Publicado em Internacional, Metodismo, Notícia | 29/10/2018 às 15:46:28


Ministérios Globais reúnem-se na Faculdade de Teologia


Foto: Encontro teve representantes da América Latina e Caribe.| Arquivo EC

Nos dias 17 a 19 de setembro, os Ministérios Globais da Igreja Metodista Unida realizaram nas dependências da Faculdade de Teologia (UMESP), em São Bernardo do Campo/SP, o treinamento para facilitadores/as de mesa-redonda para América Latina e Caribe. O encontro foi composto por pastores/as, bispos e leigos/as representantes de organismos e Igrejas Metodistas na América Latina e Caribe, além de contar com a participação de representantes dos Ministérios Globais que atuam tanto no escritório da América Latina quanto no de Atlanta, sendo que todos/as eles/as participaram ativamente dos diversos momentos da programação.

Alguns/as representantes chegaram com antecedência devido às distâncias e puderam cultuar a Deus em Igrejas Metodistas na 3ª Região Eclesiástica. O conceito de mesa-redonda tem sido amplamente trabalhado pelos Ministérios Globais da Igreja Metodista

Unida para diálogo, acompanhamento e capacitação de parceiros/as, lideranças e representatividades diversas. O processo de capacitação contou também com a assessoria da Prof.ª Barbara Kemper e do Prof. Horácio Mensones, ambos muito experientes na participação em mesas-redondas.

Diariamente os momentos devocionais e os estudos bíblicos levavam os/as participantes a vivenciarem e a entenderem na prática a metodologia e suas ênfases. Além disso, a dinâmica de todo o encontro foi tão boa que mesmo sendo trilíngue (inglês, português e espanhol), todos/as participaram intensamente e puderam ser assessorados/as em todos os momentos. As várias experiências pessoais foram desenvolvidas de forma coletiva fazendo com que as distâncias geográficas se tornassem cada dia menores. Houve boa representatividade de gênero e faixa etária fazendo com que os momentos de comunhão fossem características do encontro.

Os Pastores Luis Cardoso, Juan Gatinonni e Edgar Avitia apresentaram de maneira muito clara e didática os estudos bíblicos e os encaminhamentos propostos pelo encontro a partir dos princípios de Missão que são parte das ações dos Ministérios Globais como agência de missões da Igreja Metodista Unida. Eles foram assessorados também por Kara Crawford como representante da equipe dos Ministérios Globais.

O encerramento foi feito nas dependências da Faculdade de Teologia, especificamente no espaço Cenáculo com a partilha entre as representações e visita guiada ao prédio Ômega, marcando, assim, de maneira muito especial os dias de todos/as os/ as participantes na Faculdade de Teologia.

O Prof. Nicanor Lopes da Faculdade de Teologia, a missionária do Projeto Sombra e Água Fresca, Emily Everett, a Prof.ª Beatriz Nascimento, assistente na área nacional da Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista, e Keila Guimarães como agente nacional do Projeto Sombra e Água Fresca representaram o Brasil.
 

Com informações de Keila Guimarães | Projeto Sombra e Água Fresca
Publicado originalmente na edição de novembro de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso.


Tags: sem tags no momento!