Search

Cuidar de quem cuida é um ato sagrado

 

A frase “cuidando de quem cuida” foi a inspiração que movimentou todo o processo de construção dos retiros pastorais. A 4ª RE realizou, entre o final de agosto e o início de setembro, dois retiros com pastores e pastoras com até 15 anos de ministério.

Esses encontros foram marcados por momentos de quebrantamento, partilha de experiências, atenção ao cansaço e ao esgotamento, mas, sobretudo, pela busca da prevenção do adoecimento físico, emocional e espiritual. O desafio central foi cuidar de quem está iniciando sua caminhada ministerial, para que cada um e cada uma possa viver plenamente o chamado que Deus confiou.

Uma vez formada a equipe de pastoreio de pastores e pastoras, iniciamos um processo de construção de uma pesquisa anônima. Nela, os participantes identificavam apenas o tempo de ministério (0 a 5 anos, 6 a 15 anos ou 16 anos em diante), com o objetivo de compreender as diferentes demandas de saúde e vitalidade em cada fase. A intenção era discernir os desafios próprios de cada etapa ministerial.

Confesso que foi impactante constatar a urgência dos cuidados preventivos para os grupos que estão no início de sua jornada pastoral, a fim de que não cheguem ao colapso. Foi igualmente significativo apresentar os dados da pesquisa e sua análise: muitos se surpreenderam ao perceber que não estavam sozinhos em suas lutas. Ficou evidente a necessidade de cultivar amizades genuínas entre colegas de ministério, para que, nos dias de crise, encontrem companheiros de jugo, verdadeiros amigos que os sustentem no momento da adversidade.

Como parte do feedback, aplicamos outra pesquisa ao final dos encontros. Nela, os participantes apontaram anseios que ainda carregam em sua caminhada ministerial. Reconhecemos que apenas um retiro não é suficiente para atender a todas as demandas e questões individuais. Contudo, reafirmamos nossa disposição em promover novas iniciativas que fortaleçam o cuidado pastoral e o bem-estar integral dos servos e servas de Deus.

Concluo afirmando que foi uma experiência enriquecedora servir aos pastores e pastoras de nossa região. Contamos com você, que também recebeu este chamado, para se dispor a cuidar de quem cuida.

 

Revda. Fátima Cristina Silveira
Pastora e psicóloga
Igreja Metodista em Monte Castelo (Juiz de Fora-MG)
@pracristinasilveira

 

 

 

Louvo a Deus por este tempo precioso que pudemos juntos desfrutar da comunhão. Foi um tempo muito agradável e inspirador. Fomos ativados em fé e renovados pelo Espírito Santo. As palavras do bispo foram muito profundas e claras. Várias questões foram levantadas e várias soluções e caminhos foram apontados. As palestras foram muito boas e os grupos de partilha foram importantíssimos, nos dando a sensação de estarmos sendo ouvidos e que não estamos sozinhos, que existe uma cobertura sobre nós, líderes que estão se importando, cuidando e nos auxiliando.

Pr. Silas Coutinho
Pastor na Metodista em Botafogo

 

 

O retiro de pastoras e pastores foi uma oportunidade de experimentar uma pausa na correria da vida, relembrar as conexões que fizemos ao longo do ministério e fazer leituras da jornada.  Talvez você esteja se perguntando como eu fiz isso, vamos lá.

Quando obtivemos as análises da pesquisa que respondemos (ali não eram apenas minhas respostas, todavia, nossas respostas enquanto corpo pastoral), pude perceber que algumas preocupações não são apenas “minhas preocupações”, mas, sim nossas. E foi nesse lugar que ouvi das pessoas que vivem a “mesma realidade” que eu, as alegrias e os descontentamentos da caminhada.

Para mim foi muito interessante a oportunidade de nos subdividirmos em grupos menores como espaço de fala e escuta ¾ como oferta de não permanecer apenas ali essas novas conexões que a igreja nos proporciona. Além da alegria de retomar os vínculos com os amigos da caminhada, pois a geografia, às vezes, nos distancia.

Em um ambiente favorável, ouvi a voz de Deus por meio das ministrações de encorajamento diante daquilo que o Senhor me chamou a fazer, liderar em excelência. Uma experiência marcante para mim nesse encontro foi dividir o quarto com pastoras que edificaram minha vida, e fizemos do B104 um espaço partilha e aprendizado.

Estão guardados em mim esses dias de descanso, renovo e reencontros.

Kalindy Hyandra Fiorio
Pastora na Metodista em Vila Garrido

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas notícias
Categorias

Assine nossas notícias

A inscrição é gratuita!