Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Igreja e Sociedade | 27/02/2019 às 13:40:00


Igrejas e organizações cristãs beneficiam famílias sertanejas com projetos de cuidado ambiental


Já viu uma casa construída com integração de tecnologias sociais, como acesso a cadeirante, reutilização de água, cisterna com capacidade para 16 mil litros e um biodigestor que produz gás a partir de fezes suínas e bovinas? Chamada de Casa Ecodignidade, a moradia faz parte de um projeto que está beneficiando famílias no semiárido de Pernambuco e tem seus detalhes mostrados na série Boas Práticas no Sertão. 

Apresentada em sete episódios, a série exibe em vídeos iniciativas de agricultura familiar, cultivo orgânico, energia sustentável, reutilização de água, reflorestamento e outras ações de cuidado ambiental. Os projetos estão em desenvolvimento em dois estados do Nordeste, Paraíba e Pernambuco, e são promovidos pela Igreja Ação Evangélica e pelas organizações Acev social e Diaconia que tem uma metodista como presidente do conselho diretor da instituição. 

Em um dos vídeos da série, John Philip Medcraft, pastor da Igreja Ação Evangélica, conta como uma área sem fonte de água permanente e com mata parcialmente destruída transformou-se em uma reserva de preservação da caatinga, cheia de animais, reconhecida pelo Ibama. Localizada em São Mamede, no interior da Paraíba, a reserva recebe com fre­quência a visita de pesquisadores/as, alunos/as da rede escolar municipal e outras pessoas que desejam apreciar a beleza da caatinga. 

Ainda no interior da Paraí­ba, em Imaculada, o projeto Pão Nosso de Cada Dia distribui pães para famílias de baixa renda e usa sacolas retornáveis para diminuir a quantidade de plástico descartado no meio ambiente. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora. Apesar de sua praticidade, o consumo excessivo de sacolas plásticas é um dos maiores vilões do meio ambiente, devido a seu alto custo ambiental. 

Em Pernambuco, na comunidade São José do Egito, a casa da dona Maria de Fátima e do seu José Adalberto chama a atenção dos/as vizinhos/as, que colocaram na moradia o apelido de “A casa do mato”. Além de conservar a vegetação nativa ao redor da casa, a família cria em sua propriedade, de menos 0,5 hectare, cabras e galinhas e cultiva uma variedade de plantas sem o uso de agrotóxicos. A família recebe apoio e incentivo da ONG Diaconia.

A série Boas Práticas no Sertão exibe essas e outras iniciativas, que têm como objetivo cuidar do meio ambiente, fazer uso responsável dos recursos naturais e melhorar a qualidade de vida de famílias e comunidades. A série faz parte da Campanha Renovar Nosso Mundo, um movimento global de inspiração cristã em busca de um mundo transformado e justo.  

/// Seis episódios da série estão disponíveis no link: goo.gl/sFCGpQ 


Um movimento por um mundo mais justo e solidário 

A campanha Renovar o Nosso Mundo é um movimento global formado por cristãos/ãs que anseiam por ver o mundo de Deus renovado. Cremos que a intenção de Deus para este mundo é que ninguém passe fome e sede ou viva oprimido/a. Que o mundo criado por Deus é mais do que suficiente para sustentar toda a criação. Cremos que a criação de Deus é uma dádiva para nós, da qual devemos cuidar e proteger. Sabemos que a saúde da criação e a da nossa família global é indissociável – que quando o meio ambiente é degradado, também são destruídas as oportunidades das pessoas de prosperar. 
Cremos que precisamos mudar a nossa maneira de pensar, o nosso comportamento e as nossas políticas para construirmos uma economia restauradora – uma economia baseada em princípios bíblicos, justa e sustentável.

Em nossas orações, e através das nossas ações, juntos/as, estamos construindo um mundo que reflete o amor de Deus por toda a criação, para que todas as pessoas, em todas as nações, possam desfrutar da plenitude da vida. Agora mesmo, estamos enfrentando a crítica questão da mudança climática, que não apenas causa danos ao meio ambiente, mas também aos nossos irmãos e às nossas irmãs mais pobres. 

/// Saiba mais sobre a Campanha Renovar Nosso Mundo em goo.gl/jMoHFv 
E-mail: renovarnossomundo@gmail.com  
www.renewourworld.net/pt-br/  

Fonte: Jornal Expositor Cristão - edição de março/2019

 

 

 


Tags: meio-ambiente, diaconia