Publicado em Notícias, Entrevista | 02/02/2018 às 16:16:05


Representante da Igreja Metodista Britânica visita o Brasil

2018-02-sandra-309-800x568.jpg

A coordenadora de parcerias para América Latina da Igreja Metodista (IM) Britânica, Sandra Lopez, esteve no Brasil entre os dias 3 e 8 de dezembro com o propósito de conhecer a dinâmica da IM. Ela já ocupa o cargo há quatro anos, mas só agora teve a oportunidade de conhecer pessoalmente os trabalhos das igrejas locais no continente. Durante sua visita, Sandra foi acompanhada pela secretária para Vida e Missão da IM brasileira, pastora Joana D’Arc Meireles, em trabalhos como o Projeto Sombra e Água Fresca (SAF) e conheceu a força do discipulado e das escolas dominicais nas igrejas. “A pastora Joana D’Arc tem sido uma fonte de conhecimento, pois tenho tido a oportunidade de falar muito com ela sobre a Igreja”, comentou.

As primeiras impressões de Sandra foram sobre o olhar que metodistas brasileiros/as têm para comunidades onde estão inseridos. “Estou há pouco tempo no Brasil, mas vejo muitas coisas que me emocionam”, falou depois de estar há apenas dois dias no país. “Me interessou muito conhecer o trabalho das escolas dominicais porque na IM Britânica, em sua maioria, não existem. Os cultos de domingo de manhã são celebrações, cultos normais. As crianças têm sua Escola Dominical, mas não os/as adultos/as, então me gerou muita curiosidade ver como funcionava isso. 

Foi muito interessante ver como usam os recursos de Escola Dominical produzidos aqui na Sede Nacional para todas as cidades”, mencionou referindo-se às revistas produzidas pelo Departamento Nacional de Escola Dominical. A secretária comentou ainda sobre o devocionário no Cenáculo como um recurso essencial. “Tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre o devocional que produzem, o no Cenáculo. É uma ferramenta de missão e evangelização”, afirmou após a visita à redação do material, que também é publicado e utilizado por metodistas britânicos/as com o título Upper Room. Sandra visitou também a Igreja Metodista de Itaberaba, em São Paulo, onde teve a oportunidade de falar à igreja sobre sua visita. 


No Rio de Janeiro, Sandra pôde conhecer e conversar com a pastora Maria do Carmo Moreira Lima, conhecida como pastora Kaka Omowalê, que desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes. A secretária, admirada, contou sobre uma das histórias que ouviu da pastora. O episódio sobre uma briga de facções durante a celebração de um aniversário no projeto fez com que Sandra destacasse a valentia da pastora diante dos desafios da missão. “Ela é uma mulher muito valente”, afirmou ao contar quando Kaká fez com que os garotos arcassem com suas decisões, ensinando o conceito de conse­quência com a simples atitude de encerrar a comemoração antes do tão aguardado momento do bolo, mesmo diante de protestos. “Ela deu a oportunidade de tomarem responsabilidade por suas ações”, contou. “Eles têm que pensar que é o evangelho que os une”, completou. “Algo que me chamou a atenção é que, no projeto, eles recebem melhor formação educacional, já que estando fora, nos colégios normais, eles estudam quatro horas por dia, o que me soa como muito pouco”, destacou ao reafirmar a importância do compromisso que metodistas brasileiros/as têm com as pessoas em situações semelhantes, especialmente agora com os cortes do Governo Federal na área da Educação. “A educação, desde o começo do movimento metodista, tem sido primordial. Sempre há o interesse de desenvolver dentro do nosso país e com as igrejas irmãs o investimento em formação de professores/as e a formação contínua dentro da igreja”. 


Os projetos SOL-Andino e o Centro Otília Chaves, que contam com parceria da IM Britânica, também receberam a visita de Sandra. “Foi muito bom conhecer mais sobre o programa de empoderamento do Otília Chaves, pois creio que eu não tinha me dado conta do grande alcance que ele tem no país”, surpreendeu-se, mencionando que mulheres de várias partes do Brasil são beneficiadas através do Encontro a Distância promovido pela organização, na coordenação da Pastora Margarida Ribeiro. Sandra inclusive gravou uma saudação que estará presente no próximo encontro. “Sempre pedimos que as igrejas considerem uma mulher para os cargos, pois valorizamos e queremos apoiar o ministério feminino”, contou lembrando que mantém contato com a irmã Leila Jesus Barbosa, a brasileira presidente da Confederação Metodista de Mulheres para América Latina e Caribe (CMMALC), para acompanhar as necessidades do continente nessa área. O projeto SOL-Andino, que oferece suporte, orientação e parceria na área de educação teológica na região da América Andina, deve vivenciar uma colaboração para que o programa passe a acontecer também na Colômbia, onde ainda não atua. 


Sandra informou que voltará para a Inglaterra com a proposta de enviar voluntários/as para trabalhar com o Projeto Sombra e Água Fresca (SAF) nas favelas do Rio de Janeiro, através do programa Voluntários em Missão. Apesar de ser o início de uma conversa, ela considera importante manter esse contato para incentivar o envio no decorrer do ano, ou assim que os/as voluntários/as passarem a se apresentar.


Ao ser convidada a deixar uma mensagem para os/as metodistas brasileiros/as, Sandra focou a mensagem em uma troca de experiência e de oração. “O vínculo mais importante que podemos ter como igreja, o que mais nos une, é a oração. Eu sei que estão orando pelos desafios que enfrentamos como igreja, mas quero pedir que, se não lhe ocorreu orar pela IM Britânica, por favor orem por nós. Orem pelo país do Reino Unido, que é cada vez menos cristianizado, que cada vez tem mais desafios quanto à posição do cristianismo na sociedade”, compartilhou o pedido, afirmando que o Brasil já é alvo das orações dos/as britânicos/as por ser um lugar onde o evangelho é crescente e que envia pessoas para ajudá-los/as. O Reino Unido conta com sete missionários/as brasileiros/as no país. “Estamos desenvolvendo projetos e programas para facilitar intercâmbios desse tipo”, disse, afirmando que o desejo principal não é ensinar, mas aprender com a Igreja Metodista no Brasil através dessa troca de experiências.


O Expositor Cristão realizou uma entrevista especial com Sandra Lopez para o Giro de Notícias, publicado no dia 8 de dezembro em nosso site e canal do Soundcloud.

Acesse: http://bit.ly/giroespecial_sandralopez
 

Sara de Paula
Publicado originalmente no Jornal EC de fevereiro de 2018. Acesse aqui.


Tags: sem tags no momento!