
A Igreja Metodista, no exerc?cio de sua voca??o mission?ria por meio da educa??o, desde sua g?nese, tem contribu?do de maneira significativa para a transforma??o da pessoa e da sociedade por meio da confessionalidade metodista: um jeito de ser, de existir e coexistir que tem como fundamento a ?tica crist?.
Na inten??o de trazer ? mem?ria o que nos d? esperan?a e tendo como inspira??o os 150 anos de metodismo no Brasil, nada mais prop?cio do que relembrar, reviver para recriar, ressignificar um estilo de vida, a partir da confessionalidade, da educa??o e do ensino religioso na tradi??o wesleyana.
Confessionalidade e educa??o nos tempos de John Wesley
A valoriza??o da educa??o como possibilidade de transforma??o da pessoa e da sociedade na Igreja Metodista tem suas origens no movimento religioso na Inglaterra do s?culo XVIII com John Wesley (1703-1791), um homem cuja vida fora marcada por uma intensa intimidade com Deus, pela convic??o da justi?a social como par?metro nos relacionamentos e por um profundo amor pelas pessoas. Amor que nutriu a ?f? no ser humano, na convic??o de que a potencialidade humana floresceria pela for?a de Deus e, na conviv?ncia com Ele, as pessoas seriam capazes de superar suas fragilidades e promover sua humanidade. E para tal finalidade, a educa??o, a forma??o eram essenciais. No entanto, na Inglaterra do s?culo XVIII, a educa??o popular era quase desconhecida. Havia apenas as escolas ?circulantes? de Gales, escolas prim?rias de Eduardo e Elizabeth destinadas ? educa??o religiosa.
Com a crise econ?mica, pol?tica e social que pairava na Inglaterra, os/as pobres n?o tinham condi?es de custear as escolas particulares. Por?m, o que mais preocupava os/as metodistas era o estado moral que existia neles/as. Diante dessa constata??o, John Wesley estudou minuciosamente o sistema educacional ingl?s e fundou escolas nas quais procurou unir o saber ? piedade com base em uma educa??o religiosa para a promo??o da vida. Acreditava que, sendo alfabetizadas, as pessoas pobres poderiam educar a si mesmas por meio da leitura.
A primeira escola fundada por Jo?o Wesley, e tamb?m seu maior empreendimento educacional, foi a escola de Kingswood. O idealizador desta escola foi Whitfield, com o objetivo de atender os/as filhos/as dos mineiros que estavam entrando para as sociedades metodistas.
Ap?s receber 60 libras em dinheiro, e crendo nas promessas de mais ajuda, lan?ou a pedra fundamental da escola e foi para a Am?rica do Norte. Jo?o Wesley transformou esse ideal em evidente realidade. Em uma de suas cartas, define a raz?o da exist?ncia dessa institui??o: ?prop?e-se nas horas usuais do dia a ensinar as crian?as a escrever, ler e contar; mas especialmente, com a ajuda de Deus, a conhecer a Deus e a Jesus Cristo que Ele enviou.?
Na convic??o de que os princ?pios crist?os eram fontes que possibilitariam uma vida movida pela compaix?o, generosidade e solidariedade para a constru??o de um mundo melhor, mais humano e mais gentil, Wesley seguiu promovendo a educa??o. Imbu?do desta perspectiva, outras escolas foram criadas pelos/as metodistas, como a Escola da Funda??o em Londres e a Casa dos ?rf?os em Bristol.
A Confessionalidade e a Educa??o Metodista no Brasil
John Wesley exerceu o minist?rio pastoral tendo a educa??o para a humaniza??o como princ?pio norteador da viv?ncia e an?ncio da f? em Jesus Cristo. Uma educa??o delineada pelo amor a Deus, ?s pessoas, ? cria??o. Concep??o de educa??o que permeou e norteou, de maneira decisiva, o metodismo na Inglaterra, na Am?rica do Norte e na Am?rica do Sul, onde se encontra o Brasil. E, ao chegar a terras brasileiras, em 1835, trouxe a mensagem crist? mediada pela educa??o e levou adiante esta metodologia como pr?tica mission?ria: Metodismo e educa??o para a transforma??o pessoal e social.
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No exerc?cio de sua voca??o mission?ria por meio da educa??o, desde 1881, a Igreja Metodista Brasileira implantou diversas institui?es educacionais no que diz respeito ? Educa??o B?sica, Educa??o Superior, Pesquisa e Extens?o (P?s-gradua??o).
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Al?m dos col?gios, havia tamb?m as Escolas Paroquiais, que atendiam as pessoas de baixa renda. Eram gratuitas, ou semigratuitas, e mantidas pela igreja local.
Nessa miss?o educativa, a Igreja Metodista Brasileira aprovou, no 13? Conc?lio Geral, as Diretrizes para a Edu?ca???o na Igreja Metodista (DEIM). Na implementa??o dessas diretrizes, desenvolveu, ao longo dos anos, diversas alternativas para gerir suas institui?es educacionais. Para tanto, criou o Sistema Metodista de Educa??o, configurado na Rede Metodista de Educa??o, que ?[…] ? constitu?da das Institui?es Metodistas de Educa??o – IME, e tem por objetivo oferecer uma educa??o de boa qualidade, com as marcas de sua confessionalidade?.
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A educa??o como parte da miss?o ? o processo que visa oferecer ? pessoa e ? sociedade uma compreens?o da vida e da sociedade, comprometido com uma pr?tica libertadora, recriando a vida e a sociedade segundo o modelo de Jesus Cristo e questionando os sistemas de domina??o e morte ? luz do Reino de Deus (IGREJA METODISTA, 2012, p. 106).
