Publicado por Sara de Paula em Notícias | 13/12/2018 às 11:27:53


Metodistas levam Ceia de Natal em ônibus da prefeitura para pessoas em situação de rua na cidade de Curitiba


projeto-amar-prpress-147-800x568.jpg

Expresso da Solidariedade circula nas ruas de Curitiba | Foto: PR Press

A Igreja Metodista Central de Curitiba (IMCC), por meio de um grupo de voluntários do Projeto Amar, tem participado de uma iniciativa de destaque da prefeitura da cidade: o Expresso da Solidariedade. Josimar Batista de Carvalho é líder do Ministério da Ação Social, e junto com a Lucimara Balmant Cruzeiro, líder do Ministério de Eventos, coordenam uma equipe de 30 voluntários que participam da ação. "Eu e alguns irmãos/ãs da igreja já tínhamos a vontade de fazer algo neste sentido, então unimos o Ministério de Ação Social com o Ministério de Eventos e assim conseguimos pessoas para iniciar o trabalho", afirmou Josimar se referindo ao Projeto Amar, que tem a intenção de alimentar pessoas em situação de rua com alimento físico e espiritual. 

"O envolvimento dos voluntários tem acontecido com muito empenho e principalmente amor, e estamos tendo apoio de voluntários que não são da igreja. Estamos nos unindo também a Metodista da Fanny e Metodista do Pantanal. Esta união das igrejas esta sendo bênção em todos os sentidos", compartilhou o coordenador.

As organizações voluntárias se dividem para assumir a distribuição dos alimentos a cada dia. O projeto da prefeitura e a equipe de voluntários/as metodistas, responsável pelo serviço na segunda-feira, dia 10 de dezembro, foram tema de reportagem para o G1 e Jornal Bem Paraná essa semana.

As pessoas em situação de rua que circulam pela região central de Curitiba têm esse espaço para se alimentar desde junho de 2017, já a IMCC atua nessa missão desde junho de 2018. O projeto da prefeitura traz um ônibus da Fundação de Ação Social (FAS) adaptado, que funciona como um refeitório móvel e circula pela cidade para a distribuição de refeições. O ônibus foi inaugurado pelo prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone. 

 

“O Expresso Solidariedade vai andar pelas praças de Curitiba e oferecer comida. A cidade agradece, a cidade quer que todo mundo saia da rua e a cidade quer ser a casa humanitária de todos. Temos sofrido para colocar Curitiba a funcionar, mas vamos conseguir com a ajuda de Deus”, explicou o prefeito no lançamento do trabalho. Greca destacou que a ideia do Expresso Solidariedade foi da primeira-dama, em conjunto com a diretora de Atenção à População de Rua da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alicer Erthal.

Projeto

O Expresso Solidariedade permite a organização da distribuição de refeições que é feita diariamente nas ruas de Curitiba por voluntários ligados principalmente a entidades religiosas e grupos comunitários. Esses grupos podem usar o ônibus para servir as refeições, que até então eram servidas nas calçadas e praças. Com produto de limpeza para a higienização das mãos, mesas e cadeiras, o ônibus oferece à população de rua um local onde ela pode se alimentar com dignidade, protegida da chuva e do frio. O veículo tem capacidade para acomodar até 40 pessoas ao mesmo tempo.

Foto: Voluntárias do Projeto AMAR apresentam kits de natal entregues às pessoas atendidas no Expresso da Solidariedade.

Além de se alimentarem, as pessoas em situação de rua recebem atendimento assistencial e, se necessário, encaminhamentos para outros serviços municipais, como o Consultório na Rua e acolhimento. Uma equipe do resgate social acompanha o ônibus para encaminhar as pessoas que aceitarem acolhimento.  

A Fundação de Ação Social (FAS), que integra o projeto municipal, já cadastrou 47 grupos que distribuem alimentos à população de rua de Curitiba. Juntos, eles servem aproximadamente 400 refeições diariamente, a maioria marmita, risoto e sopa. 

Bryan Rodrigues, 23 anos, foi um dos primeiros a usar o Expresso Solidariedade. “É um trabalho caridoso. É muito bom poder sentar e jantar, bem melhor do que comer na calçada”, elogiou.  

Serviço:

As ceias de Natal do Expresso Solidariedade acontecerão até a próxima terça-feira (18)
Horário: início às 19 horas e serviço até o término dos alimentos
Endereço: Praça Rui Barbosa - Centro - Curitiba (PR)

Redação EC
Com informações da Prefeitura de Curitiba 


Tags: sem tags no momento!