A hist?ria da Igreja Crist? mostra que ela sempre passou por mudan?as ao longo dos anos. Com a Igreja Metodista n?o foi diferente. V?rios Conc?lios Gerais apontaram para essa dire??o. ? luz dos seus Planos Quadrienais de 1974 e 1978 e, finalmente, com o Plano de Vida e Miss?o em 1982, ela ? levada a se organizar ministerialmente. Nascia, ent?o, no XIV Conc?lio Geral, a Igreja de Dons e Minist?rios. O pastor e professor Clovis Pinto de Castro junto com a professora Magali Cunha publicaram, em 2001, o livro Forjando Uma Nova Igreja. O autor e a autora destacam que a proposta de ser uma igreja ministerial, organizada em Dons e Minist?rios, valorizava mais a igreja local, sendo que a estrutura burocr?tica tinha mais flexibilidade.
Esse movimento ministerial criou uma nova esperan?a, um novo ?nimo na vida da Igreja Metodista. Foi poss?vel, mesmo com as diferen?as, desenvolver um projeto de igreja mais mission?ria.
De uns anos para c?, principalmente nos dois ?ltimos conclaves gerais (2006 e 2011), o conc?lio tem apontado para o avan?o mission?rio em uma estrutura mais discipuladora, ou seja, novamente ela est? prop?cia ?s mudan?as. O Expositor Crist?o entrevistou o pastor e professor da Faculdade de Teologia, dr. Nicanor Lopes, para saber se h? a possibilidade de ser uma Igreja Ministerial dentro dos moldes atuais nesse processo de transi??o eclesiol?gica.
Como ser uma Igreja Ministerial na atualidade?
Nicanor: Uma Igreja Ministerial n?o ? resultado das correntes religiosas contempor?neas, mas ? uma proposta eclesiol?gica recomendada pelo cristianismo no s?culo primeiro. Com a expans?o do cristianismo, em especial nas a?es mission?rias que encontramos nas cartas pastorais de Paulo, fica claro que uma igreja deve agir de forma ministerial. O conceito b?blico ?: Igreja ? o Corpo de Cristo no mundo, e este corpo tem uma variedade de membros com fun?es espec?ficas, assim se faz o mist?rio da Unidade na Diversidade (cf I Co 12). Se cumprirmos a voca??o da presen?a de Cristo no mundo, asseguramos a Unidade do Corpo de Cristo na Unidade do Esp?rito pelo v?nculo da Paz, como orienta Paulo aos Ef?sios (4.3).
A Igreja tem promovido o discipulado na perspectiva da salva??o, santifica??o e servi?o?
Nicanor: N?o me sinto muito ? vontade para fazer esse tipo de ju?zo de valor, mas a princ?pio creio que sim. Observo uma forte ?nfase no discipulado de forma geral e creio que isso ? muito bom. Os par?metros wesleyanos (salva??o, santifica??o e servi?o) parece-me que n?o est?o claros para o povo metodista.
O que pode ser feito para melhorar?
Nicanor: A dimens?o discipular no contexto metodista prop?e que a partilha da Salva??o (salvos pela gra?a) precisa ser mais bem comunicada. Observo que muitas partilhas indicam a salva??o como m?rito pessoal, e isso n?o ? evangelho, muito menos wesleyano. Existe uma cultura velada de valorizar o/a discipulador/a como se ele/a fosse o/a respons?vel pela salva??o, e merecedor/a de ?galard?o? pelas pessoas que aceitam a f? em Cristo por meio de seu testemunho. N?o precisamos desmerecer o testemunho dos/as discipuladores/as, mas n?o ? compat?vel com a f? crist? tributar m?rito ?s pessoas por causa da salva??o de outras.
E o que dizer sobre a santifica??o?
Nicanor: Muitos discursos sobre a santifica??o em nosso meio se assemelham ao discurso Romano. Antes mesmo da idade m?dia, a santidade era conjugada com a vida mon?stica. Parece-me que muitos/as metodistas entendem a santifica??o como atitude mon?stica, mas n?o ?. Na compreens?o wesleyana, a santidade ? social, os frutos da santidade n?o se enclausuram, pelo contr?rio, eles articularam a transforma??o social. H? uma conhecida express?o de Wesley que afirma: ?O evangelho de Cristo n?o conhece religi?o, que n?o seja religi?o social; n?o conhece santidade, que n?o seja santidade social?.
Ent?o, a santifica??o promove o servi?o?
Nicanor: Se discipular promove salva??o por meio da gra?a de Cristo, envolve pessoas na vida de santidade junto a outras pessoas, ela certamente promover? a?es de servi?os, sejam eles espirituais, sejam eles humanit?rios como testemunho da f?. Creio que a Igreja Metodista tem cumprido a terceira ?nfase mission?ria, mas se nossas a?es forem mais bem fundamentadas, certamente seremos mais fi?is ? nossa identidade wesleyana.
? poss?vel ser uma Igreja de dons e minist?rios nos moldes do discipulado?
Nicanor: Sem d?vida nenhuma. Uma igreja ministerial ? discipuladora por natureza. Os m?ltiplos minist?rios do Corpo de Cristo asseguram um discipulado que inclui todas as pessoas. Estou convencido de que a melhor eclesiologia para as a?es do discipulado ? a igreja ministerial. Essa eclesiologia garante a pluralidade dos dons e minist?rios.