Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Notícias, Artigo DNTC, Página da Criança, Eventos - 12/06/2019 às 14:17:13

12 de junho: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Hoje, 12 de junho, celebra-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Quem criou esta celebração foi a Organização Internacional do Trabalho. Esta agência das Nações Unidas instituiu a data em 2002, visando alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola para aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil. Algumas celebridades juntam-se à causa, para aumentar a divulgação da data. 

Em 2015, os líderes mundiais adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluíam um compromisso renovado para acabar com o trabalho infantil. Em particular, a Meta 8.7 apela à comunidade internacional para que “tome medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, pôr fim às formas contemporâneas de escravidão e tráfico de seres humanos, e assegurar a proibição e eliminação de piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças-soldados, e, até 2025, acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas.

A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.

Veja mais sobre a data na carta da representante da Federação Mundial da CEPAL e das Nações Unidas, Ivonne Pereira Díaz. CLIQUE AQUI para ler (Texto publicado em espanhol).
 


Posts relacionados

Conscientização, Atualidade, Opinião, Editorial, Capa, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC outubro 2019

No mês considerado das crianças, destacamos, nesta edição, a última pesquisa do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos (MDH) tendo como foco a violência infantil. Foram 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo que 17.093 registros são referentes à violência sexual. Leia a reportagem completa em nosso site!