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A educa??o, sem distin??o de etnia, classe social? ? considerada como parte da Miss?o de Deus e da Igreja Metodista, um dos principais meios de contribuir com a promo??o da cidadania por meio do conhecimento, que tanto pode transformar a vida da pessoa quanto da sociedade. ? uma forma de possibilitar a interpreta??o da vida e dos acontecimentos a fim de propor iniciativas, interven?es para a promo??o da dignidade humana e corre??o das distor?es sociais. Neste sentido, muito embora a?es afirmativas da confessionalidade metodista fossem realizadas pelas gest?es educacionais em conson?ncia, di?logo com as Pastorais Escolares e Universit?rias, ainda se detectava a aus?ncia de um material liter?rio de Ensino Religioso para as escolas metodistas.
A Confessionalidade e o Ensino Religioso
O Ensino Religioso assume o compromisso de ser uma forma de express?o do projeto educativo da Igreja Metodista expl?cito em seus documentos, e o desejo t?o esperado de um material de ensino religioso por muitos educadores e educadoras se torna realidade para a Educa??o B?sica da Igreja Metodista para o pr?ximo ano.
A defini??o dos referenciais do Ensino Religioso pautado na confessionalidade metodista objetiva nortear os princ?pios da sua pr?tica pedag?gica na verdade proclamada por Jo?o Wesley, fundador da Igreja Metodista, no s?culo XVIII, na Inglaterra, quando afirmou: ?Vamos unir ci?ncia e piedade vital, h? tanto tempo separadas?. Com essa afirma??o, trazemos ? mem?ria o retrato da nossa realidade carente da uni?o entre teoria e pr?tica. Para o Ensino Religioso, traduz-se no cuidado com o resgate da Vida; como lugar da comunh?o e recria??o das rela?es e da conex?o entre todos e tudo, pois, segundo o Credo Social da Igreja Metodista: ?Cremos que ao Senhor pertence a terra e a sua plenitude, o mundo e todos e todas que nele habitam, por isso proclamamos que o pleno desenvolvimento humano, a verdadeira seguran?a e ordem sociais s? se alcan?am na medida em que todos os recursos t?cnicos, econ?micos e os valores institucionais est?o a servi?o da dignidade humana na efetiva justi?a social.?
Portanto, a defini??o da miss?o do Ensino Religioso afirma sua cren?a no ser humano, criado e sustentado na pr?tica do amor, que ? gratuito, que move a concretude da solidariedade e igualdade entre todas as pessoas. Deus ? amor! Esse amor ? que determina, pela f?, uma conduta ?tica coletiva de sua express?o no mundo. No Verbo que se torna Filho ? O Deus revelado que se faz imanente ? Jesus Cristo.
Assim, a constru??o do curr?culo do Ensino Religioso nas suas concep?es, dimens?es e eixos est? fundada na natureza confessional metodista, na adequa??o entre as normas e leis que regem a educa??o nacional (LDB939496PNEBNCC e PNCs do Ensino Religioso), bem como no referencial did?tico-pedag?gico para a Educa??o B?sica da Educa??o Metodista. Explicita, ainda, seus pressupostos conceituais na teo?ria e pr?tica do resgate do ser humano como projeto pessoal e coletivo, onde a ?tica Crist? tem como princ?pio a alteridade para a constru??o da responsabilidade para o bem viver. O sonho confessional da f? cidad?.
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Enfim, o projeto de Ensino Religioso como constru??o coletiva do saber/conhecimento humano nas escolas metodistas, por meio das Pastorais Escolares e Universit?rias (CONAPEU), fez-se unindo voca??o e esperan?a, utopia e realidade, ci?ncia e f?. Pois a esperan?a ajuda a transcender a n?s mesmos/as, a nossa conjuntura, a nossa realidade. Renascer na esperan?a ? celebrar a vida, partilhar o p?o em peregrina??o, anunciar na terra boa brasileira que Deus renova a cria??o, que Jesus ensina como ser feliz quando se vive em comunh?o. Ou seja, nos marcos da f? metodista crermos que o Ser de Deus ? o amor testemunhado e vivido nos projetos do Ensino Religioso com pr?ticas de di?logo, igualdade e respeito.
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Suprir essa lacuna do Ensino Religioso ? prioridade para qualificar, ainda mais, a educa??o, que ? o processo que oferece forma??o mais bem qualificada nas suas diversas fases, possibilitando ?s pessoas desenvolvimento de uma consci?n?cia cr?tica e seu comprometimento com a transforma??o da sociedade segundo a miss?o de Jesus Cristo (IGREJA METODISTA, 2012, p. 112), mas n?o ? toda educa??o que produz este efeito, e sim aquela que promove uma forma??o para al?m do desenvolvimento de compet?ncias e habilidades; uma educa??o que contribua para que a pessoa na intencionalidade e na busca de ser mais, seja mais humana, consciente, reflexiva e cr?tica, tendo em vista a constru??o de um mundo melhor, mais humano e solid?rio na promo??o da vida.
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A vida ? d?diva de Deus, e reg?-la com sabedoria e conhecimento ? um dos desafios do Ensino Religioso.
Profa. Horizontina Mello Canfield | M? em Educa??o
Revda. Renilda Martins Garcia | Dra. em Educa??o
Publicado originalmente no Expositor Crist?o de setembro/2017