Publicado por Sara de Paula em Notícias | 05/03/2018 às 11:02:03


Encontro Nacional da Liderança Juvenil reúne mais de 150 pessoas na UMESP



Caliju reuniu 168 representantes de todas as Regiões Eclesiásticas e Missonárias | Foto: Rodrigo de Britos

O encontro de Capacitação da Liderança Juvenil da Igreja Metodista (CALIJU) reuniu 168 pessoas entre palestrantes e juvenis na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), nos dias 24 a 27 de janeiro. Todas as Regiões Eclesiásticas e Missionárias foram representadas.

Na ocasião, o Pastor Djalma Barbosa de Lima Filho, Conselheiro Nacional de Juvenis, junto com a esposa, Deusdete de Oliveira de Lima, anunciou que vai deixar a Confederação por ter assumido uma nova igreja em 2018 e, consequentemente, as demandas aumentaram. Uma lista com nomes de casais já foi encaminhada ao Colégio Episcopal (CE), o qual dá o parecer e encaminha os nomes para a Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam). 

O Bispo José Carlos Peres abriu o evento e chamou atenção para o ânimo. “Não podemos nos abater, deixar que o desânimo tome conta de nossa vida. Deus tem sempre o melhor para nós”, enfatizou o Bispo Peres.

Para o Presidente da Confederação Metodista de Juvenis, Arthur Lopes, o evento atendeu às expectativas. “Eu estava com uma expectativa bem grande para a Caliju. Uma das coisas que colocamos nesse encontro foi uma palestra sobre a história e estrutura da Igreja Metodista. Isso é muito importante para o/a futuro líder trabalhar na Igreja”, destacou Arthur. 

O Secretário do Colégio Episcopal, Bispo Stanley da Silva Moraes, e Oseias Soares ministraram a oficina sobre a estrutura da Igreja Metodista. “É importante que as lideranças saibam quem é o/a responsável por qual departamento das locais, distritais, regionais e nacional; como se relacionar com ele/a e por qual meio e canais é possível fazer essa conexão”, disse o bispo em um dos momentos da palestra.

Para o Conselheiro Nacional, Pastor Djalma Lima, o objetivo maior do encontro é a formação de uma liderança sólida. “Temos uma preocupação em formar líderes com raízes. A Caliju tem a finalidade de trazer pessoas de várias partes do país para formar líderes. Essa formação ajuda cada um/a a servir com eficácia na vida da Igreja”, destacou o Pastor.

Quem representou o CE na Caliju 2018 foi o Bispo Paulo Rangel dos Santos Gonçalves, que pregou no último dia do encontro. O bispo refletiu sobre o texto do evangelho de Lucas 15 – mensagem do Filho pródigo –, para chamar atenção de que o “Pai está sempre disposto a nos receber de braços abertos”. 

Oficinas

Encontro de capacitação precisa ter oficinas. A Pastora e Coor­denadora do Departamento Nacional de Escola dominical, Andreia Fernandes de Oliveira, palestrou para as mesas das Federações e destacou a importância de formar novos/as líderes.

“A Federação, na minha percepção, tem uma função muito importante, que é a capacitação da liderança. Ela vai atuar como liderança, mas com a Graça de Deus vai perpetuar em outros espaços de liderança na vida da Igreja”, disse a Pastora Andreia. 

O Pastor Tiago Valentim conversou com os/as juvenis sobre a importância das sociedades locais nos espaços da Igreja. “É importante termos clareza e propósito para entender por que existem as sociedades de juvenis. O propósito das sociedades está dentro dos propósitos das igrejas, que é realizar a missão. Com isso, os/as juvenis precisam estar dentro dessa dinâmica para realizar a missão vinculada ao discipulado. Buscar conhecimento e graça é muito importante, porque, se graça e conhecimento andarem juntas, não tem como dar errado”, finalizou o Pastor Tiago.

A Conselheira Regional da 4ª Região Eclesiástica, Sara de Moraes, participou da Oficina Jovem Trainee, ministrada pela Pastora Raquel da 1ª Região. Ela destacou a importância de compartilhar as experiências. “Foi muito importante a oficina porque temos a oportunidade de compartilhar experiências, buscar soluções em conjunto e com isso a gente acaba crescendo juntos/as”, disse.

Larissa Pinheiro já foi SD e presidente da Federação. Ela foi convidada para ministrar para os/as SDs da Confederação de Juvenis este ano. Às vezes nós esquecemos que o/a juvenil tem voz na igreja. Na Bíblia, Deus chamou várias pessoas que eram novas, por exemplo, Jeremias, que era jovem, Timóteo, entre outros”, destacou Larissa.

Já o assessor da Federação de Juvenis da 4ª Região Eclesiástica, Pastor George Paradela, ministrou a oficina sobre a estrutura da Igreja Metodista. “Foi muito bom falar da história de nossa Igreja porque é um desejo e uma perspectiva de formar uma liderança sólida, com raiz na cultura de nossa Igreja. É importante que os/as juvenis tenham esse conhecimento, porque, certamente, as lideranças futuras estarão enraizadas na vida e missão da Igreja”, destacou o Pastor George.

O Expositor Cristão acompanhou todo o evento, como você pode ver na reportagem em vídeo, fotos, além do podcast #45, gravado no local do evento. No link abaixo você confere a cobertura do EC na Caliju 2018. 

Pr. José Geraldo Magalhães
Publicado originalmente no Jornal EC de março de 2018. Acesse aqui.


Tags: sem tags no momento!