Search

Brasil já tem mais de mil escolas ocupadas contra a PEC 241

Imagem da Escola Dom Pedro II, durante assembleia de alunos que ocupam o local
Imagem da Escola Dom Pedro II, durante assembleia de alunos que ocupam o local | Foto: Alunos da institui??o

(EBC) – Em rea??o ? medida provis?ria (MP) que reforma o ensino m?dio e a Proposta de Emenda ? Constitui??o 241, que imp?e um limite aos gastos p?blicos pelos pr?ximos 20 anos, estudantes realizam ocupa?es em escolas pelo pa?s. Em todo o pa?s, 1.016 escolas estavam ocupadas at? a noite de sexta-feira (21), de acordo com a Uni?o Brasileira dos Estudantes (Ubes).

No Distrito Federal, pelo menos duas escolas e cinco institutos federais est?o nessa situa??o, segundo a Ubes. Os estudantes do DF das institui?es ocupadas conversaram com a Ag?ncia Brasil e disseram que ? preciso melhorar o ensino m?dio, mas dizem que alunos, professores e funcion?rios de escolas e institutos federais precisam ser ouvidos antes dessas mudan?as serem implementadas. Quanto ? PEC 241, dizem que vai reduzir os investimentos na educa??o.

Uma delas ? o Centro de Ensino M?dio 304 de Samambaia (CEM 304), que est? ocupada pelos estudantes desde a quarta-feira (19). Cerca de 130 pessoas participam diariamente das atividades de mobiliza??o no centro de ensino, de acordo com a organiza??o do movimento. A jovem Tainara Almeida, 18 anos, aluna no 3?ano do ensino m?dio da escola ? uma delas e diz concordar que ? preciso melhorar o ensino m?dio, no entanto, ela reclama que houve falta de di?logo com os estudantes sobre a reforma.

?Existe problema no ensino m?dio e n?o ? de agora, mas a grande quest?o ? que ningu?m veio conversar com os estudantes, com os professores, com a comunidade, que s?o os principais atingidos. Isso ? preciso ser discutido nas escolas e n?o por quem n?o utiliza o ensino p?blico. Nosso principal objetivo ? sermos ouvidos e que possam, acima de tudo, dialogar com a gente.?, disse.

Fim de disciplinas

Tamb?m concluinte do ensino m?dio no CEM 304, Mariana Benigno, 16 anos, diz estar preocupada com a retirada de obrigatoriedade de disciplinas do curriculum prevista na medida provis?ria da reforma do ensino m?dio. ?O governo estava usando a reforma do ensino m?dio para torn?-lo mais atraente, mas n?o vemos isso. Querem tirar mat?rias que nos fazem pensar, que fazem a gente conhecer as correntes ideol?gicas e as pol?ticas?.

Mariana tamb?m disse considerar que a PEC 241 vai comprometer os investimentos na educa??o. ?A demanda por recursos vai crescer e o dinheiro que est? sendo investido hoje n?o vai dar conta da demanda?, disse.

Para Mariana, a reforma do ensino m?dio deve garantir um cronograma mais flex?vel e melhorar a estrutura das escolas.

Enem

No ?ltimo dia 19, o ministro da Educa??o, Mendon?a Filho, disse que a aplica??o do Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem) deve ser cancelada nas escolas ocupadas, caso elas n?o estejam liberadas at? o dia 31 de outubro. ? o caso do CEM 304 de Samambaia. Segundo Tainara e Mariana, o movimento avalia a possibilidade de desocupar a escola durante os dias de aplica??o da prova do Enem.

No campus de Riacho Fundo do Instituto Federal de Bras?lia (IFB), a ocupa??o come?ou na segunda-feira (17). Acampados em barracas no p?tio da institui??o, os estudantes t?m um calend?rio di?rio de atividades que inclui debates, aul?es e oficinas.

O aluno do curso t?cnico em hospedagem no IFB do Riacho Fundo, Diego, 18 anos, pediu para ser identificado apenas pelo primeiro nome e relatou que tamb?m considera que as mudan?as proposta deveriam ter sido discutidas com os estudantes, professores e a comunidade escolar. Ele diz que a ocupa??o no instituto federal vai continuar por tempo indeterminado. ?Come?amos a ocupa??o e fizemos tr?s assembleias para conscientizar estudantes e servidores e mostrar o que t?nhamos de propostas. A gente vai continuar a ocupa??o por tempo indeterminado?, disse.

Colega de Diego no curso t?cnico de hospedagem, Tha?s, de 16 anos, tamb?m preferiu n?o revelar o sobrenome e critica a proposta de ampliar a carga hor?ria do ensino m?dio. ?A gente n?o concorda porque os dados n?o batem, querem colocar um teto nos recursos que ir?o para a educa??o e sa?de e aumentar a carga hor?ria de todas as escolas, mas a maioria delas n?o t?m estrutura para isso?, disse.

Para Tha?s, a reforma no ensino m?dio at? deve ser considerada, mas antes ? preciso ouvir os estudantes sobre as mudan?as necess?rias e direcionar mais recursos para a educa??o. ?? consider?vel que aconte?a essa reforma no sentido de direcionar para um curso profissionalizante, para as ?reas de humanas ou exatas, mas n?o houve debate com os alunos para saber o que era melhor e, com cortes de gastos, n?o vai funcionar?, disse a estudante.

Ministro

Em declara??o recente, o ministro da Educa??o, Mendon?a Filho, rebateu cr?ticas de falta de di?logo na reforma no ensino m?dio. Segundo ele, a discuss?o em torno do tema ? feita desde 1998. “Eu acho um absurdo falar em precariza??o, n?o tem como encarar esse contexto tr?gico [do atual ensino m?dio] e ficar olhando a banda passar. Tem que agir e estamos agindo na urg?ncia e na relev?ncia que o assunto merece. Quem quer discutir, participa de audi?ncia p?blica no Congresso Nacional e at? de protestos, mas n?o pode impedir quem quer se submeter ? prova do Enem”, disse Mendon?a.

Em posicionamento divulgado nos ?ltimos dias pelo Minist?rio da Educa??o, o ministro Mendon?a Filho, defendeu a PEC 241 dizendo que o teto de gastos proposto refor?a o compromisso do governo com o equil?brio das contas p?blicas, al?m de garantir a governabilidade econ?mica. No ?ltimo dia 6, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a PEC preservar? a sa?de e a educa??o, sem retirar direitos dessas ?reas.

Mudan?as no Ensino M?dio

Com a Medida Provis?ria do Ensino M?dio, a inten??o ? que o ensino m?dio tenha, ao longo de tr?s anos, metade da carga hor?ria de conte?do obrigat?rio, definido pela Base Nacional Comum Curricular, ainda em discuss?o. O restante do tempo deve ser flexibilizado a partir dos interesses do pr?prio aluno e das especificidades de cada rede de ensino no Brasil. Os alunos poder?o escolher seguir algumas das seguintes trajet?rias: linguagens, matem?tica, ci?ncias da natureza e ci?ncias humanas.

Escrito por?Yara Aquino – Rep?rter da Ag?ncia Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas notícias
Categorias

Assine nossas notícias

A inscrição é gratuita!