Publicado em Notícia, Nacional, Igreja e Sociedade | 28/11/2018 às 16:13:01


Teologia Prática é tema central da Semana de Estudos Teológicos 2018

Com o objetivo de oferecer um espaço de reflexão e partilha de pesquisas e vivências que abordem os alicerces do fazer teológico no cotidiano, a Semana de Estudos Teológicos 2018 foi realizada entre os dias 22 e 24 de outubro. O evento, organizado pela Coordenadora Prof.ª Blanches de Paula, contou com conferências, oficinas, mesas-redondas e minicurso sobre diversos temas, como: violência de gênero e étnico-racial, justiça social, práxis pastoral e ação social, mídias e violência e práxis na pastoral carcerária.

Pensar em teologia prática é pensar na teologia dentro da igreja, do contexto social em que está inserida, portanto uma teologia contextual. É uma reflexão crítica sobre a prática religiosa no cotidiano, com fim de transformar o contexto a partir da prática do Evangelho.

A programação, que contou com professores/as pesquisadores/as que abordaram os fundamentos teóricos e também com pastores/as que compartilharam suas experiências reais do fazer teológico, permitiu ao público presente refletir sobre teologia prática a partir de todo viés que a envolve.

Para a aluna Marilza Elena Travessa, que cursa Teologia na modalidade EAD e veio do polo São José do Rio Preto/SP, “os conteúdos foram de uma profundidade tão grande, criatividade e conteúdos fortíssimos, mudou muito a minha visão da prática teológica. A vivência daqueles/as pastores/as em campo me virou do avesso. Eu fui tocada no meu mais profundo ser. Fiquei muito emocionada e ainda estou ruminando tudo o que eu vi e ouvi”.

 

/// Com informações Fateo

Publicado originalmente na edição de dezembro de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso.


Tags: sem tags no momento!