Publicado em Internacional, Notícias | 05/10/2018 às 15:43:16


Representantes da América Latina e do Caribe encontram-se na Argentina pelo CMI

2018-10-cmi-747-800x568.jpg

Foto: O Brasil foi representado pela secretária executiva para a Vida e Missão, Revda. Joana D'Arc Meireles - ao centro na primeria fileira. | Marcelo SchneiderWCC

De 18 a 20 de setembro, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) sediou em Buenos Aires, Argentina, um encontro regional com cerca de 30 pessoas responsáveis pelas relações ecumênicas em várias igrejas da região da América Latina e do Caribe. É a primeira reunião regional deste tipo, seguindo a dinâmica das reuniões globais da Rede de Oficiais Ecumênicos, que se reúne a cada dois anos na sede do CMI em Genebra, na Suíça.

“O principal objetivo deste encontro é ampliar e consolidar a rede de oficiais ecumênicos do CMI na América Latina e no Caribe, já que o foco para este ano está nessas regiões”, disse o Reverendo Dr. Daniel Buda, coor­denador de relações ecumênicas do CMI.

Falando sobre o programa, que inclui orar juntos, compartilhar ideias e visitar igrejas e comunidades locais, Buda acrescentou que “o espírito de unidade e comunhão é forte nesta reunião, e a equipe organizadora está confiante de que seu objetivo será alcançado”.

O principal destaque da agenda foi a “Peregrinação da Justiça e da Paz” do CMI, entendida como inspiração para o aprendizado, o estudo reflexivo e a discussão sobre os desenvolvimentos atuais no movimento ecumênico.

A Peregrinação de Justiça e Paz é uma convocação do movimento ecumênico que surgiu a partir da assembleia do CMI em Busan, em fins de 2013. Durante a reunião, o grupo dedica um tempo significativo para explorar a peregrinação na região e a partilha de experiências de suas próprias igrejas.

A agenda também aborda diversos temas de outras áreas de programas do CMI, entre eles, o foco regional 2018 da peregrinação na América Latina e no Caribe e os preparativos para a 11ª Assembleia do CMI em 2021.

A Igreja Metodista no Brasil foi representada pela secretária executiva para Vida e Missão, Revda. Joana D’Arc Meireles. 

Redação EC
Publicada originalmente no Jornal Expositor Cristão de outubro


Tags: sem tags no momento!