Publicado por Redação em Metodismo, Notícia, Internacional, Banner - 03/10/2017 às 16:23:20

Igreja Metodista em Las Vegas emite pronunciamento sobre ataque armado na cidade

2017_10_lasvegas

Os líderes da Igreja Metodista em Desert Spring, Las Vegas, ainda estavam esperando em 2 de outubro para saber se algum membro da congregação estava entre os feridos ou mortos da cidade. Mas, mesmo que sem fôlego, os líderes da igreja estavam segurando uma mão amiga.

"Estamos nos tornando um parceiro para a resposta da comunidade maior", disse o reverendo David Devereaux, o pastor sênior da congregação. "Nós podemos fornecer abrigo; podemos fornecer comida; podemos fornecer água; podemos fornecer suprimentos para bebês ".

Depois de fugir do que se chama do maior tiroteio de massa na história moderna dos EUA, muitos sobreviventes ficaram presos sem nenhuma maneira de voltar para seus quartos de hotel bloqueados. Mesmo quando os bloqueios do hotel foram suspensos, Desert Spring estava se preparando para ajudar pessoas que enfrentavam vôos revirados e muito mais traumas a longo prazo.

A igreja também estava preparando um serviço de oração noturna. "Vamos orar pelas vítimas, os feridos e pelas famílias e entes queridos que foram tão impactados", disse Devereaux. "Nós também estaremos orando por todas as pessoas que oferecem resposta de emergência e pelos profissionais médicos que agora estão realmente carregando uma grande carga".

O bispo Robert T. Hoshibata lidera a Conferência Desert Southwest que engloba Las Vegas, e pediu aos membros da igreja que orem, mas também os convidou para agir, inclusive lendo as Escrituras, como o Salmo 130: 1-6. "Como seguidores de Cristo que são chamados a amar todas as pessoas, no recolhemos diante dessas mortes violentas e sem sentido", escreveu o bispo. "Para nos ajudar através de um tempo de coração pesado como este, quando nossos espíritos se afundam com desespero e raiva sem esperança, nos voltamos para a Palavra de Deus e elevamos nossas orações a Deus por esperança e cura".

Foram pelo menos 58 estão mortos e 515 feridos depois que um homem armado no 32º andar de um cassino Strip, desencadeou uma tempestade de balas em um show de música country ao ar livre em 1 de outubro. O atentado do ano passado à discoteca Pulse em Orlando, Flórida, deixou 49 pessoas mortas. Fred Rogers, o anfitrião da televisão infantil e pastor presbiteriano, aconselhou o seu jovem público que, quando confrontados com notícias assustadoras, "olhem para os que ajudam".  Os Metodistas Unidos estão entre aqueles que ajudam.

Devereaux já tem notícias de membros da Desert Spring que esperaram na fila por mais de quatro horas para dar sangue às pessoas que precisam. Sua igreja, que equivale a cerca de 829 membros, planeja manter sua própria força de sangue nas próximas semanas. Pam Simon, outro Metodista Unido na Conferência Desert Southwest, compartilhou que será necessária ajuda. Simon, que morava em Tucson, Arizona, sobreviveu ao tiroteio em massa fora do supermercado da área de Tucson que feriu gravemente o ex-representante dos EUA, Gabby Giffords.

Nos anos seguintes, Simon se conectou com outros sobreviventes e defendeu incansavelmente a prevenção da violência armada. Simon adverte que as pessoas que sofreram violência, não importa a sua natureza, podem sentir um trauma de novo com as notícias de Las Vegas.

"Nós pensamos que haverá um ponto de mudança, mas a maioria dos movimentos neste país e em todo o mundo não se comovem com um evento", disse ela. "É uma espécie de moagem lenta de vozes sendo levantadas até que eventualmente haja mudança". A Revda. Susan Henry-Crowe, principal executivo da Junta Metodista Unida de Igreja e Sociedade, ecoou esse sentimento convidando seus colegas de igreja a trabalharem para evitar tais tragédias.

"Cristo nos chama a ser pacificadores, e é por isso que - junto com nossas orações - devemos trabalhar para acabar com a violência armada", disse ela em comunicado. "Não fazer nada é ser cúmplice neste terror aparentemente interminável, agarrando nossas comunidades". Ela apontou para uma resolução Metodista Unida que exorta os membros da igreja a defender em todos os níveis leis e procedimentos que previnam e reduzam a violência armada. O site da agência oferece formas de agir.

O Distrito Norte da Conferência Desert Southwest, que inclui Las Vegas, compartilhou uma oração em sua página do Facebook que ressoará com muitos Metodistas Unidos. "Que a paz de Cristo vença e dê calma, força e esperança às vítimas, a seus familiares, amigos e os que trabalham na emergência".

Por Heather Hahn
Publicado originalmente no site da UMC
Hahn é um repórter de notícias multimídia para o United Methodist News Service. Entre em contato com ela no (615) 742-5470 ou newsdesk@umcom.org. Para ler mais notícias Metodistas Unidas, assine os índices diários ou semanais gratuitos.

Posts relacionados

Notícia, por José Geraldo Magalhães Jr.

Manifesto de esperança indígena

Pastoral Indigenista da Igreja Metodista: Diante da atual situação, de muitos rumores, de manifestações políticas e de ameaças às comunidades indígenas em várias partes do país, a Pastoral Indigenista da Igreja Metodista vem deixar sua manifestação de esperança. É bom manifestar e lutar por direitos, mas nunca sem esperança. Somos contra qualquer manifestação anti-humanista; basta de morte, tutela e políticas integracionistas.