foi eleito bispo em 2016 no 20º Concílio Geral, sendo designado para a Rema. De 2017 até o momento, é designado para acompanhar a Câmara Nacional do Discipulado. Participou da produção do Manual do Discipulado na 5ª RE e exerceu a função de superintendente distrital por 11 anos no distrito de Mato Grosso.

Rev. João Coimbra Filho

Tem 49 anos, é casado e tem três filhos. Conta com 17 anos de atuação como presbítero na Igreja Metodista. Pastoreou cinco igrejas na Rema. Ocupou diversos cargos regionais e nacional. Foi superintendente distrital em Rondônia, Pará e Amapá, onde também atuou como superintendente missionário, assessor acadêmico da Faculdade de Teologia, secretário de Educação da REMA, coordenador do Curso de Evangelista na REMA, supervisor do POV, presidente da Comissão Ministerial, delegado clérigo ao 19º, 20º e 21º Concílio Geral. É também Pessoa de Referência da Pastoral Indigenista.

Revda. Luciana Soares Rego

Tem 48 anos, é casada e tem dois filhos. Atua há 15 anos como presbítera na Igreja Metodista. Pastoreou quatro igrejas nesse período. É capelã do SEASSO - Serviço Social da Polícia Militar do Estado de Rondônia, superintende distrital - Distrito Sul de Rondônia, foi capelã do 3º Batalhão da Polícia Militar de Vilhena/RO e de 2012 até hoje é capelã no 2º Batalhão da Polícia Militar de Ji-Paraná/RO. Foi secretária de expansão missionária da REMA e secretária da Coream. Foi eleita para vários mandatos na Coream, membro da Comissão Ministerial Regional e delegada clériga para o 20º e 21º Concílio Geral.

Revda. Elisângela Lima da Silva Hifran

Tem 48 anos, é casada e tem um casal de filhos. Em 2018 Concluiu convalidação em teologia. A primeira nomeação foi em 2003. Passou por quatro igrejas nesse tempo. De 2007 a 2011 foi assessora episcopal para a Sociedade de Mulheres. De 2012 a 2022 está como superintendente distrital. No último biênio é coordenadora do Trabalho Regional com crianças e coordenadora do POV – Programa de Orientação Vocacional. Por dez anos foi membro da Coream e atuou como secretária do Concílio Regional, Comissão Ministerial Regional e pela terceira vez vai como delegada ao Concílio Geral.

 


Tags: candidatos-ao-episcopado, 21cg


Posts relacionados

Notícias, Última Edição, por Redação

Transmissão de sessão online do 21ºCG é suspensa por decisão da maioria

O conclave está sendo transmitido online pelo canal no youtube da Igreja Metodista e a cobertura está sendo realizada pelo jornal Expositor Cristão. Contando com a equipe de infraestrutura e técnica da Universidade Metodista de São Paulo, apoio da 3ª Região e comunicação da área nacional, são 16 pessoas que estão dando suporte para que o evento seja transmitido e noticiado da melhor forma possível. Agora a tarde, a transmissão foi suspensa por decisão da mesa.