Publicado por Sara de Paula em Notícias | 06/06/2018 às 15:16:10


Encontro de Gestão e Planejamento Estratégico reúne lideranças da 5ª Região


2018-06-liderancas5re-745-800x568.jpg

O projeto de Plantação e Revitalização de Igrejas da 5ª Região Eclesiástica promoveu nos dias 24 a 26 de abril, no Centro Regional de Eventos, em São José do Rio Preto/SP, o primeiro encontro do programa de Gestão Estratégica e Missional na Igreja, que reuniu cerca de 60 pastores/as de todo o Brasil. 

Gustavo Nicollini, diretor-executivo do CTPI (Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas) e palestrante dos encontros, compartilhou que a ideia do programa é que “enquanto a igreja tenha a sua dimensão espiritual, por outro lado ela também tenha uma dimensão administrativa e de gestão da própria igreja. O programa vem para contribuir com essa dimensão na prática”. Ele ainda acrescenta em entrevista que vê com muito bons olhos a iniciativa da Igreja Metodista do Brasil em oferecer esse curso, de forma a contribuir com a própria clareza e definição de propósitos e objetivos na igreja local.

O programa tem ajudado as lideranças a restaurarem a visão, a enxergarem como traçar novos planos, a caminharem com mais entusiasmo e a aproveitarem melhor os recursos existentes, segundo relatou a Revda. Mary Agostinho, da congregação da Igreja Metodista em Araras/SP.

Já Elenir Reis fez questão de participar e ter a oportunidade de acompanhar seu esposo, que é pastor na Igreja Metodista de Eldorado/MS. Ela relata que foi ao encontro buscando direção, pois percebeu que como esposa de pastor também precisava vestir a camisa: “Nesse treinamento pude ter a direção para conduzirmos a igreja. Agora precisamos pôr em prática. Eu acredito que tudo que foi dito aqui veio ao encontro da realidade que temos na igreja local. Acredito que uma igreja que não recebe o que estamos tendo passa por uma série de dificuldades, uma vez que o que vimos aqui abriu o nosso entendimento em relação a como conduzir a igreja.”

O Pastor Anderson Campos, de Birigui/SP, relatou que uma das frases de que gostou é “visão é uma fotografia do futuro”. Tendo, então, orado a Deus para ajudá-lo a enxergar a visão para a Igreja Central em Birigui ou em outra comunidade, já que uma vez que você se apaixona pela visão, você é levado também a transmitir essa paixão a outras pessoas”.

Por último, o Pastor Jeferson Costa, da Igreja Metodista de Limeira/SP, acrescenta que nesse primeiro encontro “acabamos relembrando que, se não temos uma visão, não sabemos aonde queremos chegar. Muitos/as até estão na missão, mas não têm a visão daquilo que querem. E aqui nós podemos ter uma dimensão maior de todo esse contexto. Sem visão é impossível chegar a qualquer lugar”.

Plataforma

A Gestão Estratégica e Missional da Igreja é um programa realizado pelo CTPI concebido para auxiliar a igreja e seus/as líderes a elaborarem um plano estratégico institucional, bem como estabelecer excelentes práticas de gestão desse plano, de forma a garantir a missão da instituição. O programa, que funciona dividido em unidades, como elaboração do Plano Estratégico, Gestão Estratégica da Igreja e Desenvolvimento Pessoal do Líder, conta com dois encontros por ano, além da plataforma on-line desenvolvida pelo próprio CTPI. São feitos encontros mensais de acompanhamento, além de aulas semanais ao vivo para os/as inscritos/as. 

Para saber mais sobre o programa, basta entrar no site do evento ou acompanhar as notícias pelo site ou Facebook da Igreja Metodista da 5ª Região. 

Amanda Calabrez
Correpondente do EC na 5ª Região
Publicado originalmente no Jornal EC de junho


Tags: sem tags no momento!