Publicado por Sara de Paula em Notícias | 02/04/2018 às 11:42:38


Projeto Sombra e Água Fresca tem fila de espera em Caratinga


O projeto Sombra e Água Fresca da Igreja Metodista, voltado para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em Caratinga/MG, está com fila de espera. A informação é da assistente social do projeto, Simone Soares Gomes. “Hoje temos uma fila de espera de dez crianças. Geralmente são atendidas aqui no projeto um número de 20 crianças no turno da manhã. Ao todo, nos três projetos que temos em três bairros, atendemos 90 crianças”, disse Simone. 


Para se cadastrar no projeto, é feita uma análise a partir de um questionário de avaliação socioeconômica e situação de vulnerabilidade social. Nos três bairros atendidos pelo projeto, Esperança, Nossa Senhora Aparecida e Anápolis, as crianças recebem atividades esportivas, parceria com a academia Korion (que dá aulas de Taekwondo para as crianças), educação cristã, assuntos voltados para fortalecimento de vínculos familiares, brincadeiras lúdicas e aulas de música. 


De acordo com a assistente social Simone Gomes, outras parcerias e convênios são estabelecidos para manter os três projetos em funcionamento. “Temos convênios firmados com assistência social, prefeitura, editais, parceria Banco do Brasil, Fundo da Criança e Adolescente, além de doações diversas. 


A coordenadora do projeto, Rosilaine Mendes Miranda Peron, destaca a importância e a participação da comunidade nos projetos. “A igreja participa em todos os eventos da Fundação Metodista em Caratinga, aliás, temos muitas crianças e adolescentes do SAF envolvidos/as na igreja. Nos bairros onde são realizados os projetos, há um alto índice de vulnerabilidade, violência, tráfico de drogas, evasão escolar e outras mazelas relacionadas às questões sociais”, disse Rosilaine.


O Projeto Sombra e Água Fresca faz parte das ações sociais da Fundação Metodista em todo o Brasil como espaço para acolhimento, cidadania e educação. Em Caratinga, o Projeto teve início em 2 de julho de 2009, atendendo inicialmente 54 crianças, em dois turnos, matutino e vespertino, sempre em horário extraescolar. O Projeto é desenvolvido com a orientação de uma proposta educativa e construído coletivamente, enriquecido em cada programa local com a participação das crianças e seus/as familiares, bem como a participação da comunidade onde o projeto tem sua estruturação organizada. Essa conjugação de esforços procura promover o crescimento integral para as crianças e os adolescentes, sempre buscando melhoria em sua qualidade de vida. No Brasil há quase 60 projetos SAF espalhados pelo país e atendem cerca de 3 mil crianças e adolescentes.


O que é?

A Rede de Projetos Sombra e Água Fresca da Igreja Metodista é um projeto social que atende crianças e adolescentes com idades de 6 a 14 anos. O projeto é desenvolvido, na maioria das vezes, nos espaços das igrejas locais. No site do projeto, há informações sobre os dez passos para a sua implantação na comunidade. Atividades como educação cristã, artesanato, música, teatro, informática, esporte, entre outras, são alguns exemplos que podem ser desenvolvidos pela equipe de voluntários/as.

Normalmente os projetos são realizados aos sábados, mas também podem ser realizados mais de uma vez por semana. Isso depende da necessidade e equipe de voluntários/as da igreja local. 

A presença pastoral é muito importante nesse processo, pois as crianças e famílias carecem de pastoreio. Há casos de crianças que já participaram do projeto e atualmente ajudam como voluntários/as no projeto. 

Pr. José Geraldo Magalhães
Para saber mais detalhes e conhecer os projetos espalhado pelo Brasil a fora basta acesse goo.gl/zburzf

Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de abril.


Tags: sem tags no momento!