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Cogeime completa meio século em abril

Col?gio Piracicabano, fundado em 13 de setembro de 1881 pela mission?ria Martha Watts, ? a Institui??o Metodista pioneira no Brasil.
Col?gio Piracicabano, fundado em 13 de setembro de 1881 pela mission?ria Martha Watts, ? a Institui??o Metodista pioneira no Brasil.

No m?s de abril, mais especificamente no dia 22, o Instituto Metodista de Servi?os Educacionais (Cogeime) completa 50 anos. O ?rg?o nasceu, em 1967, das necessidades que foram sendo delineadas em encontros para discutir a realidade da educa??o metodista e de suas escolas. Um dos temas submetidos ? intensa discuss?o para a cria??o foi o da confessionalidade metodista na educa??o. Outro tema importante foi o da cidadania.

O professor dr. Rui de Souza Josgrilberg destaca a import?ncia e o avan?o da cria??o do Cogeime: ?Uma fun??o importante do Cogeime ? a de representar as institui?es de ensino metodistas do Brasil diante do Minist?rio de Educa??o e outras rela?es com o governo?, disse.

O Plano Nacional Mission?rio aponta uma dire??o mission?ria para a Igreja Metodista relacionada ?s institui?es educacionais. ?A educa??o faz parte da Miss?o como processo que visa oferecer ? pessoa e ? comunidade uma compreens?o da vida e da sociedade, comprometida com a pr?tica libertadora, recriando a vida e a sociedade, segundo o modelo de Jesus Cristo, e questionando os sistemas de domina??o e morte, ? luz do Reino de Deus?, diz o documento.

Ap?s a cria??o do Cogeime, em 22 de abril de 1967, ?poca do centen?rio metodista, foi necess?rio tamb?m reunir em uma publica??o os estudos, artigos e reflex?es a respeito da educa??o metodista. Nascia, ent?o, em outubro de 1992, a Revista do Cogeime, que tratou do tema ?Educa??o e Confessionalidade? em seu primeiro n?mero publicado. A Revista segue suas publica?es at? hoje.

Para o professor Rui Josgrilberg, foram as necessidades das institui?es que levaram ? cria??o do Cogeime. ?A import?ncia do Cogeime nasceu de sua pr?pria capacidade de atender ?s necessidades das institui?es metodistas. A realidade d? o movimento, e a institui??o deve refleti-lo?, enfatizou o professor Josgrilberg.

A vis?o foi ampliada dessa realidade quando a institui??o ficou atenta ? sua representatividade em um raio maior que representasse as institui?es evang?licas no pa?s. ?A cria??o da Associa??o Brasileira de Institui?es Educacionais Evang?licas (ABIEE) foi de import?ncia capital. Ela tornou-se uma representa??o t?o forte quanto os ?rg?os de representa??o da Igreja Cat?lica, dando um pouco mais de equil?brio nas rela?es das institui?es educativas confessionais diante do governo, inclusive para benef?cios e verbas?, conclui o professor Rui Josgrilberg em artigo publicado na Revista Cogeime, n? 41, que marcou os 20 anos da revista e 45 do Cogeime.

Ir? tomar posse no dia 7 de abril o novo reitor da Universidade Metodista de S?o Paulo, Paulo Borges Campos Jr. A cerim?nia ser? no Sal?o Nobre da institui??o. Borges era presidente do Conselho Superior de Administra??o (Consad) desde agosto de 2014.
Ir? tomar posse no dia 7 de abril o novo reitor da Universidade Metodista de S?o Paulo, Paulo Borges Campos Jr. A cerim?nia ser? no Sal?o Nobre da institui??o. Borges era presidente do Conselho Superior de Administra??o (Consad) desde agosto de 2014.

No contexto latino-americano, novamente o Cogeime se torna um agregador de for?as quando se criou na Am?rica Central e do Sul a Asociaci?n Latinoamericana de Instituciones Metodistas de Educaci?n (ALAIME), em 1997. O Cogeime foi primordial para colocar as escolas metodistas brasileiras no mapa das escolas metodistas no mundo, pela associa??o e participa??o afetiva na International Association of Methodist S?chools, College and Universities (IAMSCU).

