Publicado em Artigo DNTC, Página da Criança, Coluna DNTC | 29/10/2018 às 15:37:18


Encontro nacional reúne pessoas que trabalham com crianças


Fotos: Arquivos DNTC 

O 26º Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, na Faculdade de Teologia Metodista (Fateo), em São Bernardo do Campo, São Paulo. Com o tema Guardiões da Palavra: Forjando Líderes para as Crianças do Reino, foram oferecidas palestras e oficinas que contaram com o apoio da Rede Mãos Dadas e de parcerias com a Equipe da Fateo. Conosco estiveram diversos/as pastores/ as, crianças, representantes de todas as regiões eclesiásticas, além de membros de outras denominações. No encerramento, contamos com apresentação do Coral de Crianças da Igreja Metodista de Carapicuíba.

O encontro contemplou a realidade dos processos de inclusão na igreja, mostrando a importância da sensibilidade para acolher, cuidar e amar as crianças com necessidades especiais. Houve um diálogo acerca de como ajudar crianças em situação de vulnerabilidade social e assédio sexual, com dicas, brincadeiras e reflexões que permitam o apoio real da Igreja diante dos riscos a que nossas crianças estão expostas diariamente. Tanto a liderança de crianças quanto os ministérios de educação cristã e infantil tiveram um momento de restauração de seu chamado e seu coração através de uma palavra que motivou os/as participantes a buscar auxílio sempre e a não se isolar diante dos desafios encontrados. Foi perceptível o mover de Deus em todo o evento.

 Experiências mistas entre teoria e prática foram experimentadas através de oficinas que abrangeram: Histórias como ferramenta de transformação na vida das crianças, Criatividade no Ministério com crianças, ensinando e cativando com ideias criativas o coração das crianças, O louvor e a Criança. Não perca a próxima oportunidade de participar, nos dias 28 e 29 de setembro de 2019.

Testemunhos

 “Foi edificante, emocionante e gratificante! Participei de oficinas e aprendi que fazer uma massinha junto com as crianças não traz só diversão, mas pode ser um instrumento de ensino para levar a Palavra de Deus de maneira muito lúdica. Também conheci o cubo de histórias, com o qual interagimos com as crianças e elas nos ajudam a contar a história da vida delas. Assim criamos um elo para aproximação e identificação dos problemas vividos por elas apresentando Jesus como o amigo com quem se pode contar e ensinando como agir corretamente. Sensacional!” (Zuleica Santos - Catedral Metodista de SP)

“Participei das oficinas A criança e o louvor; Criatividade no ministério de crianças. As duas oficinas foram muito bem elaboradas e ao final uma complementou a outra. Muito do que aprendi já pude pôr em prática na minha igreja. Não foram apenas falas vazias, mas cada palavra ministrada naquele dia nas oficinas veio recheada de exemplos. Pudemos trocar experiências e aquilo tocou meu coração de uma forma que ouvi Deus falar comigo. Aprendi mais sobre como guiar as crianças no louvor e na adoração ao Senhor.” (Geisa, Igreja Metodista de Vargem Grande Paulista)

“A primeira oficina de que participei, com o tema Histórias como ferramenta de transformação na vida das crianças, foi espetacular. Recebemos uma caixa muito bem elaborada, e através dela era possível aprender a contar histórias de maneira criativa, fazendo paralelos com as histórias bíblicas e também com a vida real. Fiquei impressionada com tanto cuidado e a riqueza dessa oficina. Estou montando histórias bem mais interessantes a partir desse aprendizado! A segunda oficina foi: Criatividade no Ministério com Crianças. Foi especialmente cheia de novidades. A partir de materiais simples, como sucata, ela levou muitas ideias totalmente possíveis de reproduzir. A Myriam, que conduziu a oficina, é muito talentosa e apaixonada pelo que faz, muito cheia de vida e soube ensinar com uma motivação contagiante!” (Vânia Saminêz, Igreja Metodista em Santa Maria/DF)

“Todos os dias somos desafiados/as à responsabilidade de despertar no coração das crianças o interesse pela palavra de Deus e sua reflexão. Recursos lúdicos como o jogo apresentado na oficina, com o envolvimento de situações cotidianas, aproximam o universo das crianças à palavra, tornando-o assim uma excelente ferramenta nesta missão.

Toda criança é estimulada à música desde o ventre de sua mãe. Da mesma forma, devemos estimular a real adoração através dos louvores. Os recursos apresentados na oficina nos auxiliarão a envolver as crianças através dos sentidos, para que nós não apenas venhamos a reproduzir músicas, mas sejamos capazes de criar oportunidades para que elas possam adorar em espírito e em verdade.” (Giovanna, Igreja Metodista de Indaiatuba).

 

Equipe DNTC
Publicado originalmente na edição de novembro de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso.


Tags: sem tags no momento!