Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Notícia | 29/01/2019 às 09:49:09


Igreja Metodista lança Carta Pastoral do Meio Ambiente


O uso sustentável dos recursos naturais, bem como a preservação do meio ambiente, como forma de proteção à diversidade da fauna e da flora tem um componente bíblico-teológico que precisa ser considerado, na forma da mordomia cristã para com a Criação de Deus. Nesse sentido, a Igreja Metodista tem, em suas raízes históricas, esta preocupação com a natureza, tendo como referência a mordomia cristã, que reconhece que a natureza revela as grandezas do Deus Criador, bem como conduz homens e mulheres no caminho da reconstrução da imagem divina presente em cada criatura, por meio da ação redentora de Jesus Cristo.

Assim, o CE oferece à Igreja Metodista, e à comunidade cristã, um documento para estudo, reflexão e aprofundamento de nosso compromisso para com o meio ambiente, reconhecendo que os sinais da presença do Reino de Deus já podem ser vislumbrados agora.

A presente pastoral visa a ser uma reflexão despertadora para o tema. Apresentamos aqui alguns apontamentos bíblicos de como o povo de Deus via a questão dentro da realidade vétero e neotestamentária. Também resgatamos algumas perspectivas teológicas de João Wesley sobre o tema, considerando sua realidade na Inglaterra, quando a Revolução Industrial dava seus primeiros e vigorosos passos, já afetando a relação entre as pessoas e a natureza, provocando o êxodo rural e iniciando os processos de poluição na produção de diversos itens em larga escala (...).
Ao concluir a pastoral, propomos algumas formas práticas de atuação a partir de nossas igrejas locais e convidamos vocês na amplificação da divulgação dessas iniciativas, promovendo uma mentalidade cristã servidora acerca das questões ambientais. 

/// Trechos da Carta Pastoral Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente.

Publicado na edição de fevereiro de 2019 do Jornal Expositor Cristão impresso.


Tags: meio-ambiente, carta-pastoral