Publicado por Sara de Paula em Metodismo, Notícias | 04/05/2018 às 16:01:36


Sugestão litúrgica para celebrar o Pentecostes


oracao-599-800x568.jpg

A Sede Nacional da Igreja Metodista, por meio do Departamento Nacional da Escola Dominical, tem disponibilizados vários materiais de apoio para ocasiões especiais. Publicamos abaixo uma sugestão que foi disponibilizada em 2014, para você celebrar a data. Outras sugestões também estão disponíveis no site.

ADORAÇÃO
- Prelúdio
- Acolhida
- Leitura Bíblica: Joel 2.28-29
- Cântico: HE 65

Entrada dos elementos [nesse momento as pessoas entrarão com elementos que comporão a mesa do altar. Veja orientações ao final do programa]
- Cântico: música que faça alusão ao Espírito Santo de Deus
- Oração de Adoração

CONFISSÃO
O Espírito nos convence com o seu perdão
- Leitura Bíblica: Atos 2.36-38
- Oração de confissão: proponha esse momento de forma comunitária, a igreja se reúne em pequenos grupos, intercedendo uns/as pelos/as outros/as
- Palavra de esperança: Atos 2.42
- Abraço da Paz [cantar a música: Há um doce Espírito aqui / E eu sei que é o Espírito de Deus / Já podemos todos perceber / A presença de Jesus, o Salvador…]
Cifra: https://www.cifraclub.com.br/heloisa-rosa/doce-presenca/

LOUVOR
O Espírito nos chama ao louvor
- Leitura Bíblica: Atos 2.44-47
- Testemunhos para louvar ao Senhor!

[ao final de cada testemunho cantar: a tua graça é melhor que a vida/ a tua graça é melhor que a vida/ meus lábios te louvam/ e a ti bendirei/ em teu nome as minhas mãos eu levantarei. 
Cifra: https://www.cifraclub.com.br/corinhos-evangelicos/e-bastante-para-mim-a-tua-graca/]

- Ofertório
- Cânticos de Louvor (que façam alusão ao tema do culto. Por favor, inclua uma ou mais músicas para as crianças). O Espírito nos ensina a sua vontade
- Cântico: HE 140

EDIFICAÇÃO

- Leitura Bíblica e reflexão pastoral

O Espírito nos envia a anunciar sua mensagem de amor

- Leitura Bíblica: Isaías 61

- Oração de compromisso e unção para o envio

Orientação para a entrada dos elementos que comporão o altar

- Durante a entrada dos elementos: música instrumental: HE 65

- Entrada do elemento vento: Uma dupla juvenil trará a toalha vermelha [cor desse período litúrgico]; a dupla pode vir dançando. A toalha deve movimentar-se fazendo alusão ao vento.

Enquanto entram, narrar:

Leitura de Atos 2.1-2.

O vento atua sem ser visto, está presente e não conseguimos segurá-lo. Ele sopra onde quer. É a Ruah de Deus, liberdade que não se vê, não se vende, não se venda, vendo a mim mesmo, quando longe de ti eu estou, oh! Senhor!

- Entrada do elemento fogo: dois adultos, um homem e uma mulher trazem uma vela, uma lamparina, algo que represente o fogo, será interessante acendê-lo quando estiver na mesa.

Leitura Atos 2.3.

O Espírito é labareda de fogo que aquece o coração daquele e daquela que integra a comunidade de fé. É para todos/as, mas também é pessoal e respeita a individualidade de cada pessoa.

Mesmo a mais insensível das personalidades é transformada pela presença do calor que estranhamente aquece o nosso coração.

- Entrada do elemento água: alguém do ministério pastoral traz uma vasilha transparente com água.

Leitura Atos 2.4.

No princípio o Espírito sobrevoava e pairava sobre a água. A água que nos lava, nos limpa, nos purifica e nos liberta, água do renascimento, do nosso batismo, água viva geradora de vida.

Esperança em estado líquido, sólido e latente. Jesus é a água da vida!

Em ti encontramos vida abundante e completa.

- Entrada do elemento óleo: um/a jovem entra com o óleo.

Leitura Atos 2.7-8

O óleo é razão da força, do vigor, da cura e da eleição vinda do alto. O próprio Cristo é o ungido que nos envia para a proclamação da vida guiada pelo espírito divino, unção que não termina em nós, mas transborda e se faz completa quando inunda o outro.

- Entrada do elemento bíblia: uma criança e uma pessoa idosa entram com a Bíblia.

Leitura Atos 2.14

No derramar do espírito encontramos o discernimento e a Graça da palavra! O amor encarnado verbo que nos aquece, inspira, guia, direciona e nos conduz. Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos, dissipando as trevas, teu entendimento nos completa e nos unge com amor.

 

Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de maio de 2018


Tags: sem tags no momento!