Publicado em Atualidade, Igreja e Sociedade, Nacional, Episcopal, Metodismo, Opinião, Editorial, Capa, Notícia, Notícias, Conscientização | 26/01/2018 às 16:37:26


Expositor Cristão: Febre amarela e os desafios da Igreja!

Estamos praticamente no início do ano. E mais uma vez fomos surpreendidos/as por temas que são repercutidos na sociedade. Ano passado foi a crise nas penitenciárias brasileiras. Este ano é a preocupação alarmante que a mídia vem sentindo sobre a febre amarela. Embora os veículos de comunicação estejam noticiando esse assunto desde novembro, foi em janeiro que as coisas começaram a ficar mais preocupante ao assistir pela televisão às filas intermináveis em busca da vacina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia descartado a possibilidade de o Brasil estar na área de risco das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti desde 1958, tema que já foi matéria de capa no Expositor Cristão de março de 2016. Mas as doenças transmitidas pelo mosquito voltam a alertar a população brasileira. Até o fechamento desta edição, já foram registradas 36 mortes por febre amarela  somente no estado de São Paulo desde 2017. Outros 81 casos da doença foram confirmados no estado.

O tema da saúde me chamou a atenção porque era umas das preocupações de John Wesley no século 18. Herdamos, como metodistas, esse legado. Foi com o missionário Hugh C. Tucker, fundador do Instituto  Central do Povo, no Rio de Janeiro, e outras instituições que muitas conquistas sociais foram alcançadas. Foi Tucker que contribuiu fortemente para as campanhas de erradicação da febre amarela, dirigidas por Oswaldo Cruz no governo do prefeito Pereira Passos décadas atrás.

Para alguns/as metodistas entrevistados/as para essa reportagem, a Igreja tem seu papel fundamental nessa herança wesleyana. Ela precisa se mobilizar para uma ação comunitária que passa pelos cuidados da criação de Deus.

Nesta edição também abordamos sobre os/as influenciadores/as de Cristo na internet, além de duas entrevistas com dois pastores que fazem uso do rádio como ferramenta de evangelização. Vamos iniciar nesta edição uma série sobre o ministério de Capelania. Fique atento/a e acompanhe conosco!

Que Deus nos abençoe!

Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

FAZER DOWNLOAD EM PDF

 

 

 

 


Tags: sem tags no momento!