O professor Ulysses de Oliveira Panisset lembra que, em 1965, j? existia a Junta Geral de Educa??o Crist? (JUGEC), que se preocupava com os materiais para a Escola Dominical e outros assuntos espec?ficos voltados para a educa??o. ?Nesse per?odo, o secret?rio da referida junta era Jo?o Nelson Betts, que tamb?m se preocupava com os demais aspectos da educa??o em nossa Igreja e sens?vel, portanto, ? necessidade de maior est?mulo ao compartilhamento de experi?ncias e aos estudos ligados ? educa??o secular?, destacou Panisset.

Ao longo dos anos, a partir de 1967, houve uma legitima??o do Cogeime no ?mbito metodista, evang?lico e, sobretudo, junto aos ?rg?os e autoridades do governo. Houve a possibilidade, inclusive, de indicar nomes a serem considerados pelo Presidente da Rep?blica para a constitui??o do Conselho Nacional de Educa??o (CNE).

Segundo o professor Ulysses Panisset, outra informa??o que aponta a grandiosidade da Igreja Metodista e do Cogeime na posse do CNE foi a presen?a de um Bispo metodista. ?No dia em que foram empossados os novos membros do Conselho Nacional de Educa??o, em cerim?nia realizada em 26 de fevereiro de 1996 no Audit?rio do CNE, em Bras?lia, n?s, metodistas empossados, tivemos a imensa satisfa??o de ver o Bispo Adriel de Souza Maia, ent?o presidente do Col?gio Episcopal, ser a ?nica autoridade religiosa a compor a mesa que dirigiu o evento?, lembrou Panisset em seu artigo publicado na Revista Cogeime, n? 41.

A partir da? outros avan?os aconteceram. Uma aspira??o antiga era o reconhecimento do curso de teologia da Igreja Metodista pelo CNE e Minist?rio de Educa??o. At? ent?o, o curso era tido como um curso livre e, consequentemente, n?o conferia o t?tulo de bacharel ?s pessoas que passassem pela Faculdade de Teologia, em S?o Bernardo do Campo/SP.

Hist?ria

Quando se fala em Educa??o Metodista ? preciso voltar no tempo e recordar a tradi??o. Foi no s?culo XVIII, na Inglaterra, que John Wesley fundou a primeira Escola Metodista, a Kingswood School, em 1748, que est? em funcionamento at? hoje.

Os/as pioneiros/as da educa??o metodista no Brasil, rev. Junius E. Newman, rev. John James Ransom, Miss Martha Whatts, rev. James William Koger, rev. James L. Kennedy e tantos/as outros/as que vieram em seguida para a miss?o no Brasil, no final do s?culo XIX, estavam mais que convencidos/as de realizar a miss?o pela via da educa??o, com especial aten??o ? educa??o secular.

O Col?gio Piracicabano foi fundado em 13 de setembro de 1881 pela mission?ria Martha Watts; ? a Institui??o Metodista pioneira no Brasil. Mais tarde, o Col?gio deu origem ? Universidade Metodista de Piracicaba, a UNIMEP, a primeira universidade Metodista no Brasil e na Am?rica Latina.

Tanto as escolas metodistas como as universidades se multiplicaram e consolidaram uma rede que hoje est? presente em dez estados brasileiros, incluindo duas universidades, tr?s centros universit?rios, tr?s faculdades integradas e escolas de Educa??o B?sica, de pequeno, m?dio e grande porte, num total de 57 unidades. Al?m dessas institui?es, a Igreja Metodista mant?m uma Faculdade de Teo?logia e seis Institutos, Centros e Semin?rios Teol?gicos.

Essa rede de institui?es educacionais reafirma a vis?o e a a??o dos/as mission?rios/as metodistas que aqui chegaram a partir do s?culo XIX, com o desafio do movimento metodista mundial e a diretriz de John Wesley: Igreja e Educa??o como organiza?es indissoci?veis.

Jos? Geraldo Magalh?es

Publicado originalmente no Jornal Expositor Crist?o impresso de abril/2017

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