Search

Sustentabilidade Financeira: Cuidando da Criação de Deus

“O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”
(Gênesis 2.15)

 

Uma vida bem-sucedida se estabelece quando entendemos nosso propósito e nossa capacidade. A palavra de Deus em Gênesis 2.15 evidencia que desde a criação do ser humano, Deus havia instituído o nosso propósito e capacidade. O Senhor nos tomou e nos colocou a responsabilidade de cultivar e guardar, ou seja, cuidar com atenção e tomar conta da criação como imagem e semelhança Dele. Somos apenas mordomos, chamados a administrar com responsabilidade o que Ele nos confiou. Por isso, a Bíblia nos instrui:

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons mordomos da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém (1 Pedro 4.10-11)

Em um mundo que atravessa crises econômicas, consumismo desenfreado e desigualdades sociais, refletir sobre sustentabilidade financeira é mais do que uma questão de sobrevivência: é um exercício de fé, amor e cuidado com a criação de Deus.

Assuma seu Propósito e sua Capacidade em Deus

“Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro deu dois e a outro deu um, de acordo com a capacidade de cada um deles; e então partiu.” (Mateus 25:14,15)

A parábola dos talentos nos confirma o propósito e a capacidade que temos em Deus, o Senhor distribuiu seus bens e deu os talentos a cada um conforme sua capacidade de multiplicar. Então não tenha medo, não perca a oportunidade que Deus te dá para gerir os recursos, multiplique e frutifique. Assuma o seu propósito e capacidade como filho de Deus e avance no reino de Deus em todas as áreas de sua vida, inclusive na vida financeira, pois é Ele quem tem te dado estes recursos.

E Deus, que dá semente ao que semeia e pão para alimento, também suprirá e aumentará as sementes e multiplicará os frutos da justiça de vocês. Assim, vocês serão enriquecidos em tudo para toda generosidade, a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus” (2 Coríntios 9:10,11)

Como filho de Deus, feitos à sua imagem e semelhança, somos chamados a entender que é Ele quem vai suprir nossas necessidades, “pão para alimento” e Ele quem nos dá as sementes para serem semeadas, “dá semente ao que semeia”. Nosso problema é que comemos do pão para alimento e comemos das sementes que foram dadas para semear, assim ficamos sem colheita e não cumprimos nosso propósito, muito menos exercemos nossa capacidade de cuidar e guardar. “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode” (Provérbios 21.20)

A sustentabilidade financeira, não se resume a acumular riquezas, mas a cultivar uma postura de cuidado, de provisão para o futuro e de generosidade com o próximo, é assim que crescemos e avançamos no Reino de Deus.

Em Lucas 16.10 Jesus nos ensina: “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”. Desta forma, somos chamados à responsabilidade de fazermos a gestão dos recursos dados por Deus, agindo com a fidelidade nas pequenas decisões financeiras do dia a dia, como bons administradores, não apenas quando temos abundância, mas principalmente quando enfrentamos escassez. A sustentabilidade começa com a fidelidade — com o cuidado, o zelo e a consciência de que tudo o que temos pertence ao Senhor.

Na prática, esse chamado pode se traduzir em passos simples, mas transformadores em nossa caminhada de vida, testemunhando a palavra e o poder de Deus:

  • Identificar e Conhecer os Recursos: faça um levantamento minucioso de todas as suas receitas e despesas, análise e contabilize todos os seus custos, pois só conseguimos controlar o que conhecemos.
  • Planejamento Consciente: organize um orçamento mensal, distinguindo necessidades reais de desejos momentâneos, refletindo sobre suas prioridades espirituais e familiares.
  • Dívidas sobre controle: evite compromissos que não pode honrar, que escravizam a mente e o coração, renegocie as dívidas, busque sempre soluções responsáveis para quitar o que foi assumido e tenha confiança e paz em Deus.
  • Generosidade ativa: contribuir com alegria e regularidade para a obra de Deus, lembrando que cada oferta é semente de transformação e que a generosidade é fonte de prosperidade. “Uns dão com generosidade e têm cada vez mais; outros retêm mais do que é justo e acabam na pobreza. A pessoa generosa prosperará, e quem dá de beber terá a sua sede saciada” (Provérbios 11. 24,25).
  • Contentamento diário: aprender a viver com que tem. Ou seja, mantenha a simplicidade, busque o crescimento e as conquistas em Deus, celebrando o suficiente e reconhecendo as bênçãos já recebidas. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho” (Filipenses 4.11).

A prática desses passos evidencia a nossa dedicação em viver o propósito e a capacidade dada por Deus.

Como testemunho inspirador, em uma Igreja Metodista, um grupo de irmãos decidiu aplicar os princípios da mordomia cristã em suas finanças pessoais, através de estudo bíblico e passos práticos sobre sustentabilidade financeira, criaram uma rede de apoio para ajudar uns aos outros com planejamento, renegociação de dívidas e incentivo à generosidade. Em menos de um ano, testemunharam milagres: famílias saíram do vermelho, aumentaram suas contribuições à igreja e iniciaram projetos sociais no bairro. A fidelidade no pouco gerou abundância para muitos, quando há fidelidade e sabedoria em viver o propósito de Deus, a promessa se cumpre e portas são abertas, com provisão e multiplicação no reino.

Deus nos chama a cuidar da criação e isso inclui a forma como usamos o dinheiro. Que tal rever seus hábitos financeiros hoje? Que tal orar antes de cada decisão de compra, planejar com propósito e contribuir com alegria? A sustentabilidade financeira é um ato de fé, uma expressão de amor ao próximo e uma forma de glorificar a Deus. Comece agora. O pouco que você tem pode ser o muito que Deus usará para transformar vidas.

 

 

 

Fabrício Roger de Souza Lopes
Graduado em Teologia e Administração
Pós-Graduado em Controladoria e Finanças
Pós-Graduando em Administração Estratégica e Gestão de Negócios
Pastor Presbítero Nomeado como Secretário Regional de Ação Administrativa na 7ª Região Eclesiástica e como Pastor no Campo Missionário na Tijuca – Teresópolis R.J.
Cidade de Teresópolis R.J.
@prfabriciolopes
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fabr%C3%ADcio-roger-de-souza-lopes-68b75a35

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas notícias
Categorias

Assine nossas notícias

A inscrição é gratuita!