Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Notícias, Artigo DNTC, Página da Criança, Eventos | 12/06/2019 às 14:17:13


12 de junho: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil


Hoje, 12 de junho, celebra-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Quem criou esta celebração foi a Organização Internacional do Trabalho. Esta agência das Nações Unidas instituiu a data em 2002, visando alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola para aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil. Algumas celebridades juntam-se à causa, para aumentar a divulgação da data. 

Em 2015, os líderes mundiais adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluíam um compromisso renovado para acabar com o trabalho infantil. Em particular, a Meta 8.7 apela à comunidade internacional para que “tome medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, pôr fim às formas contemporâneas de escravidão e tráfico de seres humanos, e assegurar a proibição e eliminação de piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças-soldados, e, até 2025, acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas.

A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.

Veja mais sobre a data na carta da representante da Federação Mundial da CEPAL e das Nações Unidas, Ivonne Pereira Díaz. CLIQUE AQUI para ler (Texto publicado em espanhol).
 


Tags: sem tags no momento!