Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Episcopal - 27/02/2019 às 10:08:35

Nota Oficial do Colégio Episcopal

Em 2005, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista publicou um pronunciamento acerca do Referendo do Desarmamento, então em voga na agenda nacional. Naquele momento, a Igreja posicionou-se a favor da vida, enfatizando a busca da paz e o enfrentamento de toda forma de violência.

No momento em que a temática da violência volta à pauta da nação e de suas instâncias de decisão sobre as formas de seu combate, cabe-nos voltar aos nossos fundamentos. João Wesley e os primeiros metodistas lutaram por uma educação de qualidade, por melhor distribuição de renda, pelo enfrentamento das formas desumanas de trabalho e pela saúde das cidades. Na proclamação do Evangelho, a ênfase na paz e na justiça social como parte do projeto de plenitude de vida em Cristo.

Desta forma, reafirmamos nossos princípios. Entendemos que se deve lutar por uma sociedade pacífica e pacificadora, pois dessas tais pessoas é o Reino dos Céus. Entendemos que a chaga da violência, que ceifa vidas inocentes e alicia pessoas para o crime, deve ser tratada e sarada. O Reino de Deus deve ser anunciado em uma sociedade que carece de saúde, educação, moradia, cuidado para com as famílias, condições dignas de trabalho e de vida, enfrentamento dos males e vícios que fomentam o caos e roubam especialmente nossa juventude.

Nas palavras do apóstolo Paulo, lembramos que “andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus” (2 Co 10.3-4). E, lembrando as palavras dos bispos e da bispa, em 2005, seguimos firmes para “criar em nossa nação, tão empobrecida pelas desigualdades sociais, uma cultura de paz, de diálogo e solidariedade, sob a inspiração das palavras do profeta Jeremias: “trabalhai pela paz da cidade e orai por ela ao Senhor. Porque na sua paz vós tereis paz” (Jr 29.7). 

/// São Paulo, 21 de fevereiro de 2019.
Colégio Episcopal da Igreja Metodista

Publicado originalmente na edição de março do Jornal Expositor Cristão

 


Posts relacionados

Notícias, Notícia, Metodismo, Episcopal, Liderança, por José Geraldo Magalhães Jr.

Palavra Episcopal: A preciosidade do ser humano e seus desafios

Nada como ter em mãos a fonte que revela a origem de princípios estabelecidos por Deus e de ações do Criador que definem os seus propósitos existenciais. Deus é o criador de todas as coisas, inclusive do ser humano, não podemos nos esquecer dessa verdade absoluta.

Nacional, Episcopal, Notícia, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Colégio Episcopal Homenageia Simei Monteiro em primeira reunião do ano

Iniciou na tarde de terça-feira a reunião plena do Colégio Episcopal da Igreja Metodista nas dependências da Sede Nacional da instituição, em São Paulo.

Capa, Editorial, Episcopal, por José Geraldo Magalhães Jr.

ec de fevereiro: educação ambiental e a igreja

Nesta edição, apontamos a importância da conscientização da Igreja sobre Educação Ambiental. Consultamos teóricos, livros, a Política Nacional de Educação Ambiental, além da experiência compartilhada pelo missionário brasileiro que está em Moçambique e um artigo que traz três ações práticas sobre a importância da água na missão. As discussões sobre Educação Ambiental sempre vêm à tona justamente por existir poucas ações se comparadas às possíveis de serem realizadas. Fica o desafio de discutir e conscientizar sobre o tema nas igrejas locais nos espaços da Escola Dominical, em reuniões das sociedades de juvenis, jovens, homens e mulheres, além dos sermões dominicais.